Grêmio Libertador

O silêncio do Grenal

Ontem foi um dia muito corrido pra mim. Mal consegui ver minha timeline no Twitter. Mas deu tempo de ver uma coisa e não notar reação. A foto abaixo, que mostra a “prisão” de um torcedor antes do Grenal em Caxias.

Identifique: onde está o marginal? Foto do Wesley Santos/Press Digital, veiculada na Globo.com

 

A notícia que vem junto com esta pérola do Wesley  Santos é: “colorado agride gremista na entrada do Centenário“. Olhe bem a foto. Há um policial SEGURANDO uma pessoa, sem camisa, enquanto seu colega a ESPANCA com um soco. Isso quer dizer que a BM é o colorado e o torcedor gremista? Não, há menção dele ter sido preso pela polícia. Logo, vamos à segunda pergunta: onde está o marginal? Está de farda. Não há nada que justifique um soco em uma pessoa dominada. Mesmo que tenha havido uma engronha da grossa antes, a situação está sob controle. Não há para onde fugir,  há uma viatura atrás dele. Um colega de farda segura o “meliante”. Mas, mesmo assim, veio o soco.

Recebi essa imagem com comentários mais ou menos assim: “se fosse a Geral era manchete”, “e a perda de mando?”. Infelizmente, não vi ninguém preocupado com o que realmente importa: é uma pessoa sofrendo abuso de poder da brigada. Esse soco na cara do sujeito é, também, um soco na cara de quem dizia que o problema da BM é que ela bate em gremista. Em quem diz que ouviu em algum lugar que o chefe da polícia de Novo Hamburgo,  de Caxias, eram colorados e, por isso, tratamento diferenciado. O problema não é a cor. O problema é a falta de humanidade do torcedor que pensa assim. A falta de respeito pela humanidade do torcedor pela BM. Isso não é diferente do episódio da bala de borracha. Não é menos covarde do que a agressão ao Juliano. A única coisa que essa imagem me desperta é o sentimento de SOLIDARIEDADE: podia ter sido eu. Podia ter sido qualquer um.

“Ah,  mas amanhã é dia de decisão e tu tá aí desviando o foco?” Não. Amanhã é dia de jogo na Arena. Tenso. A tendência é que alguém acabe tomando uma ruim dessas. Seja por fazer algo fora da lei, seja por desobedecer a BM, seja só por estar no lugar errado na hora errada. O problema é a agressividade da BM. É o TORCEDOR (CIVIL) INIMIGO. Manter a “ordem”, mesmo que tenha “danos colaterais”. E isso não pode. A agressão de uma pessoa é a agressão à todas as pessoas. O ESTADO NÃO PODE AGREDIR O SEU CIDADÃO. Quando é que esse militar vai ser preso?

Mas, no fundo, o que mais me dói e que essa foto não tenha chocado todo o mundo. Pra mim, foi a coisa mais triste nos últimos tempos.

Comparilhe isso: