Grêmio Libertador

Não tragam laterais

O Grêmio, nos dois últimos anos, tem acertado em cheio nas contratações de lateral esquerdo. Primeiro Alex Telles (Bola de Prata da posição em 2013), que tinha como reserva um guri bom de bola – o Wendell. Tô pra dizer que ele foi O CARA daquela primeira fase da Libertadores onde matamos o grupo da morte com sobras – e mais, quando foi finalmente marcado, acabou o nosso futebol. Como bem colocou o Sandro ontem, ele foi muitas vezes a criatividade que faltou no time do ano passado. Com a venda dele, criamos um grande problema, que foi resolvido com o Zé Roberto (Bola de Prata da posição em 2014) voltando a jogar por ali. Foi bem, é inegável. Do lado direito o Pará, que deve estar lá mais ou menos desde a extinção dos dinossauros.

Sub-20 do Grêmio: Hermes e Canavarros são aproveitáveis. (Foto Rodrigo Fatturi/Grêmio Oficial via Flickr)

Mas vamos analisar esses jogadores: quantos cruzamentos o Alex Telles fez pra um centroavante fazer (ou perder) gol de cabeça? Que atacante ele neutralizou em um jogo? E o Zé? E o Wendell, qual foi a grande partida defensiva dele? Pois é. Dizem que o Romildo quer um jogador que marque bem, apoie bem, seja vencedor e novo. O lateral que o Grêmio busca é aquele relacionamento perfeito sem brigas: simplesmente não existe. Mesmo o Wendell, pra mim o melhor lateral esquerdo do Grêmio desde o Gilberto, não marcava tão bem e não cruzava bolas altas. O Grêmio tem que ser certeiro, não? Então, não contrata ninguém agora.

“Ah, mas tu tá louco? Não tem ninguém!” Olha, o Moisés foi titular do Goiás por um tempão. Pode não ser grande coisa, mas quebraria o galho. Caso não queiram quebra galhos, temos opções até o início do Brasileiro: Canavarros e Marcelo Hermes. Os dois já não são guris (estarão com 21 e 22 anos) e, assim, terão que procurar time para jogar. Estão no “vai ou racha”. Então aproveita esses quatro meses para ver se algum dá conta. Vi o jogo que perdemos para o Atlético PR no Campeonato Brasileiro sub-20. O Hermes me lembra muito o Fábio Santos, principalmente na hora de imprimir velocidade que tu acha que ele não tem. Tem um bom senso de cobertura e arrisca ir para o fundo. Acertou ao menos 4 cruzamentos altos na área, sendo um de trivela. Canavarros vem sendo tratado como um jogador com muito potencial. E é um lateral interessante: tem boa bola parada, também acertou uns três cruzamentos altos, sabe fechar para o meio sem dramas, arrisca jogadas de drible e não é moscão pra marcar. E 8 cruzamentos altos na área dos laterais no mesmo jogo seria não só o recorde do Grêmio, mas de qualquer time da série A.

Existe um último motivo para eu sugerir isso: as nossas últimas boas contratações de laterais (todos esquerdos) foi justamente esperando o final dos estaduais. Alex Telles teve destaque na Copa RS de 2012 e Wendell foi bem no paranaense do mesmo ano. Estadual ainda é vitrine para times da série C e D, principalmente, onde o Canavarros e o Hermes terão que jogar se não forem aproveitados aqui. Então, junta tudo: ganha tempo, dá rodagem pros caras e vê se é tão indispensável mesmo contratar laterais. Com as amostras do futebol mundial, eu acho perda de tempo gastar energia procurando. Se cair no colo, beleza. Se der tudo errado, improvisa zagueiros e enche de meias no meio.

Comparilhe isso: