Grêmio Libertador

O mais irritante ontem não foi o Grassi

Nem o Grassi, nem os erros nos dribles do Fernandinho, nem a ausência do Jael no momento das bolas alcançarem a área adversária. Nenhuma dessas coisas conseguiu me tirar mais do sério do que ver o quilate do time titular do Flamengo e das suas opções no banco. E foi irritante, mas não por inveja. Simplesmente porque nunca o Grêmio vai conseguir ter uma folha de pagamento daquele tamanho. Pentacampeão da Copa do Brasil, bi-campeão Brasileiro, há três anos com o mesmo time base porque simplesmente não tem dinheiro nunca pra contratar.

Foto: Grêmio Oficial (divulgação via Gremio.net).

O maior dos problemas do Grêmio nem foram as dívidas do tempo da ISL. Não nesse caso. Sim, elas minam qualquer tentativa de contratações grandes porque o passivo da dívida é imenso. Mas o Flamengo era o time que tinha a maior dívida do futebol nacional até dias atrás (foi superado em 2015 pelo Botafogo). Sem se esquecer que passou o mesmo drama de todo o pilantramento da ISL. E se saneou. Dizem que com uma direção “pé-no-chão”, com “gastos realistas”. Também é algo irritante, pois, na prática, pagam 1mi por mês pro Guerrero, pro Diego, pro Ederson. Jogam dinheiro fora tanto ou mais do que o Grêmio. A culpa do “ressurgimento” do Flamengo é de ninguém menos que do próprio Grêmio.

Foi em 16 de março de 2011 que o destino de falência e série B do Flamengo começou a mudar. Irritada com a petulância do clube dos 13 em fazer um edital de concorrência pública para vender os direitos de transmissão para quem pagasse mais, a Rede Globo resolveu matar a entidade fazendo propostas individuais para cada clube que estava naquela época na primeira divisão. E, de maneira irritante, o primeiro a roer a corda foi o Grêmio. 1º de Março todo o Conselho de Administração da época aceitou, de maneira unânime, negociar o contrato individualmente com a rede de TV, fora do Clube dos 13. Aí é que se iniciou toda a merda que tava lá ontem, quase seis anos depois.

Assim, se tu também achou irritante o Flamengo ter 7  estrangeiros no elenco, sendo um o Darío Conca, e com o grave problema de cortar dois – porque são permitidos apenas cinco (MAS QUE LINDA ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE QUE VAI PAGAR PRA DOIS NÃO JOGAREM, NÃO É?) – saiba que quem te irritou não foi o Flamengo. Foi a burrice do Odone, do CA e do Conselho Deliberativo que aceitou essa merda. Muitos deles ainda membros hoje, com seus peitos estufados reclamando de pessoas prejudicando o clube por tuitadas na internet.

A nominata dos diretamente responsáveis por isso está aqui. Nem vou listar o CD, chega de dado irritante.

Comparilhe isso: