Grêmio Libertador

O Chorumoso 2016 entra na reta final

Arte sobre foto de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Pouco tempo após o término da última rodada classificatória do Chorumoso, tivemos a definição das datas e horários da próxima fase e, como era previsto, a partida do Grêmio foi marcada para a próxima quarta-feira, também conhecida como depois de amanhã. Inicialmente o que chamou atenção foi o horário: 19h30, o pior horário possível para um jogo em dia útil. Seria motivo pra abrir o berreiro não tivesse sido um solicitação do próprio Grêmio, pois a delegação embarca para o Equador às 6h da quinta-feira. Assim, quanto mais cedo o jogo, melhor para a logística tricolor.

Imagina jogar na quarta às 22h. Na melhor das hipóteses, os jogadores sairiam da Arena lá pela 1h da madrugada e já teriam que ir pro aeroporto menos de 4 horas depois. Na pior, ainda teria disputa de pênaltis, o que atrasaria ainda mais o final do embate. Seria praticamente sair da Arena direto pro Salgado Filho. Assim, o primeiro dia no Equador não serviria pra nada, só pra por o sono em dia.

Mas pra não dizer que o software da FGF não aprontou das suas, a definição do calendário dos outros jogos das quartas de finais ficou tranquilo e favorável para o Internacional. O terceiro colocado na primeira fase vai ter o adversário mais fraco do momento – São Paulo vem de 7 partidas sem vitória – e é o único a ser ~agraciado~ pelo software com o jogo no domingo às 16h. O São José, segundo colocado no geral, vai receber o Novo Hamburgo no sábado à noite e Juventude x Ypiranga vai ser bizonhamente na próxima terça-feira (12).

Ainda não vi uma justificativa oficial pra esse jogo não ser no final de semana, mas conversando no twitter, me disseram que os 2 terão jogos fora pela Copa do Brasil no meio dessa semana e que, provavelmente, terão que fazer o deslocamento de ônibus. Se for verdade, é uma enorme sacanagem com os times do interior. Fui de ônibus ver Grêmio x San Lorenzo e sei bem o que uma viagem dessas cansa. Imagina o desgaste dos jogadores. A Federação Gaúcha deveria ajudar os seus representantes no certame nacional a pagar o deslocamento aéreo, mas a nova sede deve ter consumido tudo e mais um pouco do dinheiro que morde dos borderôs.

Enfim, o Grêmio fez certo em pedir (e a FGF atendeu) a antecipação do jogo pois o objetivo do semestre é a Libertadores. Até porque motivos pra mandar longe o Noveletto e seu software não faltam.

Comparilhe isso: