Grêmio Libertador

Ainda sofremos do mesmo mal

Pra mim está bem claro que não somos um time de mata-mata. Mas o que isso significa? As vezes parece que esses parâmetros são subjetivos porque tu fica com uma sensação de falta de emoção e envolvimento do time durante o jogo. E apesar disso também ser um ingrediente para fazer o bolo, não é o único.

O mata-mata te coloca em estado de tensão, te da sentido de urgência. Tu sabe que se não fizer tudo ali, dentro daqueles 90/180 minutos, acabou. É preciso ter sangue nos olhos e paciência. Tem que ser agressivo e técnico. Tem que ser estratégico e porra louca!

Há times que sabem trabalhar nesse limite de nervos, nós sabíamos, os argentinos são especialistas. Sabem como ninguém equilibrar a passionalidade da partida e do ambiente com a estratégia estabelecida e estudada. Se aproveitam disso tudo para desestabilizar e sufocar os adversários. Fazem do seu jogo em casa uma batalha campal e fora usam de sua especialidade. A catimba.

Por outro lado tem times que são bons em campeonatos de pontos corridos. São disciplinados, estratégicos, cirúrgicos nas jogadas ensaiadas. Levam ao longo do ano o compromisso de mendigar cada pontinho, exatamente aquele pontinho que faltará para o segundo e terceiro colocado.  O time dos pontos corridos é a formiguinha da fábula. Vai estocar o máximo de alimento pois sabe que o inverno não tarda. E o inverno para eles são aqueles jogos dos desesperados, aquele clássico encardido, aquele jogo de 6 pontos. Nesse momento o time de pontos corridos sabe que pode perder. Pois atua muito forte o imponderável do futebol.

Quer uma notícia Ruim? Também não acho que sejamos um time de pontos corridos.

A resposta pra isso é fácil, né não?

Apesar do início de campeonato desmentir o que irei afirmar, não vejo nosso time como um time que irá ganhar os jogos óbvios e ainda tirar pontos dos difíceis. Pelo contrário, vejo o Grêmio como um time que irá perder pontos fundamentais, contra aqueles times que não disputam nada na competição.

Minha impressão do time do Grêmio é de que é um adolescente. Sabe aquele guri que só faz o que os pais mandam e vai reclamando e emburrado? Se tu deixar ele na zona de conforto vai ser divertido, exibido e até simpático. Vai mostrar potencial e qualidades. Que se acha fodão, mas se der uma prensa ele se assusta fácil? Esse é o Grêmio.

Enquanto o campeonato está no início e todo mundo fica com aquele ideia de que da pra recuperar o pontinho que perdeu, o “moleque travesso” faz a festa. Ganha comemora e posa de bacana. Daqui a pouco já temos time que não quer ficar no Z4, briga pela Libertadores, CB, Sul-Americana e disputa pelo título. Todo mundo vai buscar o seu lugar e começa a brigar com mais força por isso.

Ai o garotão bota o rabinho entre as pernas. O drible vira recuo, a roubada de bola uma marcação a distância e o gol…

Foi assim no Gauchão, na CB e na Libertadores. E ainda sofremos do mesmo mal, só está escondido no início do campeonato.

Vou torcer para que apareça a maturidade que tanto falta a esse time. Dentro e fora de campo. Do contrários vai ser ejaculação precoce.

Comparilhe isso: