Grêmio Libertador

O fazedor de gol

Tem coisas com as quais qualquer torcedor do Grêmio sonha todos os anos há muito tempo. A maior delas, no momento, é, sem dúvida, contratar um fazedor de gol. E isso mais ou menos desde o Jardel. Todo janeiro é sempre  a mesma coisa. É só o que se ouve nas conversas de pré-temporada. E todos os anos parece que o time naufraga nessa busca. Será que em 2017 a coisa será diferente?

O último fazedor de gol contratado em janeiro para ser goleador não funcionou no ano em que foi contratado. Hernán Barcos, autor de 45 gols com a camiseta do Grêmio, só conseguiu cumprir a sua meta de 29 gols no ano em 2014. Estreou bem na Libertadores de 2013, fez alguns gols importantes, mandou o Marcelo Moreno pra escanteio e foi coadjuvante no time do Renato que ganhava e meio a zero e foi vice campeão brasileiro. Fez 9 gols no Dilmão 2013 e 14 no ano seguinte, igualando os números de 2012, quando defendeu o Palmeiras.

O último fazedor de gol de verdade que o Grêmio contratou foi sem querer. Jonas estava com o contrato vencendo no Santos e veio livre pro Grêmio (a única coisa boa que o Pelaipe fez pelo Grêmio). Em 2008 foi emprestado para fazer 10 gols na Portuguesa (enquanto El Ciclón Perea fez 8 aqui). De volta em 2009, enquanto todos suspiravam por um cabeludo louro que HABLAVA – e quando foi cravado como pior atacante do mundo – foi artilheiro do time nesse campeonato com 14 gols, mesmo sofrendo uma longa lesão. Em 2010, sem lesões, um ano avassalador, terminando como o maior artilheiro de um brasileirão de 20 clubes até aquele ano, com 23 tentos marcados. Em três brasileirões, 47 gols. 78 gols com a camiseta do Grêmio. Saudades.

Em 2016 tivemos um ataque de nervos. No brasileirão, Luan foi o nosso goleador máximo com, pasmem, SEIS gols. Por sinal, também foi dele a melhor marca do ano anterior, com 10. O Pirata foi o artilheiro do time na competição em 2014 e 2013, enquanto Marcelo Moreno foi o goleador máximo em 2012, com 10. Em 2011, André Lima anotou o maior número de gols do time, 9. Em 2008 Marcel e Reinaldo fizeram o mesmo número de gols repetido em 2007  pelo Tuta. Em 2006 Rômulo anotou 11 gols, fechando essa retrospectiva de 10 anos de caça ao nove.

Tomara que comemoremos os 10 anos da contratação do Jonas (volta!) contratando outro fazedor de gols de verdade.

PS: No afã de conseguir suprir essa carência o Grêmio está contratando Jael, “o Cruel”. Ex-jogador do Renato no Bahia em 2010, o cara estava no Joinville no ano passado. Em 29 jogos ano passado fez 9 gols, 7 deles pelo time de Santa Catarina na Série B.

Comparilhe isso: