Sobre a impaciência da torcida

0 Postado por - 19 de setembro de 2016 - Artigos

Sinceramente, eu não esperava uma grande vitória no jogo de ontem. Não acho que o problema do time do Grêmio era o Roger e acredito que os jogadores não tinham problemas com ele. Não esperava ver um time com mais vontade do que nos últimos jogos na Arena ou coisa assim. Mas fui ao estádio porque sempre vou ao estádio. Queria ver como o time ia se comportar e se o interino James Freitas iria fazer algo muito diferente do que estávamos acostumados a assistir.

Não teve mágica. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Luan pede: Calma, parça. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Inclusive, não me surpreendeu o bom início do Grêmio, que como sempre, conseguia tocar a bola e até criar, mas nunca acertar uma finalização decente no gol adversário. E aí que veio o problema.

A torcida já chegou impaciente ao estádio. Sofremos algumas humilhações nas últimas semanas, é compreensível, porém o estádio se tornou um lugar insuportável ontem. Era muita vaia pra pouca gente. Eu, sinceramente, pensei em parar de ir ao estádio por um tempo, até o Renato arrumar as coisas (porque eu credito que ele vai fazer isso). Ontem eu consegui me irritar mais com a torcida do que com o time e, de verdade, não entendo alguém que vai ao estádio SOMENTE para se estressar. Vi gente quase sem ar de tanto gritar o jogo todo, xingando todas as gerações de todos os jogadores e dirigentes. Nenhum momento de relaxamento e lazer, que normalmente é o que o futebol proporciona por pelo menos alguns minutos de jogo.

Não estou dizendo que não devemos criticar o time. Devemos, mas um pouco de bom senso não faz mal. O time foi mal? Vaia. Vaia, sim, mas vaia no final, então. Não consigo acreditar que vaiar um jogador específico desde que ele começa o jogo vá fazer ele jogar melhor. Tem que ter um psicológico absurdamente bom pra fazer isso. Grita que quer esse jogador fora do time em coro quando o árbrito apitar o final do jogo. Deixar esse cara mais nervoso durante a partida só vai fazer ele errar mais. E além disso, temos banco no Grêmio? Não temos. Esse cara, provavelmente não vai ser substituído por alguém que vai mudar o jogo. Não vai acontecer um milagre.

Ontem, na análise do pós-jogo aqui no blog, o Fagner escreveu: “Quarta feira é dia de Copa do Brasil. Viemos de vitória e temos grande vantagem. Tomara que a torcida presente não misture os campeonatos e apoie o jogo inteiro.”

É só o que eu peço, um pouco de paciência na quarta. PRECISAMOS vencer. Se já não temos chances no Brasileiro, ainda temos uma certa vantagem na Copa do Brasil e a ajuda da torcida é fundamental pra que a gente consiga passar de fase e o Renato tenha alguma coisa pra fazer esse ano, fora se distanciar dos times de baixo da tabela.

 

Comparilhe isso:

10 + comentários

  • Nico 19 de setembro de 2016 - 22:33 Responder

    Comentei isso aqui antes e acho que a torcida quer que o time seja mais do que realmente é. Acho que ainda vamos sentir muita falta do Róger esse ano. Ele acostumou mal a torcida mais implicante do Brasil. O time do Grêmio é insuficiente em todos os aspectos há pelo menos dois anos(técnica, força, vontade, finalização). Tínhamos apenas a qualidade tática, a jogada trabalhada. O Grêmio do ano passado foi muito mais do que podia, assim como o Grêmio do Roth em 2008. Esse ano as coisas voltaram ao seu normal e apareceu a real administração do Bolzan. Ele deu um baita pé quente no ano passado e achou que tava com o boi na sombra. Esse ano viu que o negócio foi mal feito, só estávamos nos enganando. Acho que o time do Grêmio é isso aí, já era pra ter sido isso aí. Vimos o Grêmio de verdade jogando contra o San Lorenzo duas vezes, contra o Rosário, lá no início do ano e nada foi feito. O Grêmio nunca foi bom, nunca foi candidato a nada. Enquanto não tinha a pressão da parte final do campeonato, o time jogou pro gasto e tava indo bem, mas assim que começou o negócio a pegar às ganhas, a velha postura de bunda mole voltou. Então, não adianta a torcida se estressar, gritar e choramingar agora. O negócio já tava errado desde o início. Como falei antes, a gente precisa se aceitar, começar de baixo, dar um passo pra trás no ego e fazer um time bom e com muita vontade de ganhar a Sul-americana no ano que vem. Esse ano ainda não vai dar a copa do BR. Vai ter time com mais postura do que nós, isso é certo. Negócio é pensar 2017 e tentar um lapso de inteligência da gestão do nosso futebol.

    • dexter holland 20 de setembro de 2016 - 07:58 Responder

      “Ele acostumou mal a torcida”. Concordo, uma torcida acostumada a ser vitoriosa ficou muito mal acostumada ao ser eliminada pelo fraquissimo Juventude em casa, pelo esforçado Rosario (de forma vergonhosa), entre outros.

      “Tínhamos apenas a qualidade tática, a jogada trabalhada”. Qual jogada trabalhada? Um passe-pra-la-e-pra-ca? Um time que não tinha sequer UMA jogada ensaiada? Que apresentava os mesmos defeitos ha 12 meses?

      Teu argumento é, no minimo, contraditorio.

      • Nico 20 de setembro de 2016 - 12:46 Responder

        É só pensar, esse time renderia melhor do que as jogadinha do Róger? Tu é gremista inteligente, não imagino que tu vá achar solução pra um time que joga com Marcelo Oliveira, Grohe, Wallace Reis, Maicon, Bolaños enganação. Problema do Grêmio é time. Róger fez o que deu. Negócio é pensar na sul-americana do ano que vem. Fazer um time que aprenda a jogar na força também, que saiba lidar com pressão. Isso eu concordo que o Róger não fez… nem saberia fazer.

  • Ezio 20 de setembro de 2016 - 08:10 Responder

    Julia concordo que não cabe ir ao estádio pra vaiar. Mas a insolência desse time é algo que irrita. Vendo pela TV em casa na metade do primeiro tempo já comecei a me irritar com a falta de vontade desses caras, imagina quem foi ao estádio e pagou ingresso pra ver aquilo. O que ainda dá esperança de 2016 não ser perdido é que o Renatão é bom de pilhar jogadores e se compararmos 2013 com 2016 esse ano temos o Douglas que é perspectiva de deixar um na cara do gol. Coisa que não tivemos em 2013 quando tinhamos que apelar pros volantes pra fazer a bola chegar na frente.

  • eduardo 20 de setembro de 2016 - 09:25 Responder

    Os jogadores do Grêmio se sentem bem com a derrota. Eu não tenho nenhum otimismo para quarta feira. Se o Grêmio levar um gol (escanteio), estara fora porque vai entrar em parafuso.

    Não ha um jogador lider, todos os veteranos são frouxos e com ar de derrotados.

    Grohe esta num ano lamentavel. Talvez o pior de um goleiro nos ultimos 30 anos de Gremio.

    Para vencer o Gremio hj nem é preciso fazer força, basta levantar a bola na area umas 3 ou 4 vezes, até de lateral cobrado na area levamos gol.

    Faltam 9 pontos para nao cair e sinceramente, nao vejo de onde cavar esses pontos.

    • Augusto 20 de setembro de 2016 - 11:16 Responder

      “Grohe esta num ano lamentavel. Talvez o pior de um goleiro nos ultimos 30 anos de Gremio.”

      Só essa frase já devia invalidar todo o seu comentário. Certamente ele não está em sua melhor fase, mas creditar alguma culpa ao Grohe do nosso insucesso é quase delirante. O cara nos livrou algumas vezes de derrotas e outras de sermos (mais) goleados.

      Leio, dia após dias, críticas a todos os jogadores, comissão técnica e direção vindas de nossa torcida. Mas, se bem me lembro, 2016 e 2017 seriam anos de “austeridade”, com pouco investimento para colocar as finanças em dia e que o futebol ficaria em segundo plano, para evitar uma possível falência. Sendo assim, ficamos no lucro, certo?

      E se alguém for contra a arrumação financeira pois o que vale é título no armário, nem precisa argumentar. A sua ignorância não vale ser debatida.

      Abs.

      • eduardo 20 de setembro de 2016 - 12:41 Responder

        Acompanho o Gremio desde 1987, socio ha 20 anos. Já vi muito goleiro vestir nossa camiseta, e talvez tirando o Tavarelli o ano do Grohe é sim o mais lamentavel.

        Falha grotesca contra Juventude, Falha contra Rosario. No Brasileirão muitas falhas de saida de gol.

        Se tu não viu esses jogos, parabens, se poupou da irritação. Eu vi.

        Mas, eu sou um ignorante e tu deves ser um Papa do futebol, um Sábio do Esporte.

        Vamos ter que achar 9 pontos, mas os jogadores estao desmotivados, arruinados e sem vontade de fazer valer os salarios baixos de 100 a 200mil.

        Preocupação com serie B é real.

        • Ezio 20 de setembro de 2016 - 18:17 Responder

          Eduardo compactuo da tua raiva mas o GREMIO não cai, concordo que é pouco pra um clube como o nosso. Acompanho o time desde 1980 e dá raiva ver um time tão cagão na frente de tanto cobra que já vimos honrar esse manto. A chegada do Renatão se por um lado não vai endireitar tecnicamente pelo menos vai servir pra meter uma pilha nesses caras e acredito que pelo menos 3 vitórias virão desses 13 jogos por jogar. Lamenta-se que esse grupo covarde em 2 semanas tenha jogado o ano do GREMIO fora. De postulante ao titulo a um pária sem chance alguma de nada, nem de titulo nem de G-4 e nem de cair. Vamos ver se pelo menos consegue (claro na base da empolgação que espero que o Renatão dê nesse time) levar a Copa do Brasil.

  • Mano 20 de setembro de 2016 - 13:42 Responder

    Se temos uma torcida impaciente é porque temos um time cagão, insolente e indiferente.
    Cansei de sair do Olímpico vendo o Grêmio eliminado e a torcida aplaudindo o time.
    E não falo só de anos 90.
    Perdemos pro Boca, aliás, levamos uma surra sabendo que o time tinha ido muito além do que podia.

    Hoje temos um time esquizofrênico que ninguém sabe o que quer nem onde pode chegar. Time que só quer o apito final pra voltar pra casa jogar play e abrir uma ceva, ganham bem e ganham em dia.

    Meu conselho pro Grêmio: antes de ganhar um título, ganhem a torcida. É assim que se conquista título.

    • Ezio 20 de setembro de 2016 - 18:20 Responder

      Esses vagabundos mereciam um prêmio “como arruinar um campeonato em apenas duas semanas”. De candidatos a titulo a párias do campeonato. Sem titulo, sem G-4 e sem cair. O GRÊMIO no Brasileirão simplesmente nada mais tem a fazer no campeonato a não ser somar mais uns 12 pts pra pelo menos garantir uma Sul-Americana e contar com a capacidade de motivação do Renatão pra tentar levar a Copa do Brasil.

    Deixe uma resposta