Grêmio Libertador

O que muda em 10 dias?

Roger está utilizando os 10 dias de parada do Brasileirão, para testar novos esquemas e novos jogadores no time.

Um dos testes realizados foi a utilização de 3 zagueiros com a entrada do Kannemann compondo a zaga com Geromel e Wallace Reis. Ramiro também foi testado no lugar do argentino. Não conheço muito do futebol do Kannemann, inclusive gostaria de vê-lo no time, mas conheço o futebol do Ramiro e acho que não seria uma boa alternativa, não. Se o argentino não der conta da função, testaria antes o M. Oliveira na zaga, dando nova oportunidade para o Iago na esquerda, do que o Ramiro. Infelizmente, Ramiro não está jogando seu melhor futebol. Não que o Marcelo esteja jogando o dele, mas quando teve que ser zagueiro foi melhor do que vem sendo lateral.

Ainda sobre o teste, gostaria de ver esse treino porque me parece interessante Edilson e Marcelo Oliveira terem mais liberdade para atacar e nossa zaga ficaria mais protegida. A maioria dos ataques adversários de perigo contra o Grêmio vem pelas laterais onde a marcação é fraca. Jaílson também ficaria mais à vontade.

São apenas testes, é claro. Em 10 dias podemos e devemos fazer uma infinidade deles até acharmos o time ideal para enfrentar o Corinthians na Arena. Nosso grupo costuma entrar bastante motivado contra o jogo é contra o time paulista e eu acredito que não veremos o show de horror que vimos contra América-MG e especialmente contra o Santa Cruz, um jogo em casa. E o Corinthians empatou com o Cruzeiro no seu último jogo do turno, jogando mal.

O que me preocupa de fato é que a 20ª rodada terá jogos que importam muito pra quem está na parte de cima da tabela. Teremos os seguintes jogo:

Sport x Flamengo

Santos x Atlético-MG

Atlético-PR X Palmeiras

Sport, Santos e Atlético-PR são muito fortes em casa. O Sport não está bem no campeonato, mas pode aprontar se o adversário entrar desatento, como aconteceu com a gente. Mas de nada adiantará ficar calculando a tabela, se o Grêmio não fizer a parte dele liquidando o Corinthians em casa.

Passando essa rodada, temos um jogo dificílimo contra o Flamengo fora de casa. O time carioca empolgou e está há 6 jogos sem perder. Encostou no topo da tabela. O Grêmio têm se complicado em jogos fora de casa, então a atenção deve ser redobrada. Como visitante, vencemos apenas Inter e Atlético-MG em 9 jogos disputados fora de casa.

A partir daí, se Luan e Walace não forem vendidos, já passamos a contar com os dois e um possível retorno do Everton. Aí, acho que o Grêmio pode se ajeitar com mais calma para os jogos seguintes.

Fazer bons jogos contra Corinthians e Flamengo agora é de suma importância para resgatar a moral e a esperança de disputar esse título entre os jogadores. A parte boa dessa história é que o jogo contra o Corinthians é às 11h de um domingo. É provável que a casa esteja cheia.

Nos resta esperar até domingo para ver se os testes renderam alguma boa ideia para o nosso treinador.

 

Comparilhe isso: