Grêmio Libertador

Reservas nem a pau: Grenal faz parte da Libertadores 2017

Reservas ou titulares? Acho completamente normal o Renato fazer um mistério sobre que time vai pro Grenal. Depois da classificação pras semifinais da Copa do Brasil e com os dois jogos marcados pra tão próximo, bem como a escalação de um time 100% reserva contra o Santos – com um bom resultado – é uma carta na manga pra atrapalhar o Roth. O Grêmio está sedento por um título e muito torcedor está mandando um QUE SE FODA, QUERO A COPA. Ninguém apostaria todo o seu dinheiro em time titular no Grenal com absoluta certeza. Mas é a decisão com mais chances de fazer bem para uma classificação na Libertadores 2017.

Renato no treino. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Acredito que é a opção mais inteligente pro Grêmio no momento. O Cruzeiro tem 38 pontos no Brasileirão e ainda não está livre de ser rebaixado. Terá um confronto direto contra o Vitória fora de casa. Conhecendo os times do Mano Menezes é bem fácil apostar em derrota, o que coloca ambos os times com a mesma pontuação. Isso quer dizer, traz de volta o time de Minas ao bolo dos infernos, ambos ficam empatados em pontos. E aí eles terão que tomar uma decisão: Grêmio ou Atlético Paranaense fora? Se livrar de vez do rebaixamento ou tentar ganhar a Copa do Brasil?

Então não há problema em “time descansado” ou não. O Cruzeiro não estará descansado, fará a partida da vida pra não desperdiçar a Copa do Brasil. E nós, deveríamos ir com os reservas no final de semana? Com os resultados das quartas de final sobrou só uma alternativa de um G-6 virar um G-7: o Atlético Mineiro. E aí que a vitória contra o Inter passa a ser importantíssima. Se o Cruzeiro não está numa posição confortável pra escolher como jogará as semifinais imagina só um time na zona de rebaixamento?

Como eu já escrevi antes, há uma chance grande do Vitória vencer em casa. E isso colocaria a obrigação de vencer o Santa Cruz em casa, no próximo final de semana. E é obrigação mesmo: com a mais absoluta certeza ninguém vai querer desperdiçar a vitória improvável contra o Flamengo com uma derrota que também não estava nos planos. É uma decisão que o Roth precisará tomar: time titular ou reservas contra o Galo, fora de casa?

Se o Grêmio vencer só os seus quatro jogos em casa (inclusive o Grenal, obviamente) faz 59 pontos. Só uma vez, em 2014, o time que ficou em sétimo tinha mais que isso. Naquele ano o Grêmio terminou com 61. Porém, nunca um oitavo conseguiu passar de 57 pontos. Ou seja, a chance de ficar ao menos em sétimo com 59 pontos é de 99,9%. Seria muito conveniente que o Atlético Mineiro, então, fosse o único além do Grêmio com chances de vencer a Copa do Brasil. Então, sem reservas, certo?

Claro, tudo é probabilidade. Pode não dar certo. Mas a primeira parte pra fazer isso dar certo é vencer o Inter. Não ir com reservas para o jogo. É mais fácil conseguir os três pontos com o time titular. Qualquer escolha que não essa é colocar todos os ovos no mesmo pacote. Se der errado, provavelmente dará tudo MESMO.

Comparilhe isso: