Grêmio Libertador

Uma semana para o início do ano

O Grêmio empatou o seu último amistoso antes do começo do ano pra valer. E, quem viu tudo, diz que foi uma droga, que vamos ser rebaixados no Ruralito, que ninguém presta, que estamos piores do que qualquer time do mundo, etc, etc, etc. Pois bem, eu, que não vi o jogo, fui dar uma conferida nos melhores momentos. E, sendo melhores momentos, posso dizer que pude ver um pouco das coisas que foram treinadas na pré-temporada. Ao que parece, Galhardo será aproveitado mais no meio nesse primeiro momento. Fez dois bons cruzamentos (100% mais que o Pará). Marcelo Hermes também apareceu nos momentos escolhidos pela Globo, mas não com o mesmo destaque do lateral direito. Também apareceu o maior problema da zaga: o contra-ataque em velocidade. Bem, poucos são os times que souberam fazer isso em 2014 e quem melhor fez está liquidando pra China e Oriente Médio.

Haja paciência. Foto de Aílton Santos/Jornal hoje, divulgada no Flickr oficial do Grêmio

O Douglas saiu vaiado (contam), provavelmente por causa de 2010. E seguirá sendo o escolhido do Grêmio. Só que o que apareceu nos melhores momentos foi o mesmo de sempre: duas pifadas, pelo menos, para boas jogadas dos atacantes. E uma falta batida na goleira (100% mais que o Bastos). O que faltou em 2014 foi justamente essas pifadas: quem mais fazia isso era o Barcos. Por falar nisso, pelo resultado de 2014, Moreno e Barcos seguirão sendo menos pressionados. A “culpa” vai sobrar até pro Felipão e o esquema com dois centroavantes. Mas, de fato, houve pelo menos três bons lances que não sairiam de maneira nenhuma sem a presença dos dois. Se o problema foi a falta de jogadas pelas pontas, os dois centroavantes não tem nada com isso: é preciso que o meio ou os laterais participem.

Luan pode ser o cara para jogar no meio e sair pelos lados. Fez a jogada mais bonita do VT pelo Grêmio e segue como em 2014: sempre falta alguma coisa na hora de colocar pra dentro. A quantidade de gols perdidos pela finalização errada é muito maior que a dos gols feitos pelo guri no profissional. O Araujo segue mostrando que a coisa mais fácil do mundo é arrumar um volante cumpridor na base (o próximo que contratar um Edinho será expulso do Grêmio). E, além de tudo isso, a chuva que caiu torrencialmente já foi motivo pra passar a mão na cabeça de um certo atacante perde gol chileno (elogiado pela irritação com a sua própria ruindade) em um jogo decisivo; por que não pode ser desculpa para esse segundo amistoso do time no ano?

No próximo final de semana poderemos começar a criticar (de leve). Tem potencial no time e precisamos de entrosamento. O time não é só “a base” do ano passado. Tivemos mudanças consideráveis na maneira de jogar pra tentar encaixar um reforço (o Moreno) e nas peças que fazem o jogo acontecer (meias e laterais). E o Fellipe Bastos, por exemplo, dificilmente vai deixar de ser ruim se precisar ser volante. Ele precisa ser meia ruim para ser menos ruim. Isso torna necessário uma certa flexibilização do Felipão (mudando esquemas ou peças) que surgirá na medida que a cobrança realmente aparecer. E eu prefiro moldar todo o time em torno da dupla Moreno e Barcos do que em torno do Fellipe Bastos.

Acabaram os testes e muitos resultados chegaram aos computadores do Grêmio. É hora de contabilizar e se preparar pro Ruralito tentando fazer dele algo que ele não é: um torneio de futebol que vale alguma coisa.

PS: depois de acabar de ver uma reprise do jogo (nesse momento as alterações já descaracterizaram bastante o time – cinco, portanto, não há mais nada a analisar coletivamente), gostaria de acrescentar algumas coisas, principalmente sobre o primeiro tempo.

1- O Barcos estava mal posicionado, a meu ver, quase como um ponta num conjunto de 3 atacantes. Luan jogou pela direita, ele na esquerda. Queria ver os dois – Moreno E Barcos – jogando na área. Não sei se foi ordem do Felipão ou coisa dele, mas tá errado.

2- O time não é o titular pro ano e tem bem mais potencial do que foi mostrado. Wallace é titular com um pé amarrado e um meio com Luan, Douglas e Giuliano é muito interessante (sim, eu acho que atacar é muito mais importante do que o gremista médio acha). Araujo como alternativa e colocando o Bastos no Oriente Médio.

3- Matiaz Rodriguez fez um baita primeiro tempo. Pra mim, será titular COM FOLGA e figura importante até o final do contrato.

4- Realmente não sei qual foi o motivo do pânico. Não jogamos tão mal que pudesse sair além da conta da falta de entrosamento.

Comparilhe isso: