Empate com o dedo de Luan

2 Postado por - 3 de abril de 2016 - Artigos

O empate em 2×2 hoje, na Arena, mostra cinco coisas que muita gente vinha esquecendo nesses últimos 10 jogos sem perder. A primeira é que o Grêmio é Walacedependente. O time não produziu o mesmo dos últimos jogos porque faltou aquela infiltração entre linhas, que dizem, quando um jogador da linha de trás (um volante ou lateral) cai compor a da frente, abrindo um espaço por sobrar um atacante sobre a última linha defensiva do adversário. Edinho não sabe fazer isso nem que a vida dele dependesse disso. Maicon faz esporadicamente e muito mal (se bem que quase fez o 2×0, parando na sua falta de habilidade de chutar a bola na goleira).

O jogo começou com uma coisa que o Grêmio já mostrou que, quando faz, não existe adversário a altura no Brasil: marcando sob pressão. O Juventude precisava sair com seus dois volantes – Sananduva e Vacaria – que, distantes 130 km entre eles, não conseguiam sair jogando e davam a bola pra gente sem esforço. Assim, fomos chegando e a melhor bola, ainda antes dos 10 minutos, foi o gol. Virada de jogo em profundidade pelo Maicon, vitória individual do Wallace Oliveira que cruzou bem pro Bobô, que chutou. O goleiro fez a primeira de umas sete defesas difíceis do jogo e, no rebote, Douglas estufou as redes.

O Grêmio seguiu controlando o jogo e resolveu não marcar mais com pressão. Mesmo assim, o Juventude só chegava com um jogador na linha intermediária, que, sem ter como fazer alguma coisa, chutava. Numa dessas, a bola desviou (juro pra vocês que até agora eu ainda não sei em quem, provavelmente no Gasparzinho) e foi pra escanteio. A batida foi afastada pra lateral, o Bobô foi tentar jogar a bola pra fora, levou um drible monstruoso do Hugo que cruzou mal, pra ninguém. Bruno Grassi, entre TRÊS zagueiros, deu uma MANCHETE (??????) na bola e jogou no pé de um atacante deles. Aí foi fácil: com o Edinho marcando meio drible já serve e o chute ainda desviou no Wallace Oliveira pra bater o Bruno e entrar no gol. Empate na única bola que realmente teve algum perigo.

Seguimos jogando um futebolzinho burocrático que rendeu pelo menos três chances claras: do Maicon em uma bela enfiada de bola do Giuliano (descrita aí em cima) e duas com o Bobô – a primeira delas em bola de pressão com o Marcelo Oliveira, tava sozinho e não chutou, mesmo livre, deixando o zagueiro aparecer. Depois, arrematando errado pra fora. Outra com o Giuliano, em uma boa jogada do Bobô pela direita; porém o oito chutou a bola lá em Marte.

Era uma partida onde se sabia o que faltava e se esperava que o Grêmio fizesse outro gol ao natural. Porém, no segundo tempo, antes dos cinco minutos, Wallace Oliveira terminou de lembrar pra gente a segunda coisa que havíamos esquecido: não tem como confiar nele a ponto de escalar o Ramiro no meio contra a LDU. Em um carrinho ridículo, em outra bola sobrada que apresentava pouco risco, deixou o braço pra trás e a bola bateu nessa asinha. Pênalti que Hugo bateu bem no canto. O Bruno fez o certo (esperou) mas a bola encontrou a lateral da goleira. Grêmio tomando a virada com apenas um lance de gol do Juventude.

Aí o time de Caxias resolveu esperar o contra-ataque. Praticamente não conseguiu nenhum – mesmo que o Wallace Oliveira tivesse se esforçado muito pra isso ocorrer (perdeu uma bola SOZINHO que quase rendeu um gol). Mas a gente votou a ter o problema da falta de Walace (e Galhardo, porque não) – infiltração entre linhas. A linha dos meias se limitava a abrir o jogo e cruzar. Bola tirada em cima de bola tirada, quando isso não acontecia, nem jogo tinha, porque o time deles tava se jogando desde os 15 do segundo tempo.

Tivemos um gol do Bobô anulado, pelo menos três cabeçadas sozinhos perdidas pelos zagueiros, Giuliano perdendo outro gol, enfim, aquele velho Grêmio criticado que “ninguém sabia o motivo” da diferença pra 2015 (spoiler: a diferença joga com a cinco). Entrou o Lincoln, saiu o Douglas. Porque era pra ser o melhor jogador do time, etc, etc, etc. E aquilo que já foi exaustivamente dito aqui foi a terceira coisa pra lembrar: o Lincoln é UM GURI, e como GURI, não está pronto pra ser PROTAGONISTA. Ele oscila, tem partidas geniais e partidas comuns. Não dá pra esperar que ele resolva os jogos. Ele (ainda) não é esse cara. Tem muitíssimo potencial, mas pouquíssima idade.

Fernandinho entrou também pra lembrar a quarta coisa: nunca deveria ter vestido a camiseta do Grêmio. “Ah, mas ele jogou bem jogo x, y e z”. Exatamente. São três ou quatro em quase 100. E todos eles na hora que as pessoas dizem “tá já deu”. Aí vem um “pera aí, será que foi só azar?”. Azar é do Grêmio. Ele entrou mais uma vez para ser “a alternativa de velocidade” e, realmente, foi bastante veloz a sua demonstração de falta de possibilidade de ser alternativa. Sua melhor jogada foi pela ponta esquerda, em um chute que nem no gol ia e foi desviada pelo Bobô pras redes. Pena que impedido.

No fim do jogo já tinha muita gente enfiando a viola no saco. Não tinha pressão, não tinha aquela cara de gol. 50 minutos e falta na beira da área, daquelas que meio estádio já queria um pênalti, pela proximidade da área proporcional a distância da inspiração. Aí veio, pra mim, a quinta e maior lembrança, aquela que muita gente estava já crente que nem existia, que era uma ilusão: LUAN É CRAQUE. Que golaço. Que pintura. Um jogador DECISIVO, de onde se pode esperar a jogada diferente. Aquele jogador que muitos tentam ofuscar por uma idolatria precoce ao Lincoln só pra não admitir tardiamente a importância de Luanel Messi. Luan só não é unanimidade porque a galera do “eu avisei” só vai calar a boca quando ele morder uma medalha de campeão pendurada no pescoço.

Luan, apenas o nosso melhor jogador. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

Luan, apenas o nosso melhor jogador. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr).

O Grêmio joga contra o Brasil de Pelotas na Arena, provavelmente na quarta, pra viajar dia 7 para o confronto decisivo contra a LDU.

Comparilhe isso:

30 + comentários

  • Adilson (Vitória) 3 de abril de 2016 - 19:09 Responder

    Olha acho que teve outras obervações nesse jogo: Primeiro: O Edinho não pode vestir a camisa do Grêmio, simplesmente porque é RUIM demais. Segundo: Douglas torna o time LENTO e NÃO acerta UM passe sequer. Como dizem ele está PIFADO (não funciona mais). É banco pro seu boneco. Giuliano tambem torna o time LENTO e BUROCRÁTICO. Banco para ele tambem, ou melhor, poderia recuar ele para atuar ao lado de Walace contra LDU. Terceiro: Em momento nenhum vi as faixas que havia no Olimpico; Campeão do Mundo – Nada pode ser Maior; Tetra Campeão da Copa do Brasil; Bicampeão da Libertadores; Bicampeão Braslieiro. Onde estão essas faixas ou dizeres Fagner. Pela transmissão da TV a cabo (moro em Vitória) em momento nenhum pode ser identificado como um Estádio do GRÊMIO. Não há nada mostrando que é do Grêmio. Por fora eu sei que está identificado, mas por dentro NADA. Onde anda a equipe de marketing do Grêmio. Pra cima deles Gremio !!!!

    • Fagner 3 de abril de 2016 - 19:22 Responder

      Adílson, as muretas onde essas faixas eram pintadas estavam tomadas de faixas de torcida (não sei se de consulados, mas várias que estiveram ali estão frequentemente). Os dizeres que tu recorda só apareciam em jogos onde não havia torcida por perto. Tradicionalmente o alambrado é o lugar de amarrar trapo.

      Quanto ao resto, tenho divergências (Douglas) e concordâncias (Giuliano de segundo volante). Só que tu precisa se dar conta que muitos jogadores estavam voltando de longos períodos sem jogar (como o próprio Wallace Oliveira, o Giuliano e o Luan).

      Saludos,
      Fagner

      • Adilson (Vitória) 3 de abril de 2016 - 19:35 Responder

        Fagner, se os dizeres estão embaixo das faixas das torcidas, estão em LUGAR ERRADO. Quem poderia falar isso para a equipe de marketing do Grêmio, se é que existe uma.

        Obs: Você vai até o fim com Gordouglas ? Mesmo na decisão de Quito quando precisamos de contraataque rápidos?

        • Ezio 3 de abril de 2016 - 19:56 Responder

          Adilson quero ver onde tu vais te esconder se o GRÊMIO for campeão da Libertadores com um gol do Douglas ou se o gol sair em alguma bola enfiada por ele. O Douglas é um dos 5 (número cabalistico de novo hehehehehe) titulares incontestáveis do time junto com o Grohe, Geromel, Walace e Luan.

          • Adilson 5 de abril de 2016 - 06:39

            Como já comemorei em 1983 no Olimpico ou pela televisão em 1995 vou comemorar muito uma nova Libertadores pela nosso Grêmio, e se assim for, vou a final do mundial OK Ézio. Mas tenho certeza que não será com um gol desse inutil do “seu boneco”, que trora em campo e deixa o Grêmio com uma a menos, sempre. Queremos a COPA e o cachaceiro fora !!!

        • Fagner 4 de abril de 2016 - 15:31 Responder

          No Olímpico acontecia o mesmo – jogo grande não se via aquilo. Na Arena não tem – só um monte de símbolos do Grêmio e da Arena, além da citação à “melhor torcida do Brasil” (atrás da Geral e nas cabines de imprensa dos dois lados). Acho que uma maneira de fazer isso seriam banners pendurados no telhado, como fazem nos estádios da NFL.

          Pra mim, pra um contra-ataque rápido quem precisa sair é quem passa devagar (Maicon e Edinho). Douglas passa bem rápido quando tem gente posicionada pra receber.

          Saludos,
          Fagner

  • Ezio 3 de abril de 2016 - 19:34 Responder

    Algumas considerações:

    1 ) Esse jogo serviu pro GREMIO abrir os olhos que o que os juizes puderem vão fazer pra dar mais um titulo pros rosados no ruralito e fazer uma média com o Noveletto. Não sei de onde tiraram essa palhaçada que bola que resvala no braço em um carrinho é penalti. Agora pra se jogar bola tem que se arrancar os bracos ? É só no gaúchão que vejo essas palhaçadas. No ano passado deram 3 penaltis pros rosados em uma partida por causa disso. Olho partidas de vários campeonatos e só vejo essa bichice no gaúchão.

    2 ) Fecho contigo Fagner. O Luan é um de nossos jogadores que desequilibram uma partida a qq momento (junto com o Grohe, Geromel e Douglas). Walace fez falta, a marcação no meio praticamente não existiu sem ele. Apesar de livrar a do Wallace Oliveira na jogada do penalti no geral ele jogou mto mal. Na lateral direita é Ramiro sem duvidar.

    3 ) Pra fechar uma pergunta, o que achas de Giuliano na lateral esquerda conforme venho sugerido faz tempo ? Apesar de não ser a função preferencial não é estranho para ele a atuação nela. Quando jogou no lado rosa da força atuou alguns jogos como lateral esquerdo.

    • Marcelinho Gaúcho 4 de abril de 2016 - 17:18 Responder

      Fagner, concordo que é o Douglas que dá o passe rápido e incisivo.
      Mas o problema é que ele não mantém a intensidade nos 90 min.
      O que entendi do que os outros comentaram antes é que ele faz isso 2 ou 3 vezes por jogo. Muito pouco pro nível de competição da Libertadores.
      Na maior parte do tempo ele amarra o jogo tanto quanto Giuliano e Maicon.
      É o mesmo caso do Ganso. Um passe genial por jogo não decide!
      Só com uma dupla ou trio de ataque com aproveitamento de Messi, CR7, Ronaldo…
      Convenhamos, não é o caso do Grêmio.

      E Fernandinho já virou deboche! Que jogue na lateral e botem a gurizada da base!

      obs: fui lá ontem e vi o jogo perto duma gordinha apetitosa. Oxalá!
      Muito melhor que aquela várzea! ;D

      • Fagner 4 de abril de 2016 - 17:38 Responder

        Espero que tu esteja falando de uma pizza. Me recuso a acreditar que esse último comentário esteja se referindo a um ser vivo e não um objeto inanimado. Se tu te refere a pessoas assim, acho que já sei quem é o objeto inanimado.

        Saludos,
        Fagner

        • Marcelinho Gaúcho 4 de abril de 2016 - 22:13 Responder

          Pô, interpretou um elogio á guria, á uma brincadeira, me julgando e me ofendendo é porque não és melhor que eu.
          Nunca te considerou e te referistes á uma guria como gostosa (apetitosa é um sinônimo)?
          Solta as pedras da mão. Não leva essa vida tão na ponta da faca, gaudério.
          Em todos causo, peço desculpas aos ofendidos.

          • Fagner 5 de abril de 2016 - 17:36

            Sim. Considerei exatamente como se tu dissesse isso. Imagina um cara que gosta de comer cu falando que achou a tua bunda bem gostosa. Se tu não te sentir ofendido com isso eu retiro as “pedradas”.

            Saludos,
            Fagner

          • Marcelinho Gaúcho 6 de abril de 2016 - 13:03

            Continua sendo só uma brincadeira que não entendeste.
            De novo, se eu dissesse “bonita”, tu não faria esse alarde.
            Levaste muito á sério, te dando ao trabalho de responder um comentário qualquer revidando com lição de moral e ofensa.

          • Marcelinho Gaúcho 6 de abril de 2016 - 13:20

            E um homossexual pode elogiar um hétero sim. Por que não?
            Exemplo machista e preconceituoso.

          • Marcelinho Gaúcho 6 de abril de 2016 - 13:25

            Ninguém pode julgar ninguém nem pregar uma moral que não se tem.

          • Fagner 6 de abril de 2016 - 13:45

            Que bom que tu aceita que um cara diga que a tua bunda é gostosa e vale mais a pena ver ela do que o jogo. Desculpa por ficar achando que tu era só mais um machista que bota banca de comedor e que mulher é uma buceta com pernas disponível só pra isso mesmo. Me sinto envergonhado de ter feito esse julgamento antecipado. E vou ficar feliz de ver tu aceitando o elogio com um belo sorriso quando isso acontecer contigo.

            Saludos,
            Fagner

          • Marcelinho Gaúcho 6 de abril de 2016 - 18:29

            O que escreveste agora além de irônico, tá errado.
            Continuo te dizendo que interpretou tudo errado.
            Apontando meu machismo revelou o teu próprio machismo, e pior, teu preconceito contra gays.
            Repito, ninguém é melhor que ninguém e antes de julgar os outros, tens que ser exemplo de moral.

  • DOUGLAS ZANOTTO 3 de abril de 2016 - 19:41 Responder

    BOa Noite fagner… e muito difícil conseguir ingressos da final do ruralito com uma possível final com o gremio nela?

    desculpe a pergunta por aqui… e pq nao conheço exatamente ninguém, em porto alegre.. moro em CUiabá e vi a oportunidade de ir em POA entre o dia 8 de maio, na final do campeonato… e como não sou sócio tenho medo de ir e nao conseguir um ingresso… mesmo que mas caro é de fácil acesso pelo site ? grato desculpe me comunicar por aqui…

    • Clademir 4 de abril de 2016 - 12:02 Responder

      É facílimo comprar pelo site da arena. (arenapoa.com.br). Basta fazer um cadastro, mas te liga no início das vendas, pq 1º é pros sócios e depois pro pessoal não associado. Imprime o ingresso em casa, muito tranquilo, qualquer coisa liga ou manda email pro Grêmio que eles te ajudam bem tranquilo.

      • DOUGLAS ZANOTTO 4 de abril de 2016 - 12:30 Responder

        obrigado cara… dia 8 de maio to ai,…. tomara q o Grêmio chegue mesmo a final

    • Otávio Calegari 4 de abril de 2016 - 19:08 Responder

      Douglas, apenas complementando a resposta: Para pagar no site da Arena você precisará de uma conta no PAYPAL….

  • Desiludido 3 de abril de 2016 - 21:43 Responder

    Concordo com a ideia central: Wallace é indispensável. Iria além: se não pode jogar, escale-se um volante jovem da base E Maicon/Edinho. NUNCA os dois juntos; Maicon por ser lento e estar mal, e Edinho por ser… Edinho.

    Mas creio que jogam os dois em Quito. Haja coração.

    • murillo 3 de abril de 2016 - 22:43 Responder

      Compra no site so fazer o cadastro e realizar a compra no site arenapoa.com.br

  • Jonatha Zimmer 4 de abril de 2016 - 07:56 Responder

    A pergunta é: quem fará a volância ao lado do Edinho no jogo contra a LDU. Infelizmente, acho que o Edinho estará em campo.

    • Fagner 4 de abril de 2016 - 15:32 Responder

      Sim. Deve ser Edinho e Walace.

      Saludos,
      Fagner

  • Terezinha Poloni 4 de abril de 2016 - 08:11 Responder

    LUAN É CRAQUE. Que golaço. Que pintura. Um jogador DECISIVO, de onde se pode esperar a jogada diferente. Aquele jogador que muitos tentam ofuscar por uma idolatria precoce ao Lincoln só pra não admitir tardiamente a importância de Luanel Messi. Luan só não é unanimidade porque a galera do “eu avisei” só vai calar a boca quando ele morder uma medalha de campeão pendurada no pescoço. Definição perfeita adorei….bem isso mesmo ,que mordam a língua esses poucos torcedores que só pensam em criticar o LUAN. Que nem compareçam na Arena para ver o Grêmio o LUAN serem os vitoriosos nessa temporada junto com esse Mito, com esse herói que é o Roger!

    • Fagner 4 de abril de 2016 - 15:32 Responder

      Sim. Que cumpra-se!

      Saludos,
      Fagner

  • Birdman 4 de abril de 2016 - 10:44 Responder

    1. O Grêmio é mais Edinhocontraproducente do que é Walacedependente.
    2. Giuliano, do jeito que está jogando, é banco do Pedro Rocha.

    • Fagner 4 de abril de 2016 - 15:39 Responder

      1- O Grêmio jogou bem contra o Ypiranga com Walace e Edinho. Jogou bem contra o Lajeadense e Passo Fundo com Walace e Maicon. E bem menos contra o Juventude (e outros vários jogos) com Maicon e Edinho.

      2- Giuliano ficou alguns jogos fora e acabou de jogar o primeiro jogo depois de parar novamente por lesão. Precisa de ritmo de jogo antes de se falar em nova amostragem.

      Saludos,
      Fagner

  • Clademir 4 de abril de 2016 - 12:06 Responder

    Pra mim está claro que o Giuliano não pode ficar jogando no lado do campo. Velocidade e drible não é o forte dele. O forte dele é a força física mesmo, trombando, carregando. Jogar bem não é só dar passes infinitos até entrar dentro da goleira. As vezes é preciso força também. Aí não vejo o cara ser utilizado. E na libertadores isso acontece bastante, já que falta é acessório não obrigatório do jogo.
    Talvez seja a parceria pro Walace no meio que está faltando.

    • Fagner 4 de abril de 2016 - 15:40 Responder

      Também gosto da ideia dele jogando vindo de trás, como volante. Mesmo que não marque tanto, o Maicon também não marca. E chega muito mais efetivamente na área.

      Saludos,
      Fagner

    Deixe uma resposta