Grêmio Libertador

Comparando 2015 e 2016

Sim, seis pontos nos últimos confrontos  são importantes para dar moral. Vejam bem: enfrentamos o terceiro e o quarto colocados com 100% de aproveitamento (sendo que um jogo foi fora de casa). Isso é ótimo, ainda mais num contexto onde perdemos para o Atlético PR também fora. E, naquele planejamento que fiz, estamos devendo dois pontos pro segundo bloco de cinco jogos. Comparando os resultados dentro desse terceiro período, temos 6 dos 10 que julgo necessários para buscar o título, sendo que temos apenas mais 6 pra disputar. Uma vitória contra o Figueirense “desobriga” o Grêmio de vencer em Recife (porém, o melhor mesmo é ganhar os dois e fechar com os 30 pontos em 15 rodadas).

Mas também já é hora de dar uma olhada pra 2015. Comparando o nosso rendimento do ano passado com o do ano atual podemos visualizar um pouco da nossa regularidade. Pois bem, na 13ª rodada daquele campeonato, o Grêmio era 4º colocado, uma posição abaixo da atual, porém, com dois pontos a mais (26), empatado com o terceiro. Olhando pros enfrentamentos que tivemos, esses dois pontos podem ter sido perdidos nas atuações desastrosas de juízes em ao menos duas oportunidades (Fluminense e Vitória).

Na briga. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

O líder do campeonato em 2015 nessa altura era o Atlético Mineiro, com 29 pontos – um a mais que o Palmeiras, atualmente. O segundo era o Fluminense (27) e o terceiro o Corinthians (26). O atual segundo colocado também estava com um ponto a mais. Hoje quem fecha o G-4 é o Santos, 4 pontos atrás do nosso desempenho do ano passado. Isso indica que esse campeonato está, nesse momento, mais parelho. É possível ver isso principalmente entre os 4 últimos colocados. Se em 2015 Joinville tinha 8, Vasco e Coritiba 9 e o Santos 13, atualmente temos o América com 8, Santa Cruz com 11, Sport com 12 e Coritiba com 14 (ver a classificação completa).

Ou seja, há uma tendência, nesse momento, para uma pontuação de líder menor que a de 2015 (uma coisa meio óbvia, já que houve recorde no ano passado). Ao final da 15ª rodada no ano passado o campeão, Corinthians, tinha os 30 pontos que gostaria de ver o Grêmio conseguir daqui a dois jogos. Era o segundo no momento. Mas seguiu conseguindo aquele aproveitamento de 10 em 15 no 4º bloco e, na 20ª, já era líder com 40 pontos. Comparando as campanhas, dá pra notar que, ultimamente, conseguir esse aproveitamento é sinal de brigar por título no final.

É nesses dois jogos que estará a diferença entre campanhas do Grêmio de 2015 para 2016. Terminamos a 15ª rodada fora do G-4, com 27 pontos. Ou seja, foi nesse momento, comparando, que oscilamos e fizemos apenas um empate, justamente contra o Sport, em casa, depois da derrota para o Flamengo, no Rio. Mas é um grande alento ver que estamos há tanto tempo brigando pelos títulos. Foi assim em 2o12, 2013, 2015 e agora, 2016. Ficar tão perto tantas vezes facilita ganhar canecos. E eu tenho muita confiança nesse, de pontos corridos.

Comparilhe isso: