Grêmio Libertador

Alex, um líder e a camisa 10

Gostaria de ter escrito esse texto logo após a despedida do Alex, mas não tive tempo. Então, vou tentar expor meu ponto de vista agora.

O Alex sempre foi um dos meus maiores ídolos no futebol brasileiro. Entrei no instagram dele, após a despedida oficial, e me deparei com  uma “retrospectiva da carreira” que ele fez no perfil, relembrando todos aqueles que fizeram parte do sucesso (e das decepções) dele como jogador. Sou um tanto quanto emotiva pra coisas ligadas ao futebol e quando percebi o quão abalada ficava com cada foto que abria e cada texto de agradecimento que lia, senti que vai ser difícil achar um ídolo pra substituir esse grande cara.

Os típicos camisas 10 sempre foram a minha maior inspiração no futebol. Sou daquelas que prefere dar o passe a fazer o gol. O cérebro e a visão de jogo me enchem mais os olhos do que a finalização pra rede em si. Lógico que o gol é o grande momento do jogo e, sim, ele é o que mais mexe comigo, porém na construção dele, sempre admiro mais o cara que entrega a bola redondinha pro matador fazer o que deve ser feito. E aí que entra o diferencial do Alex: ele é esses dois caras num só. Cérebro, pulmão, coração e habilidade juntos num único corpo.

Fiquei triste pelo futebol brasileiro, mas feliz por ter visto tantos grandes momentos protagonizados por esse jogador.

O papel dele fora dos gramados, como crítico ferrenho do sistema PODRE imposto pela CBF para comandar o esporte no país, também faz aumentar a admiração.

Nessa reflexão sobre caras importantes para o clube, sobre camisas 10 natos e gente que se mexe para melhorar a situação do futebol no Brasil, fiquei me perguntando se um dia um cara desses vai cair de maduro no Grêmio. Provavelmente, a maioria das pessoas discorda de mim, mas acho que temos essas características fragmentadas em alguns dos nossos atletas, mas não no nível do Alex, lógico.

Acho que o Barcos é um bom líder dentro do Grêmio. Acho que é uma boa inspiração pra gurizada. Poderia ser um pouco menos chato e reclamar menos quando não passam a bola pra ele. Acho que aplaudir uma jogada que poderia ter terminado em gol – mas que foi finalizada errada, enquanto ele estava livre dentro da área – teria mais efeito do que ralhar e apontar para o próprio pé para demonstrar o quanto estava em condições de fazer o gol que ele poderia errar também. Mas, fora isso, acho que ele é um jogador inteligente e que passa uma certa segurança para os mais novos.

Sobre o camisa 10, acho que com Felipão no cangote, Douglas pode nos surpreender. Na verdade, a mim não surpreenderá porque gosto muito da visão de jogo dele e acho que quando ele tem gente inteligente jogando junto com ele, as coisas podem dar muito certo. Costumava dizer em 2011 que o Douglas era um gênio incompreendido. Basta ver o que o cara fez com o Ronaldo jogando com ele, por exemplo. Não precisamos ir tão longe, mas o 2010 ao lado do Jonas, que era criticado por parte da torcida. Talvez com um cara inteligente como o Barcos na frente, o Douglas volte a nos mostrar boas jogadas. Assim espero.

Acho difícil surgir um novo Alex tão rápido em qualquer time. Nem estou esperando que isso aconteça no Grêmio, nem acho que Barcos e Douglas somados cheguem perto disso. Mas acho que como o Fagner escreveu no post de ontem sobre a “crise” no Grêmio, não estamos tão mal quanto a mídia diz. Lembrando que temos algumas boas opções na base. Quem sabe de lá não sai um 10 mais ou menos?

 

Comparilhe isso: