Grêmio Libertador

Contrastante: Grêmio 1 x 0 Defensor

O contraste é uma qualidade importante para, muitas vezes, podermos enxergar melhor. Taí o sol de inverno, batendo mais enviesado nas coisas, e deixando o mundo mais claro justamente porque coloca sombra nos cantos e faz brilhar o que por si já é colorido.

Então que o Grêmio entrar em campo na última rodada da fase de classificação da Libertadores com um time nem titular, nem totalmente reserva, é a oportunidade para contrastar o tamanho do futebol que podemos jogar com uns e outros. E entre sombras e brilhos, achar o caminho para passar por três grandes competições sem desesperos.

Jogar com (mais) um time exclusivamente focado na defesa, como fez o Defensor, bota ainda mais contraste à cena. Porque se este parece ser “o jeito de jogar contra o Grêmio” que se espalha por aí, é com este “jeito de jogar contra o Grêmio” que precisamos aprender a lidar.

Se teoricamente, daqui pra frente, na Libertadores e na Copa do Brasil os adversários terão de jogar (e teoricamente tampouco serão tão limitados como um Monagas ou um Defensor ou um Goiás), o Brasileirão ainda vai jogar na nossa frente muita gente querendo segurar o 0x0.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Daí que é importante perceber que tem gente que ficou na sombra. Mas no jogo de hoje, foi pouca gente. Na verdade, uma gente só: Maicossuel. Outros, como Thonny Anderson, ficaram na sombra do sair de sua posição.

E é importante perceber que há quem brilhe ainda mais quando a tentativa do outro time é fechar qualquer espaço por onde possa passar luz.

Kannemann, no seu centésimo jogo, mais uma vez, mostrou que é o homem capaz de segurar a casa quando ela parece que vai começar a cair – tarefa que cumpre com agressiva tranquilidade, dando os botes certeiros de sempre, aparecendo furiosamente sereno onde aponta qualquer treta em campo e até assumindo a função de lateral, correndo com a bola para o ataque num estabano eficiente.

E Luan. Que fez o gol na jogada que certamente a torcida cantava desde o início o chute de fora da área e justamente por isso merece ainda mais aplausos. O gol de Luan é marcado pelo contraste entre o que era óbvio a ser feito e o extraordinário que só ele poderia fazer.

Por fim, se o 1×0 contra o Defensor contrasta com as goleadas e jogos vistosos de algumas semanas atrás, é o suficiente para fecharmos a fase de classificação em primeiro lugar no grupo e com a segunda campanha do campeonato.

Que o resto do caminho seja iluminado.

UM PS IMPORTANTE: Como o assunto é contraste, vamos jogar luz sobre a sombra na qual o Grêmio faz questão de colocar as gurias gremistas. A goleada sofrida no Grenal desta tarde (?!?!!) de quarta-feira (?!?!?!) não é tão triste, inadmissível, desconcertante quando a atenção dada pelo clube a umas partidas de videogame que aconteciam no mesmo horário. Perder é do jogo. Deixar as gurias serem perdidas é canalhice.

Comparilhe isso: