Grêmio Libertador

Fazer o dever de casa pra depois fazer as contas

Vejo muita gente escrevendo sobre números e histórico de desempenho nos Campeonatos Brasileiros de pontos corridos, tentando projetar os pontos necessários para conquistar o título e tal. Eu mesmo tava pensando em fazer isso e o Fagner já fez um levantamento do 1º turno neste post, mas tem algumas variáveis que não aparecem nos números e que devem ser consideradas.

Por exemplo, mesmo que no 2º turno, historicamente, os times de baixo melhorem seus aproveitamentos, nas últimas rodadas podemos ter alguns que vão entrar só pra cumprir tabela, sem objetivo algum no campeonato a não ser esperar pelo seu final. Assim aconteceu em 2008 (Goiás) e 2009 (Grêmio), por exemplo. Tem também o fator “não deixar o rival vencer”, como aconteceu no mesmo 2009 com a gente e 2010 (na 36ª rodada, o Fluminense fez 4-1 no São Paulo, fora de casa, e passou o Corinthians). Imagino que nas rodadas finais podemos pegar alguns times tão interessados quanto o Noronha na Copa de 2002.

Ah, tem também a entrada da Copa do Brasil nessa história. De repente, algum time, já sabendo que no Brasileirão não tem mais chances, resolve priorizar a Copa e poupa titulares nas rodadas anteriores aos jogos de mata-mata? Ou mesmo, o desgaste de disputar 2 competições pode desfalcar equipes na reta final. Dos que estão na ponta da tabela, o único que não disputa a Copa do Brasil é o Flamengo, que conseguiu a proeza de ser eliminado pelo Fortaleza ainda na segunda fase, mas que vai disputar a Sulamericana. Resta saber se vai dar a devida atenção ao torneio.

Enfim, ainda tem muita coisa pra acontecer e, mesmo tendo desperdiçado 4 preciosos pontos com América e Santa Cruz, continuamos muito no páreo. Como ainda tem todo um turno pela frente, enfrentando a maioria dos adversários diretos em casa, basta a gente fazer a nossa parte. As contas a gente deixa pra um pouco mais tarde.

 

Comparilhe isso: