Sem medo de atacar

0 Postado por - 7 de junho de 2017 - Artigos

Melhoramos o aproveitamento do ataque. Hoje somos o 7º time que melhor chuta e o 2º melhor ataque. Adivinha quem é nosso atacante mais regular em chutes? Resolvi reunir aqui algumas estatísticas para comparar a atuação do ano passado pra esse. A ideia é dar dados sobre aproveitamento para o debate, nem que seja o de bar. Uma coisa é certa: estamos chutando melhor.

Ano passado criávamos muito desde o início do ano mas as conclusões nem sempre eram felizes. Fizemos 41 gols no Brasileiro (1,08 gols/jogo), porém um foi contra. Ou seja, fizemos mesmo 40. Para conseguir isso foram 495 chutes, uma média de 12,44 por jogo. Desses 171 foram no gol (34,55%). 42 cabeçadas (5 resultaram em gol) e 12 chutes na trave. 287 desses chutes foram de fora da área. Fomos o quinto clube que mais finalizou, porém o 16º ataque da competição. Só ficamos na frente do América, do Figueirense, do Inter e do Atlético Paranaense. E o 12º em percentual de chutes certos.

Em performance individual, o que mais chutou foi o Luan (75 vezes). Desses, 25% foram no gol (6 gols). A lista com os três que mais fizeram isso é completada pelo Éverton e Douglas. O primeiro chutou 58 vezes com 37,9% de aproveitamento (3 gols). Douglas chutou 40 vezes com 35% de aproveitamento (4 gols). Já os três que melhor chutaram pro gol a lista muda. Usando um critério mais sensato (acima de 20 finalizações). Em primeiro ficou o Miller, com 47% em 34 chutes (3 gols). O segundo melhor foi do Pedro Rocha com 42,86% em 28 chutes (3 gols). Depois o Everton, com os números já citados.

Esse ano já são 9 gols em 4 jogos. Somos o segundo melhor ataque da competição. Pra conseguir isso chutamos em média 11,16 vezes a gol por jogo. É um chute a menos por jogo em relação ao ano passado. E acertamos  40,43% na goleira, um aproveitamento melhor. São também 4 cabeçadas e um chute na trave. 13 chutes de fora da área (5 deles do Ramiro). Somos o segundo melhor ataque e o sétimo time que mais acerta a goleira quando chuta.

12 gols do 18, 11 do 7. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

Seguimos com o Luan como o que mais chuta, são 12 em 3 jogos (2 gols). Mas o aproveitamento melhorou: são 33,3% de acertos no gol. Depois vem o Ramiro com 9 e 22,22% de aproveitamento (2 gols). Everton, Pedro Rocha e Barrios estão empatados com 4. Em aproveitamento, Fernandinho tem 100% em dois chutes (2 gols). Barrios tem 75% (2 gols) e Pedro Rocha segue perto da média do ano passado, com 50% .

Um ponto interessante: o Grêmio em 2016 fez o seu nono gol na 5ª rodada, através do Edílson, contra o Palmeiras. É uma rodada só de diferença. Naquela rodada a média de gols por jogo era 1,8, hoje está em 2,25. Mas o time perdeu uma peça importante na janela de transferências: Giuliano. Ele foi responsável por 28 chutes a gol em 15 jogos, com 50% de aproveitamento nos chutes. Além disso fez 4 gols.

E quem foi o jogador mais regular do ataque do Grêmio no Brasileiro de 2016? Quem é o de 2017 até o momento? Pedro Rocha foi o jogador que menos precisou de chutes ano passado para marcar um gol. Foram 9,3 enquanto Douglas precisou de 10, Miller 11,3, Luan 12,5 e Everton 29. Esse ano, se considerarmos só aqueles que jogaram mais de uma partida, é o Barrios. A cada dois chutes, um gol. Luan precisou de 6, Ramiro 4,5.

Comparilhe isso:

3 + comentários

  • Artur Wolf 8 de junho de 2017 - 10:19 Responder

    Embora o bom momento e a melhoria de rendimento de todos os setores do time entendo ter sido inconveniente o próprio Renato em entrevista depois do jogo do Vasco propalar que o Grêmio “está jogando o melhor futebol do Brasil….”
    Menos , menos…… Um dos grandes problemas do Grêmio nos últimos anos foi a falta de REGULARIDADE. Eram jogos de ótima atuação e logo ali alternados por atuações pífias, o que geralmente resultava em perda de títulos. E porque? Falta de grupo, jogadores com atuações instáveis, falta de qualidade…..Parece que superamos muitos destes problemas neste 2017.
    Campeões brasileiros dos últimos anos tem mostrado esta característica; regularidade ao longo do campeonato.
    Acho que faltam mais algumas rodadas, pelo menos lá pela 12ª para realmente verificarmos se esta regularidade se estabeleceu.
    Resultados são fundamentais mas não explicam ou justificam o desempenho em campo de forma absoluta. Ganhamos bem do Vasco, mas o Corinthians ontem na casa deles meteu 5……
    Menos Renato, menos.

  • Henrique Bernardi 8 de junho de 2017 - 12:09 Responder

    @Artur Wolf

    Tchê… Não me leva a mal, mas o fato de o Corinthians ter marcado 5 gols contra o Vasco não serve de argumento pra menosprezar os 2×0 à nosso favor, contra esse mesmo adversário. À exceção de casos muito específicos, como os de Barcelona e Real Madrid, qualquer partida em que um clube marque mais de 3 gols é ponto fora curva e, portanto, tais partidas são excepcionais. Além disso, nós não tomamos nenhum gol nessa partida contra o Vasco, ao contrário do Corinthians, que tomou dois.

    E o Renato não foi o único a dizer que o Grêmio, neste momento, joga o melhor futebol dentre os clubes brasileiros – alguns jornalistas pensam o mesmo (de cabeça, me lembro apenas do André Rizek, mas há outros).

  • Deixe uma resposta


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function dd_digg_generate() in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php:167 Stack trace: #0 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-includes/template-loader.php(74): include() #1 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/b...') #2 /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/index.php(17): require('/home/storage/b...') #3 {main} thrown in /home/storage/b/cc/a0/ypropaganda1/public_html/novo_gremiolibertador/wp-content/themes/inspire/single.php on line 167