O silêncio do Grenal

0 Postado por - 22 de outubro de 2013 - Artigos

Ontem foi um dia muito corrido pra mim. Mal consegui ver minha timeline no Twitter. Mas deu tempo de ver uma coisa e não notar reação. A foto abaixo, que mostra a “prisão” de um torcedor antes do Grenal em Caxias.

Identifique: onde está o marginal? Foto do Wesley Santos/Press Digital, veiculada na Globo.com

 

A notícia que vem junto com esta pérola do Wesley  Santos é: “colorado agride gremista na entrada do Centenário“. Olhe bem a foto. Há um policial SEGURANDO uma pessoa, sem camisa, enquanto seu colega a ESPANCA com um soco. Isso quer dizer que a BM é o colorado e o torcedor gremista? Não, há menção dele ter sido preso pela polícia. Logo, vamos à segunda pergunta: onde está o marginal? Está de farda. Não há nada que justifique um soco em uma pessoa dominada. Mesmo que tenha havido uma engronha da grossa antes, a situação está sob controle. Não há para onde fugir,  há uma viatura atrás dele. Um colega de farda segura o “meliante”. Mas, mesmo assim, veio o soco.

Recebi essa imagem com comentários mais ou menos assim: “se fosse a Geral era manchete”, “e a perda de mando?”. Infelizmente, não vi ninguém preocupado com o que realmente importa: é uma pessoa sofrendo abuso de poder da brigada. Esse soco na cara do sujeito é, também, um soco na cara de quem dizia que o problema da BM é que ela bate em gremista. Em quem diz que ouviu em algum lugar que o chefe da polícia de Novo Hamburgo,  de Caxias, eram colorados e, por isso, tratamento diferenciado. O problema não é a cor. O problema é a falta de humanidade do torcedor que pensa assim. A falta de respeito pela humanidade do torcedor pela BM. Isso não é diferente do episódio da bala de borracha. Não é menos covarde do que a agressão ao Juliano. A única coisa que essa imagem me desperta é o sentimento de SOLIDARIEDADE: podia ter sido eu. Podia ter sido qualquer um.

“Ah,  mas amanhã é dia de decisão e tu tá aí desviando o foco?” Não. Amanhã é dia de jogo na Arena. Tenso. A tendência é que alguém acabe tomando uma ruim dessas. Seja por fazer algo fora da lei, seja por desobedecer a BM, seja só por estar no lugar errado na hora errada. O problema é a agressividade da BM. É o TORCEDOR (CIVIL) INIMIGO. Manter a “ordem”, mesmo que tenha “danos colaterais”. E isso não pode. A agressão de uma pessoa é a agressão à todas as pessoas. O ESTADO NÃO PODE AGREDIR O SEU CIDADÃO. Quando é que esse militar vai ser preso?

Mas, no fundo, o que mais me dói e que essa foto não tenha chocado todo o mundo. Pra mim, foi a coisa mais triste nos últimos tempos.

Comparilhe isso:

14 + comentários

  • Felipe 22 de outubro de 2013 - 15:57 Responder

    Esse cara é meu brother e acho que o colorado mais fanático que conheço.

    Em primeiro lugar, quero deixar claro que sou um daqueles mais indignados com a violência policial e tenho a clara opinião que se faz urgente a desmilitarização da polícia.

    Neste caso, me parece que o policial usou, sim, de força excessiva. No entanto, também me parece que houve algum tipo de confronto entre ele e o torcedor (que não é pequeno) e a situação não estava tão dominada assim.

    Também, pelo o que conheço do nosso amigo da foto, imagino que ele devia estar um pouco sem noção, em virtude de algumas boas sessões de esqui na neve…

    Acho que a sequência de fotos dos dois links abaixo pode esclarecer um pouco melhor a situação.

    http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-serie-a/gre-nal-fora-do-campo-tem-onibus-apedrejado-fogo-e-fratura-exposta,b8ebeaa2886d1410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2013/10/colorado-agride-gremista-na-entrada-do-centenario-e-e-detido-pela-policia.html

    • Fagner 22 de outubro de 2013 - 16:06 Responder

      Felipe, ele estava dominado. Algema e leva. Sem soco. Isso é completamente inadmissível. Ele não é só uma pessoa. É um oficial da brigada, um Major. Ele NÃO PODE FAZER ISSO.

      Saludos,
      Fagner

  • Felipe 22 de outubro de 2013 - 16:10 Responder

    Mas o pior de tudo é que ele mesmo está achando tudo super legal…

  • robimc 22 de outubro de 2013 - 16:14 Responder

    Antes de (PRÉ)julgar, é ncessário conhecer todo o contexto do acontecimento…uma foto, pode ter vários angulos.
    Note que a pessoa que leva o soco, tem apenas um dos braços dominado. não estou defendendo os policiais, e nem a pessoa que parece parcialmente subjugada…
    Acho somente, que independente, se policial ou cívil, nada justifica uma agressão…
    O torcedor, pacífico, que vai ao estádio apenas torcer, nada tem a temer dos tais “excessos” policiais…

  • elvis 22 de outubro de 2013 - 16:24 Responder

    isso mesmo a policia agem de uma forma despreparada violência de graça amanha tem uma decisão, certeza que pode haver problemas desse tipo então é bom ficar de olho

  • Borges 22 de outubro de 2013 - 16:25 Responder

    O cara não está dominado. O policial só está segurando ele pelo braço. Ele tem cabeça, o braço direito e as duas pernas para agredir o policial

  • maria candida dias 22 de outubro de 2013 - 16:27 Responder

    Agressão tem que parar tanto para gremistas como colorados isso tem que ter fim,nossa brigada ta ficando com fama ruim ,basta

  • JCBaldi 22 de outubro de 2013 - 16:53 Responder

    Não dá para comparar com o caso do Juliano. Lá houve excesso da BM.
    No caso aí, o cara entrou em conflito com a BM. Está na foto do link do Felipe. Está sujeito a apanhar. Aliás, se tu queres enfrentar a BM, que é a autoridade, a lei, tu tens que apanhar mesmo, lamento.
    Quem vai para o estádio buscando o conflito, encontra.
    Manda quem pode, obedece quem tem juízo, é um ditado antigo.

    E como disse o Felipe, o cara deveria estar alterado, que é o caso de quase todos que se envolvem em conflitos nos jogos.

    BM e torcedores cometem excessos, não há santos em nenhum dos lados. Torcedor que comete excesso é preso. BM sofre processo administrativo.

    Sobre conflitos, cheguei no Centenário sem ingresso, pq tinha ido fazer um concurso, que acabou sendo mais rápido do que pensei.
    5 minutos antes de o jogo começar, a Geral foi entrar no estádio. Aí começou a reclamar que estava demorando e exigir entrar na marra. Fica difícil entrarem 500 pessoas ao mesmo tempo numa entrada de 5m com 3 brigadianos. É culpa da BM que 500 torcedores resolvem entrar TUDO ao mesmo tempo? Não, né. Os torcedores têm que ajudar também. Aí ficam tudo nervosinhos pq o jogo já está rolando, mas a culpa também é deles, que ficam bebendo (e outras coisas) até a última hora. E, mesmo com a revista da BM, nunca fumei tanta maconha num jogo e aguentei tanto bêbado e/ou chapado do meu lado.

  • Fagner 22 de outubro de 2013 - 17:13 Responder

    JC, nada do que tu narrou justifica uma agressão de um agente do estado. E isso é uma agressão.

    Saludos,
    Fagner

  • Adriano 1903 22 de outubro de 2013 - 18:31 Responder

    Na boa, a brigada abusou, como na maioria das vezes, mas o cara tbem não é santo, bateu em um gremista, merecia levar o troco dos gremistas e não da brigada. Todo mundo sabe que a bm vai pro jogo só esperando uma chance de poder distribuir cacetadas…

  • Paulo_PoA 22 de outubro de 2013 - 19:04 Responder

    Fagner,

    tinha largado de comentar aqui mas … depois que vejo que tem babaca elogiando o comportamento da poliça??? Não deu pra segurar.

    Cancelei (C-A-N-C-E-L-E-I) meu título de sócio gremista e uma das coisas que aleguei (qdo pediram porque) foi essa estupidez e covardia da poliça.
    É exatamente como tu escreveu. Hoje é com um cara qualquer, amanhã posso ser eu.
    Ninguém se importa enquanto não for consigo mesmo.
    Eu sou da paz e tô fora! Não vou apanhar de quem pago o salário!

    Aliás, acho que a poliça tem muuuuita culpa nessas brigas. Foram eles que começaram a exigir a separação das torcidas. Pra acabar com isso, as torcidas TEM que ficar misturadas e reaprender a se respeitar. Pô o cara não pode ir com a namorada/esposa pro estádio, cada um com sua camiseta, por causa disso.
    A separação, óbvio, acirrou os ânimos pelo efeito psicológico de grupo!

    Eu, hoje só por rádio e/ou tv.

    Desculpa mas é isso, um sócio a menos.

    Abr.,
    Paulo

  • Felipe 22 de outubro de 2013 - 19:35 Responder

    Por sinal, Fagner, tu estás coberto de razão. Me ative muito ao caso concreto (até por conhecer a figura envolvida) e não vi a discussão maior aí.
    Abs.

  • Artur 23 de outubro de 2013 - 09:31 Responder

    explica isso pro bancario pai de familia que ficou cego de um olho porque era um torcedor de bem e nada deveria temer da policia!

    Infelizmente para a BM nao existe torcedores de bem. Na verdade nao exitem torcedores, e sim terroristas em atividade se reunindo em torno de uma causa. Para a Brigada qualquer pessoa que esteja se deslocando para um espetaculo esportivo eh um meliante em atividade ate que prove o Contrario, e isso se nao mudar, vai acabar com o publico esportivo no RS. A prova eh pegar todos os torcedores que vao ao estadio de trem e tem que passar por um corredor polones com brigadianos armados e intimidando os torcedores de bem. enquanto esta pratica continuar, ira acontecer “acidentes” onde eu tenho que ler o Coronel dizendo que vai averiguar se o sujeito que tomou um tiro no olho estava abaixado, pois os tiros de borracha deveriam ser atirados para o chao.

    Por mim a unica forma de acabar com o problema eh proibir a BM de chegar perto do estadio num raio de 5km e colocar seguranca privada onde eles tratem o torcedor como cliente e nao como bandido.

  • Graciano 23 de outubro de 2013 - 20:53 Responder

    Tem que processa o estado e esse brigadiano quer dizer esse marginal de farda.

  • Deixe uma resposta