Grêmio Libertador

Mas a culpa é da Geral

Mais uma vez o Grêmio será indiciado no STJD por atitudes de torcedores marginais. Possibilidade de perda de mando de campo, multa, etc., etc. Aí vem imprensa e opinião pública culpar a Geral. Não sou defensor da Geral, apenas conheço alguns integrantes – por sinal gente de bem – só que não posso concordar com essa teoria de que tudo que acontece de ruim no setor de ingressos populares da torcida gremista seja culpa da Geral. Na boa não imagino a Geral fazendo uma reunião de cúpula e decidindo em voto popular que serão arremessados dois rojões no goleiro do Juventude. É muita teoria conspiratória pra minha cabecinha.

O torcedor gremista tem que abrir os olhos (e os ouvidos) e parar de acreditar piamente em tudo que a imprensa noticia. Mesmo que o cara faça parte da Geral, não quer dizer que ele agiu sob ordens. Se formos usar essa lógica, vamos ter que culpar todas as pessoas da cidade onde ele mora, os colegas de trabalho, membros da igreja e de qualquer outro grupo social que essa pessoa participe.

O fato é que o cara que jogou os tais rojões é um marginal, um delinquente, um bosta de pessoa. Esse cara deve ser punido dentro do que a lei reza e ponto final.

Discordo totalmente com essas punições aos clubes por atos de torcedores. Torcedor, antes de ser torcedor, é cidadão e como cidadão deve respeitar as leis e dentro da lei pagar pelos seus erros. Punir os clubes é transferir a responsabilidade do Estado em educar os cidadãos, da Justiça em manter essas pessoas longe do convívio social e da Brigada de proporcionar um ambiente seguro aos torcedores e atletas.

A segurança no jogo foi tão ridícula que o cara conseguiu jogar dois rojões com um intervalo de praticamente 1 hora entre um e outro. Mas a culpa é da Geral e o punido será o Grêmio.

Comparilhe isso: