Grêmio Libertador

Marcelo, não sai do gol!

Depois desse último jogo com o Sport acho que está bem claro que nosso problema defensivo não está só em achar um novo zagueiro para ser parceiro do Geromel.

Marcelo Grohe, está abaixo de sua boa média. E antes de tudo vamos fazer o registro de que sim, ele é um bom goleiro, um dos melhores do país. Bola de prata BR’14 e 15. Teve uma média de gol sofridos muito abaixo de seus adversários ano passado. E por isso fica claro que não seja caso de procurarmos um substituto e sim recuperarmos o nível do seu futebol.

Mas recuperar de que? Existem 3 fatores externos ao campo que, para mim, contribuem para o baixo rendimento do Grohe.

• Estabilidade da titularidade

Marcelo é da base do Grêmio e ficou por várias temporadas brigando pela titularidade. Desbancou Gallato, foi reserva de Saja, Victor e Dida, até chegar a titularidade. Foi um caminho difícil e vencido com competência. Teve 2 anos muito positivos como titular, mas nunca teve um reserva a sua altura. Assim como foi para os outros titulares da camisa 1. Ele sempre manteve o sarrafo alto e não deixava que os titulares se acomodassem.

O Marcelo de hoje, mesmo em baixa, ainda é titular do time. Bem diferente de quando  Victor serviu a seleção e quase perdeu a titularidade para o Marcelo.

• Contrato Longo

Ao longo desses anos Grohe construiu sua identidade tricolor. É muito ligado ao clube e à torcida. Seu rendimento como titular garantiu um esforço do clube para criar, este ano, um plano de carreira para o goleiro. O nosso arqueiro tem vínculo garantido até 2020, com multa de 50 milhões. Agora me diz ai, se seu chefe lhe dizer que tu está garantido no seu emprego até 2020, tu acha terá o mesmo rendimento? E não estou fazendo juízo de caráter. É natural ao ser humano que a estabilidade financeira leve a uma acomodação. A independência financeira para muitos é sinônimo de objetivo alcançado. E sendo assim, a pessoa se da o direito de relaxar um pouco mais.

• Seleção Brasileira

Este para mim é o pior fator de todos. Porque hoje em dia a Seleção Brasileira está desacreditada e desumanidade, os jogadores que são convocados são medalhões europeus (que desdenham da seleção), jogador moeda de empresário e um ou outro bom destaque. Ao meu ver o ambiente interno da seleção é uma mistura meio poluída de chinelinhos de ego elevado, pouco treino, muita self e propaganda. Há pouca troca de experiência. Não se melhora o jogador, se estraga. Fazendo uma analogia tosca, seria como colocar seu filho numa escola com estrutura para ser a melhor escola e receber os melhores alunos. Que pode oferecer a ele um bom desenvolvimento. Mas a escola não é bem administrada os professores e diretores são escolhidos de forma duvidosa e tem muita vaga comprada no vestibular. Seu filho foi para aprender, mas volta pra casa pedindo fones de ouvidos e bonés caros, ouvindo musica ruim e com um comportamento pior.

Marcelo foi lá, mais uma vez alcançou um objetivo de carreira. Ganhou o status de “jogador de seleção” e ao meu ver isso pouco acrescentou para o seu desenvolvimento.

Enfim registro que, ao meu ver, Marcelo é vítima de seu próprio sucesso. Atingiu um padrão alto e difícil de manter. E deve rever seus objetivos junto com a comissão técnica para colocar o sarrafo lá no alto novamente. Sem dúvida, se ele melhorar, todos vamos continuar pedindo para ele não sair do gol!

Bora Patrolar!

 

 

 

Comparilhe isso: