Grêmio Libertador

“Caos” na preparação física do Grêmio

Ontem e hoje foram os dias para sentar o pau na preparação física do Grêmio. Depois da lesão que tirou Miralles ainda no primeiro tempo do jogo contra o Palmeiras, todos os ImparSCIais resolveram se unir para, de uma vez por todas, acabar com os problemas do Grêmio da maneira que mais gostam: falando bobagem. Todos viraram especialistas em preparação física e médicos dedicados à saúde esportiva. E muitos torcedores, guiados por esta verdadeira bosta que é a imprensa esportiva gaúcha, já começam a questionar os métodos do Paixão e do Mello. E eu não vou defender. Até por que, seria extremamente imbecil da minha parte vir aqui criticar quem ataca por ter poucos argumentos e apresentar menos ainda para defender.

Porém, vou passar a você, torcedor e leitor do Grêmio Libertador, alguns dados interessantes que a imprensa não faz nenhuma questão de lembrar. Procurando nos dados dos maiores especialistas na área (ou seja, na editoria de esportes dos jornais) consegui resultados que mostram um mapa das lesões ocorridas desde o início da temporada. A tabela é simples: coloca o nome do atleta, a lesão informada, o mês e, em caso de lesões “pelos outros” (como a que fizeram no Kléber), o jogo onde isso ocorreu. Se um jogador foi liberado pelo DM, jogou e saiu novamente, aparece mais de uma vez na lista. O resultado está abaixo:

Informações retiradas do Correio do Povo on-line

 

Podemos concluir diversas coisas daí. Se o sistema de preparação física do nosso tricolor é ruim, então o problema é, no mínimo, regional. Então, em maio, contando o Miralles, tivemos quatro lesões musculares. O SCI teve duas. Em abril, tivemos duas, enquanto eles tiveram cinco. Em março, ficamos com três, contra as quatro deles e em fevereiro houve empate em 1×1. Em 17 lesões que tivemos desde o início do campeonato, nove foram musculares, sendo que uma veio antes do início dos campeonatos – ou seja, 53%. O restante veio de cavalheirismos de adversários ao longo dos jogos. É um problema e, segundo informou o Márcio Bolzoni ontem, estão trabalhando para ver como corrigir isso. Boa sorte para eles.

Porém, existe outro time que não está enfrentando contestações na sua preparação física, mesmo que o treinador informe que nem mesmo conseguia montar um time para o jogo do final de semana, pois tinha só 17 jogadores disponíveis. Foram 14 lesões musculares em um universo de 18 afastamentos (77%). No mês de abril, quando estava ainda na terceira lesão, a pergunta apareceu nos setoristas de lá. Mas eles ficaram bem tranquilos depois que os médicos disseram que o problema era a falta de tempo de preparação. Só para constar, as duas pré-temporadas tiveram praticamente a mesma duração, sendo que não houve “poupança” de jogadores por aqui.

Eu podia ser maldoso e dizer que cada lesão do anão custou aos cofres de seu time, mas não vou (até por que é mais difícil do que dividir salário por gols e quero deixar os jornaleros quebrarem a cabeça). Os recordistas em lesões foram Júlio César e Moreno do nosso lado, o que mostra que a direção foi lenta pra caramba na contratação de um reforço para a posição. Finalmente veio. Já aqueles que estão mamando nas tetas do lado de lá não são da minha conta.

Bem, divirtam-se com os dados. E, principalmente, mandem a imprensa vermelha tomar no cu. Eles estão merecendo novamente.

Comparilhe isso: