Grêmio Libertador

Como encher a Arena?

Me deparei hoje com uma notícia de que a média de público na Arena no Brasileirão é de 13.000 torcedores. Em principio achei que pudesse estar errado, fui verificar a informação e ela procede. Descobri ainda que a nossa média geral do ano é de 17.000, claro que tivemos jogos de Libertadores, mas também tivemos jogos do Gauchão, sem falar que os do Brasileirão (com baixo público) também ajudam a puxar essa média para baixo.

Para terem uma ideia, o maior público do Brasileirão que foi Grêmio e Cruzeiro com 15.976 torcedores  fica abaixo da média do ano. A média do SCI é maior, 21.000, mas eles tem na conta um GREnada às 11h e dois jogos às 16h e nós apenas os dois jogos às 16h. O resto naqueles horários de merda.

A ideia aqui não é ficar comparando, mas entender porque estamos com tão pouco público. Preço? Não que eu ache o valor dos ingressos barato, muito antes pelo contrário, mas a Arena tem feito promoções onde por 20 pilas se leva um acompanhante de sócio, sem falar que o número de sócios que tem acesso livre a Arena é bem maior que a média de público. Horário? Tivemos dois jogos em domingo às 16h com público inferior a 16.000 torcedores. Ok foram os maiores públicos. Ahh e um deles foi contra o Flamengo, tipo…grande jogo. Enfrentamos também Santos e Cruzeiro, sendo que Grêmio x Ponte Preta teve público maior que esses dois.

Começo a pensar que além da crise financeira, estamos passando por uma crise de tesão no torcedor. O torcedor gremista está muito desconfiado, desesperançoso com o time. Estamos a frente do nosso tradicional rival tendo encarado uma tabela muito, mas muito mais complicada que a deles. Já pegamos os 10 primeiros colocados do campeonato. Se olharmos pelas circunstâncias de cada jogo, poderíamos ter tido melhor sorte contra Fluminense e Palmeiras, mas quem de nós teria previsto resultados melhores contra essas equipes antes do início do campeonato?

Contra o Vitória fomos assaltados a mão armada na luz do dia (sim, eu sei que um time que quer ser campeão tem que superar isso, blá, blá, blá Whiskas sache, não queremos vencer partidas queremos títulos) e contra o Atlético Paranaense tínhamos 6 reservas. Ou seja, o torcedor gremista tá abatido e sem fé no time. Tá de saco cheio de começar bem o Brasileirão e depois ver o time rolar morro abaixo na tabela e ter que se contentar com uma vaga numa Libertadores que iremos jogar com time capenga e sermos eliminados prematuramente. Isso sem falar em entregar o Gauchão de bandeja pro pessoal do aterro.

Bem, e aí? O que se faz? Não sei! Isso mesmo não sei. Dizer que esse ano vai ser diferente? Olha eu até tenho argumentos para isso, estamos em julho e não trocamos o técnico. Vocês sabem há quantos anos isso não acontece? Mas aí vai vir um monte de gente e me dizer que isso não quer dizer nada. E talvez estejam certos.

Eu infelizmente não acho que exista uma ação de marketing capaz de resolver esse problema, e eu com meus 27 anos de experiência nesse ramo me considero qualificado para tal afirmação. A solução não está num planejamento, numa campanha, numa promoção de preços (Ei pessoal da Arena, não leiam isso, mantenham as promoções!!!). A solução está dentro de cada torcedor, no íntimo de cada um. Está em um momento individual de reflexão sem dar ouvidos a ninguém. Parar, pensar, tentar entender porque o torcedor do rival que não ganha um Brasileirão desde 1979 e tem uma campanha, time e treinador inferiores a nós acredita mais que a gente e por consequência comparece mais ao estádio.

Talvez depois dessa reflexão a ideia de não acreditar permaneça, talvez não, pode que até que acredita mude de ideia, quem sabe? Mas é isso que pode ser feito neste momento.

Eu já fiz a minha reflexão e decidi que vou comparecer a todos os jogos que eu puder.

Comparilhe isso: