Grêmio Libertador

É preciso reformular?

Escrevo durante o segundo tempo da prorrogação da final da Copa do mundo entre as duas equipes que para mim seguem uma cartilha fiel aos seus princípios e características. Alemanhã com um futebol técnico e organizado e a Argentina de garra e coração.

E esse campeonato é bonito de (GOOOL DA ALEMANHÃ!!!!!) ver porque tu percebe a briga entre estilos. E é ai que mora o problema da nossa seleção. 99% dos nossos jogadores estão fora do país, aplicando outros estilos de futebol. Melhor ou pior, não é o estilo de futebol jogado no Brasil. Todos os craques brasileiros saem do Brasil o mais rápido possível. Ficam aqui os medianos ou regulares. Junte isso à falta de investimentos nas categorias de base e de planejamento de longo prazo e temos a formula para a falta de títulos. Mas não concordo que o nosso futebol esteja ultrapassado ou obsoleto. Só acho que estamos com “gripe européia”. Cada jogador aprende a jogar de um jeito e um estilo diferente e na hora de jogar pela seleção é sempre sem tempo pra treinar e fazer do time uma equipe. Ultrapassado está a cabeça dos dirigentes que transformam tudo na melhor forma de se promover e ganhar dinheiro.

Não devemos perder nossa essência do futebol porque a moda é marcar mais, correr mais ou tocar a bola mais rápido. A grande qualidade do nosso futebol sempre foi a inventividade, a habilidade, a criatividade no momento decisivo e a superação. Esse esquema não é infalível mas nos garantiu 5 títulos e nos transformou na maior referência do futebol.

Podemos e devemos aprender muito com a CAMPEÃ Alemanhã a como gerir os clubes de futebol e organizar campeonatos. E poderíamos aprender com nossos vizinhos argentinos a como se manter fiéis aos seus princípios futebolísticos, mesmo estando na fila para levantar a taça novamente a muito tempo.

 

Comparilhe isso: