Grêmio Libertador

A Arena e a localização dos sócios – resposta ao leitor Renato S. Pecoitz

No último dia 24 de outubro recebemos de um de nossos leitores, o Renato S. Pecoitz, uma pergunta via e-mail, acerca da Arena e sua relação com os sócios.

A pergunta do Renato era: “Amigos do Grêmio Libertador. Gostaria de saber a opinião dos componentes do grupo, sobre o local determinado pelo Grêmio aos seus Sócios na arena. Obrigado.”

Na intenção de dar um retorno ao questionamento acima resolvi, ao invés de simplesmente responder por e-mail, escreve um post sobre o que penso. As informações que ora apresento foram tiradas em especial do site da Arena e de notícias divulgadas no site do Grêmio.

O Grêmio, na negociação com a subsidiária Arena Poa (Grêmio + OAS) optou por “comprar” o anel superior da Arena para que pudesse acomodar seus sócios sem que o aumento de mensalidades fosse elevado, buscando assim uma migração financeira mais suave ao associado. Desta forma os demais anéis (camarote, gold e gramado – excetuando a área da geral) ficaram destinados a gerar uma maior lucratividade para a subsidiária. Tais locais possuem como diferencial serviços exclusivos e uma excelente proximidade do campo de jogo.

Quando do início da migração para a Arena ocorreram muitas reclamações dos sócios, em especial os proprietários de cadeiras e os patrimoniais, que diziam que ao serem direcionados para o quarto anel ficariam muito distantes do campo, com uma visão pior do que a existente no Olímpico, devido à inclinação acentuada deste anel.

A verdade é que, no início da migração, a grande maioria dos associados ainda não tinha conhecimento aprofundado do projeto, e imaginava que, por estar no quarto anel, sua distância ao campo seria muito pior do que a atual social e cadeira cativa do Olímpico. Eles estavam errados.

Fato concreto é que, mesmo sentado na última cadeira do quarto anel, o campo de visão, e a proximidade do campo serão melhoradas em relação ao atual proprietário de cadeiras e, se calcularmos a distância real, verificamos que a distância – no meio do campo – da última cadeira do quarto anel da Arena é de 68,11 metros, enquanto que no Olímpico, na mesma posição essa distância é de aproximadamente 68,83 metros. Ou seja, distância menor, com uma inclinação e serviços disponibilizados muito melhores que no atual estádio.

Temos ainda que considerar que esta é uma das melhores situações de comparação no estádio Olímpico. Se compararmos com a linha de fundo (cadeiras laterais), a nova distância na Arena é extremamente vantajosa.

Para melhor ilustrar a diferença de distâncias nas laterais, atrás das goleiras, veja as imagens abaixo. Ambas obtidas com uma lente grande angular, ou seja, com distorções semelhantes. Na foto da Arena (time-lapse do site) a câmera está posicionada acima da última cadeira do quarto anel (cerca de 5 metros acima), enquanto que na foto do Olímpico (do amigo Ducker), a câmera está posicionada na primeira cadeira do anel superior. Notem que mesmo em posições diferentes (teoricamente mais perto do campo no estádio Olímpico) a imagem revela que a distância na Arena é infinitamente menor, e melhor ao torcedor.

Estádio Olímpico – Foto: Ducker

Arena do Grêmio – Foto: time-lapse www.arena.net

Assim, finalmente respondendo à indagação do Renato, penso que o local previsto para o associado na Arena, mantendo-se condições similares de valor de mensalidade ao que atualmente é cobrado no Olímpico, é na verdade muito bom, e em nada prejudicará a visualização dos jogos. Por fim, o sócio contará ainda com serviços e comodidades que hoje não existem, tornando o setor ainda mais vantajoso.

P.s. As dimensões apresentadas foram apresentadas pelo próprio Grêmio em uma apresentação sobre o projeto Arena.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de pauta, basta enviar um e-mail para gremiolibertador2.0@gmail.com. Não garanto que será lido, respondido ou apagado, mas não custa tentar né!

Comparilhe isso: