Mas a culpa é da Geral

0 Postado por - 4 de fevereiro de 2014 - Artigos

rojaoMais uma vez o Grêmio será indiciado no STJD por atitudes de torcedores marginais. Possibilidade de perda de mando de campo, multa, etc., etc. Aí vem imprensa e opinião pública culpar a Geral. Não sou defensor da Geral, apenas conheço alguns integrantes – por sinal gente de bem – só que não posso concordar com essa teoria de que tudo que acontece de ruim no setor de ingressos populares da torcida gremista seja culpa da Geral. Na boa não imagino a Geral fazendo uma reunião de cúpula e decidindo em voto popular que serão arremessados dois rojões no goleiro do Juventude. É muita teoria conspiratória pra minha cabecinha.

O torcedor gremista tem que abrir os olhos (e os ouvidos) e parar de acreditar piamente em tudo que a imprensa noticia. Mesmo que o cara faça parte da Geral, não quer dizer que ele agiu sob ordens. Se formos usar essa lógica, vamos ter que culpar todas as pessoas da cidade onde ele mora, os colegas de trabalho, membros da igreja e de qualquer outro grupo social que essa pessoa participe.

O fato é que o cara que jogou os tais rojões é um marginal, um delinquente, um bosta de pessoa. Esse cara deve ser punido dentro do que a lei reza e ponto final.

Discordo totalmente com essas punições aos clubes por atos de torcedores. Torcedor, antes de ser torcedor, é cidadão e como cidadão deve respeitar as leis e dentro da lei pagar pelos seus erros. Punir os clubes é transferir a responsabilidade do Estado em educar os cidadãos, da Justiça em manter essas pessoas longe do convívio social e da Brigada de proporcionar um ambiente seguro aos torcedores e atletas.

A segurança no jogo foi tão ridícula que o cara conseguiu jogar dois rojões com um intervalo de praticamente 1 hora entre um e outro. Mas a culpa é da Geral e o punido será o Grêmio.

Comparilhe isso:

23 + comentários

  • Felix 4 de fevereiro de 2014 - 09:37 Responder

    Mais um que acha que qualquer um que tenha um opinião forte sobre a geral é influenciado pela midia.
    Sério, cara. Muda o disco, tá cansativo.
    Puxa a ficha criminal dos “lideres” da Geral. Tráfico, invasão de domicílio, assalto, brigas… É anos de cadeia e essa vagabundagem tá solta aterrorizando gente do bem. Aliás não só na geral, em todas as torcidas do Brasil os “lideres” tem ficha criminal extensa e todos soltos, reincidentes. E essa maioria que domina o centro da torcida está afugentando os caras do bem que querem fazer parte da geral. Notoriamente, FOI uma bela torcida, hoje está perdida a procura de um ODONE para sustentá-los.
    No Brasil é assim, infelizmente. Os bons pagam pelos maus. Seja no juros de banco, seja nas regras do trabalho, enfim, está arraigado na nossa cultura. Uma pena.
    Mas não aguento mais marginais reincidentes. A lei está errada? Sim! Mas está claro há muito tempo que qqer merda dessa terá punição ao clube. Então chega de desculpa e de defender quem não merece nem estar vivendo em sociedade.

  • Daniel Souza 4 de fevereiro de 2014 - 09:45 Responder

    Mas se esse “marginal” faz parte da Geral, o mínimo que a organizada deveria fazer é identificar o torcedor que está fazendo a baderna e prejudicando o clube, entregá-lo para a BM. E expulsá-lo da Geral. Mas com que moral vão fazer isso se os próprios líderes já foram pivôs de briga dentro e fora do estádio?

    A Geral não terá instrumentos no Grenal e não é por perseguição da imprensa, do Grêmio, ou da BM. Foi a única torcida que não foi em reuniões com a BM em 2014 e não cadastrou seus membros.

    “Propusemos um encontro entre as partes há mais de duas semanas, mas os representantes da torcida não apareceram. É complicado”, disse o vice-presidente gremista Nestor Hein, ao UOL Esporte. É ele o responsável pela relação com as organizadas.

    ===========

    Que a Geral está em guerra contra a direção, e logo, contra o Grêmio é muito claro. Não adianta tapar o sol com a peneira. São vários exemplos disso nos últimos jogos.

    Já disse em outros comentários aqui no Blog que os torcedores gremistas influentes nas redes sociais, que participam da Geral, quem realmente gostam da Geral, da “velha Geral”, da torcida que vai no estádio pra torcer e empurrar o time, é que pode salvar a Geral.

  • Daniel Souza 4 de fevereiro de 2014 - 10:02 Responder

    E pelos relatos que estou lendo, o atirador de rojão foi identificado pela Brigada Militar e pelo Grêmio. Ninguém da torcida pegou o cara pelo cangote entregou pra Brigada, como acontece em qualquer torcida do país, para evitar que o clube seja punido.

    O torcedor vai processar o Grêmio e o estado porque diz que é inocente.

    Estamos bem arranjado mesmo.

  • Michel de Freitas 4 de fevereiro de 2014 - 10:08 Responder

    Eu falo pelo que vejo por mim mesmo, não pela Zero Hora, por exemplo. Recentemente eu fui banido de um grupo de torcedores do Grêmio porque reproduzi (com as devidas fontes, é claro) e comentei o texto do Tiago Russell, pelo motivo de concordar com ele e querer que sejam extinguidos os líderes de má fé, que fique só a gurizada de bem, que grita os 90 minutos. Uma das respostas de um cara “pró-Geral” foi mais ou menos que “Esse Koff não sabe nada, o Grêmio sem Geral não é nada, tá na hora de invadir o gabinete dele e enfiar um bumbo na cabeça”. PQP! É muita imbecilidade pro meu gosto.

    É errado acusar ou defender um sujeito de um ato, como esse dos rojões, sem que haja uma investigação prévia, mas se tem muita gente que não anda gostando da Geral, pode ter certeza que não é por causa de domingo. Eu fui em um único jogo na Arena. Como já comentei aqui no blog em outras oportunidades, eu sou cadeirante, logo, não posso ir na Geral e tenho de ficar em uma das INCRÍVEIS áreas de cadeirantes na Arena, e mesmo dali acompanho as músicas e os gritos da torcida que ditou o ritmo do Olímpico nos últimos anos. Tudo decorrendo normalmente, até que a gente vira o pescoço e vê uns abobados guerreando entre si, e sem a desculpa de que era culpa da Brigada, porque a briga era lá no meio, não tinha um brigadiano se quer lá perto. Isso entristece um torcedor mais do que uma derrota, eu sai da Arena P* da vida naquele dia. Fora a briga vergonhosa que manchou a inauguração da própria Arena, fora a tentativa de agressão ao Koff no pátio do Olímpico no dia da eleição. Esses caras preferem, e conseguem fazer a cabeça de muitos, um Odone da vida, um pavão que aparecia as custas do Grêmio, do que o Koff, que com Rui Costa e Chitolina tá dando uma aula de como um dirigente deve se portar, desde quando assumiu em 2013. E o motivo é simples, Odone bancava esses marginais que, assim como ele, também vivem as custas do Grêmio.

    Dizem, e com verdade, que toda generalização é burra, e é baseado nisso que digo que não sou contra a Geral, sou contra aqueles que trocaram o ideal de torcida pra fazer um movimento político que acabou derrubando limites do bom senso.

    • @tiagorussell 4 de fevereiro de 2014 - 10:29 Responder

      Isso ai, Michel! Pra cima deles! Pode sempre repassar seja lá o que for da minha autoria, com ou sem crédito. Abração!

  • Michel de Freitas 4 de fevereiro de 2014 - 10:09 Responder

    Só pra complementar, porque é que o Alemão sempre foi contra o cadastramento da torcida, que facilitaria a identificação e separação de marginais e torcedores? Talvez porque seria ele o primeiro a ser banido?

  • Fabrício 4 de fevereiro de 2014 - 10:23 Responder

    Senhores,bom dia.
    Não se justifica o ocorrido no Alfredo Jaconi,na tarde de domingo passado.
    Concordo com o autor do texto e é muito improvável que os fatos negativos que são direcionados a Geral,sejam articulados de forma premeditada. Fica muito fácil generalizar,direcionar a culpa a este movimento de torcedores(sim,é um movimento e não uma organizada). Neste movimento há os líderes(que participam das reuniões com diretoria,BM,etc) e os que se incorporam ao movimento em dias de jogos. TALVEZ seja por isso que o cadastro fique difícil,não impossível,de ser realizado.
    Como que os tais líderes irão responder por pessoas que nunca viram antes,não sabem com qual finalidade ficam no setor da Geral?
    QUALQUER pessoa pode ingressar na Geral,seja ela para cantar e empurrar o time nos 90 minutos ou seja para jogar algum objeto no gramado.

    NÃO ESTOU DEFENDENDO A GERAL,APENAS TENTO ENTENDER A SITUAÇÃO QUE ELA SE ENCONTRA.
    A GERAL ERRA SIM,MAS NEM TUDO DE RUIM QUE ACONTECE É POR CULPA DELA.

    POR FIM REITERO,QUE ESTOU OPINANDO SOBRE O TEXTO E NÃO REPRESENTO A GERAL DO GRÊMIO.

    • @tiagorussell 4 de fevereiro de 2014 - 10:36 Responder

      Fabricio, a responsabilidade da Geral é maior pelo próprio sucesso alcançado. E eles devem e podem, sim, ser responsabilizados pelos ingressos que recebem para sua torcida (se é que ainda recebem) e pela área em que ocupam no estádio. Como foi citado aqui nos comentários anteriormente, em outros tempos, essa pessoa que jogou o rojão seria apreendida, levaria uma surra e só então seria encaminhada à BM. Tudo isso pelo simples fato de ter atrapalhado o Grêmio em um momento de gol. O recado que a Geral está tentando passar ficou muito claro pra quem não faz “parte” da cultura da violência: ou comecem a liberar o que queremos ou vamos interditar a Arena. Tudo isso, claro, sob o grosso e “corajoso” manto do anonimato.

  • Régis 4 de fevereiro de 2014 - 10:38 Responder

    Obviamente o agressor foi incentivado pela atual direção. Foi uma clara tentativa de jogar a torcida contra a Geral. Não é a primeira vez que o koff faz isso. Só não vê quem não quer.

  • Kariel 4 de fevereiro de 2014 - 11:52 Responder

    Félilx, tu tem como provar isso aí que tu tá falando? Tu sabe pelo menos o nome dos líderes da geral e tem acesso a ficha criminal deles pra tá falando isso? Não defendo nenhum tipo de marginalizmo ou terrorismo, sou do tempo da Geral antiga, do tempo que se vendia bebida nos estádios e a torcida era a melhor do mundo. Desde então decaiu e muito, mas não por culpa dela. Até com a avalanche acabaram…outras torcidas entram no nosso estádio com fogos, bandeiras e trapos, e a geral não pode entrar nem com um canudinho pra tomar refri que já julgam ser arma!

  • Kariel 4 de fevereiro de 2014 - 12:00 Responder

    Falou tudo Régis.
    E aos outros, vocês acham que seria capaz de fazer uma torcida sem dinheiro? Quem iria pagar os bumbos, os trapos e todos os materiais? Quem tem tempo de trabalhar 8 horas por dia e depois ir lah fazer bandeiras? Quem que trabalha consegue dispensa do trabalho na terça, na quarta e na quinta, pra ir viajar, apoiar o gremio e voltar. Tem gente que só fala, mas não é capaz de pensar nos fatores. Não defendo ngm, acho que tudo tem que ser feito certo, registrado e de forma transparente, mas que é necessário apoio, isso é.

  • Trento 4 de fevereiro de 2014 - 12:17 Responder

    Muito bom Sandro Scotta!!

  • José 4 de fevereiro de 2014 - 12:36 Responder

    Régis, vc só pode ser um imbecil, pra falar uma coisa dessa, o clube esta com dificuldades finandeiras, e tú achas que o próprio clube incentivaria um ato que pode lhe tirar o mando de campo. não deveria nem aparecer um comentário desses.

  • Gremista 4 de fevereiro de 2014 - 12:53 Responder

    Mais um Koffista se achando o dono do mundo. o Grêmio é maior que você e seu grupelho.

  • Gremista 4 de fevereiro de 2014 - 12:54 Responder

    O Régis tem razão!

  • Leandro 4 de fevereiro de 2014 - 13:04 Responder

    Felix, você já foi contaminado pela mídia, terá que ser sacrificado… ficaremos livres do teu analfabetismo funcional pra interpretar o que está (muito bem) escrito pelo blog!
    Parabéns Grêmio Libertador!
    A Geral não age como um exército, apenas um idiota não pode gerar ônus para toda a nação tricolor!

  • Cícero - CWB 4 de fevereiro de 2014 - 15:08 Responder

    Uma coisa que não entendo… Tem que torce para o Koff, outros para a Geral, tem ainda a turma do Odone tem mais algum time ai?
    Ah e para o Grêmio, quem é que torce?

  • Régis 4 de fevereiro de 2014 - 16:33 Responder

    Koff é contra a Arena e contra a Geral. Com a interdição ele joga fora da Arena e ainda coloca a culpa na Geral. Crime perfeito. Só não vê quem não quer…

  • André 4 de fevereiro de 2014 - 16:53 Responder

    Na boa, algumas verdades.
    – Nem todo mundo que faz merda é da Geral.
    – Nem todos os rojões são jogados no gramados por alguém da Geral.
    – Nem todos estão na Geral apenas prá torcer pelo Grêmio, existem sim, intere$$e$ secundários.
    – Muitas vezes a Geral pensa que é, mas nunca vai ser maior que o Grêmio.
    – A Geral precisa se reciclar e recuperar suas raízes, quando surgiram, viviam PELO GRÊMIO e não viviam DO GRÊMIO.
    – Dá sim prá fazer uma torcida sem dinheiro, cantar não custa NADA, assim como se cadastrar prá poder usar os materiais da torcida.
    – Todos os GREMISTAS precisam TORCER única e exclusivamente PELO GRÊMIO, nem pelo Koff, pelo Odone, pela Geral, etc

  • Régis 4 de fevereiro de 2014 - 17:43 Responder

    Antes que tenham faniquitos pelo que eu escrevi acima, a ideia é mostrar que sempre alguém vai achar argumentos para culpar quem não gosta. Antes de sair apontando o dedo acusando, vamos deixar que a investigação sobre o caso termine.

  • Vilquer 4 de fevereiro de 2014 - 17:44 Responder

    CARA!! ODONE????? não fala merda ODONE só fez merda no Grêmio só pensa em politica e outra sou membro da GERA e passo minha folha corrida na tua cara pra ti ver como nunca tive nada na policia tu deve se algum colorado de merda revoltadinho que não sabe oq fala e quer audiência po no fala besteira as torcidas sempre fazem besteira dentro dos estádios e a culpa sempre é da GERAL pode ter 4 torcidas do grêmio nas arquibancadas mais se derem um peido alto la dentro a culpa é da GERAL PORRA TU SÓ PODE SER FUNCIONARIO DE ALGUMA (EMISSORA COLORADA) QUE TOODOS SABEM QUAL É a paraaaaaa meu deixem a GERAL EM PAZ ESQUEÇAM DA GENTE CARAMBA… A MELHOR TORCIDA DO BRASIL A MAIS FANATICA ISSO É PURAA INVEJAAA VSF

  • Samuel 5 de fevereiro de 2014 - 02:25 Responder

    Interessante é que depois que as verbas pra torcida foram cortadas, o responsável pelo orgulho gremista, que deu 2 libertadores, 1 mundial, brasileiro, copa do Brasil, fora o resto, exatamente este presidente, foi vaias, agredido.
    Confusões acontecem…
    briga na inauguração da Arena
    ofensas, etc.
    mera coincidencia.
    geral, só tem mocinho
    a mídia vermelha é tendenciosa
    os amargos, turistas, corneteiros da social, nem gremistas são.
    só quem é da geral é que é gremista
    na verdade, a Geral, é maior que o gremio.
    afinal, era o ganha-pão de vagabundos tipo o Alemão e outros marginais que sugavam o Gremio, encostados no paizão OldonO.
    Geral = Cancer do Gremio.
    Coincidencia o fato de não ter vencido mais nenhum campeonato depois do surgimento dessa facção.
    a mentalidade imbecil do alento incondicional acomoda jogadores inuteis e sugadores tipo Kleber budiador, Zé enceradeira, Garnizé Pará, cujo cabelo só não consegue ser mais ridiculo que seu futebol, Barcos, o centroavante pirateado, Reinight com seus rachões e futvollei, enganando esses ignorantes futebolísticos…
    Quanto antes acabar com essa porcaria de torcida, melhor para o gremio.

  • Samuel 5 de fevereiro de 2014 - 02:30 Responder

    Idiota é quem pensa que só geraldino é que é torcedor.
    MUITO MENOS torcedor é quem quer RECEBER algo em troca da torcida.
    A Geral era a prostituta do OdonO.
    KOFF acabou com as regalias e agora ela está passando fome.
    Só torce se receber algo em troca.
    Isso é amor ao clube?

  • Deixe uma resposta