Grêmio Libertador

FEBEAPA versão Copa

O FEstival de BEsteiras que Assolam o PAís é um livro, escrito nos anos 70, sobre as bobagens que o governo militar e a imprensa realizavam na árdua tarefa de se manterem no poder. Não toda a imprensa, obviamente. O próprio autor, o famoso Stanislaw Ponte Preta (na verdade, um personagem do JORNALISTA Sérgio Porto) não deixa que se coloque tudo no mesmo saco. Pois, é uma obra sempre atual. A capacidade de falar bobagens dos políticos e jornalistas é uma fonte inesgotável para livros. E a vexatória derrota de hoje (SETE a um) é uma jorrada de adubo num mar de merda.

O velho discurso do “mudar… ou mudar de vez” Vanuciano só ganha novas palavras. A base é a mesma.”Tem que reformular o futebol brasileiro”. Sério? A culpa é dos jogadores que jogam no Brasil? “É hora de criar uma liga de clubes”. 20 jogadores brasileiros, dos 23, jogam em ligas. Nenhuma liga no planeta inteiro decide quem forma a seleção do seu país. Nem mesmo na Alemanha. E a Espanha tem uma liga, ou tô enganado? “Tem que mandar todo mundo embora”. A seleção alemã tem a base do time que não se deu bem na África do Sul. O Joachim Löwe era o auxiliar no terceiro lugar alemão na COPA EM CASA de 2006. Não passa pela reformulação de todo o elenco. “O fair play financeiro alemão ensinanZZZZZZzzzzzzzzzzZZZZ” A base da seleção é a única equipe alemã que NÃO ESTÁ NO FAIR PLAY financeiro. Recebe através da UEFA uma grana desproporcionalmente maior que os outros clubes da sua liga. Enfim, um FESTIVAL DE BESTEIRAS. Pra variar.

E o problema seguirá sendo o mesmo. A visão do futebol que a CBF tem. É a CBF que estraga o futebol nacional, incluso a seleção. Não o contrário. A CBF vende um PRODUTO chamado Seleção Brasileira. Ela faz algo mais ou menos assim: “Você é um multimilionário excêntrico e quer inaugurar um estádio? Ligue djá: iremos até você. Não conferimos a origem do seu dinheiro. Na verdade, nem ligamos se você é o Khadafi, o Sadam Hussein ou o Putin, se você não dá a mínima para direitos de minorias ou executa toda a população. NÃO LIGAMOS! O que importa é que você pague bem pela nossa performance. Garantimos a presença das estrelas dos MAIORES TIMES DO MUNDO”.

Pra fardar na CBF, não interessa o futebol que tu tá jogando, e sim, onde tu tá jogando. Não interessa o adversário que a tua seleção vai enfrentar, apenas o quanto ele paga. Quantos amistosos PRA VALER a CBF fez como preparação para a Copa? Quantos adversários classificados para a Copa a CBF desafiou em amistosos no Brasil desde janeiro de 2014? Quantas datas FIFA foram usadas para, ao invés de engordar os cofres da CBF, trazer um ritmo de Copa para os torcedores AO MENOS ENSAIAREM UMA MÚSICA PRA TORCER?

“E o que é que o Grêmio tem a ver com isso?” Bem, como clube, ele deixa o Noveletto ficar quase vinte anos na FGF. É a FGF uma das 27 federações que escolhe o presidente da CBF. Ou seja,  é a completa falta de vontade de pensar no FUTEBOL que mantém todos os clubes se lixando pra quem quer “pilotar o pepino”. TODOS os presidentes da FGF são praticamente vitalícios. Ninguém quer pensar além dos resultados dos seus clubes CUSTE O QUANTO CUSTAR. É essa mentalidade que está matando o futebol. E ninguém liga. O esporte que se exploda.

A CBF mercantiliza o futebol. Que é um esporte. E o 7×1 foi um resultado ESPORTIVO. E são esses os que doem. De verdade.

Comparilhe isso: