Grêmio Libertador

Somos Todos Racistas

Há 4 dias, o mundo inteiro teve a certeza absoluta de que todo torcedor gremista é racista. E todos os 192 milhões de brasileiros que não torcem pro Grêmio, convenientemente, se esqueceram que o país em que vivemos é racista.

No Brasil, o racismo é tão arraigado que mesmo pessoas negras são racistas.
A polícia é racista. A justiça é racista. As universidades são racistas. As instituições como um todo são racistas. E o futebol, amostra grátis máxima de toda esta cultura misturada e amontoada num mesmo lugar, numa mesma arquibancada, não poderia ser diferente.

Logo, não é surpresa que o próprio STJD seja racista. Nem é difícil chegar a conclusão de que todos os times e todas as suas torcidas são racistas também.

Generalizar, com certeza, nunca é o melhor caminho. E se você leu estes 3 primeiros parágrafos achando que finalmente alguém expressou uma desculpa pra você usar o termo “macaco” dentro e fora dos estádios, NÃO PODERIA ESTAR MAIS ERRADO.

É justamente o contrário. Não é porque vivemos numa sociedade racista que temos desculpa para sermos racistas.

E cabe ao clube mais pioneiro de todos acabar com esta espiral de intolerância e violência.

Mais uma vez, a bola caiu no pé de quem sabe.

Nós, gremistas, temos a experiência necessária para conquistar mais esta vitória. Somos abençoados com a imortalidade, aquela crença imortal em realizar feitos que parecem impossíveis.

E esta partida contra o racismo, amigo, não acontece só dentro de campo, nem nas arquibancadas dos estádios. Acontece nas entranhas de cada um que estiver lendo este texto.

Acabar com o racismo parece impossível, mas não é. E mais uma vez nós vamos ter o privilégio de mostrar para o Brasil e o mundo como é que se faz.

A partir de hoje, seremos a encarnação da raça, determinação, garra e força de vontade para vencer esta luta. Seremos todos um outro tipo de “racista”.

Dinho tinha raça. De Leon tinha raça. Everaldo. Foguinho. Pavilhão. Não podemos dar um centímetro sequer de folga para o racismo. Seremos 8 milhões de Dinhos, De Leons, Everaldos, Foguinhos e Pavilhões entrando de carrinho em cada tentativa de um racista usar a nossa torcida como pretexto pra sua ignorância.

8 milhões de Dinhos, De Leons, Everaldos, Foguinhos e Pavilhões não aliviando o pé na dividida contra qualquer pessoa que ouse diminuir outra, seja pela cor da sua pele, sexo, opção orientação sexual ou religiosa.

Seremos 8 milhões de racistas mostrando que somos feitos de raça, não de preconceito.

E faremos isso batendo no peito e gritando pro mundo inteiro ouvir:
– Nós vamos juntos derrotar o racismo com toda a raça imortal que corre nas nossas veias.

Para que no futuro, toda vez que alguém se dirigir a um gremista usando o termo racista, o significado seja outro.

Não te mixa. Não te esconde atrás do estereótipos. Não entre na onda de quem ainda não entendeu o que está acontecendo. Esta é uma oportunidade de ouro. E vamos precisar da sua ajuda para mostrar pro mundo inteiro que não somos hipócritas, nem racistas.

Esta é a nossa raça, esta é a nossa luta!

E nós vamos vencer porque a torcida do Grêmio é imensa. E os bons são maioria.

Comparilhe isso: