Grêmio Libertador

ORDEM E PROGRESSO e a ordem dos fatores altera o resultado.

Começo dizendo que não quero parecer conservador, retrógrado ou saudosista. Também não quero entrar na onda de reclamação. Mas não quero me sentir acuado a ponto de não poder manifestar minha opinião ou dúvidas.
As notícias acabaram de surgir, as informações aparecem aos poucos e assim as dúvidas vão sendo tiradas.
A Arena já é uma realidade e trará muito progresso ao Grêmio mas em nome do progresso por muitas vezes na história vimos acontecer coisas das quais o ser humano não se orgulha muito. E pra não soar muito dramático vou dar um exemplo simples e atual. Em nome do progresso uma usina hidroelétrica será construída na amazônia, desmatando e desalojando.

Por muito tempo a presença da família nas arquibancadas dos estádios sugeriam uma tranquilidade, um lazer, um sinal de que o futebol não havia mudado tanto. Neste novo formato de assentos que teremos na Arena será muito difícil ver essa imagem com frequência. Com uma conta rápida e simples se vê porque. O local mais barato para o sócio será atrás da goleira acima da Geral. Esse local custará 93 Reais. Se eu for com minha esposa custará 186 Reais e se for minha filha, como de costume, 279 Reais. Até agora a informação OFICIAL que tenho é que crianças até 12 anos só poderão entrar de graça no setor da Geral. Vamos combinar que se tu quer ficar na boa vendo o jogo com a família a Geral não é o melhor lugar.

Hoje no Grêmio existem diversos planos que agora estão sendo condensados, reduzidos. Alguns deles permitiam dependentes e assim o sócio que já pagava a mensalidade poderia levar ao menos um familiar. Isso ajudava a não onerar demais o sócio.
Resolvi escrever este post pois acredito não ser o único nessa situação. Tenho vários amigos que terão que “se mudar” para se adequar a nova mensalidade.
Acredito que a visibilidade na Arena será infinitamente melhor do que a do Olímpico mas se não fosse melhor ver o jogo do centro de campo, onde hoje eu vejo, não teria o dobro de diferença no preço que terá.

Será que o raciocínio é este mesmo? Será que tem que ser a lei do Money Talk? Porque desta mesma maneira estão afastando o torcedor do dia-dia, aquele que está lá no Olímpico na chuva, no frio. Aquele que quando o autofalante anuncia 8 mil de público, está lá dentro gritando. Não precisa ser gênio pra ver que nesses jogos as cadeiras estão normalmente vazias e o anel inferior com o público. Imaginem agora este cenário na Arena? Todo esse público estaria concentrado em apenas um canto do campo ou no máximo nas diagonais.

Olhem onde foram parar os sócios remidos. É lá que tu que pagou o Olímpico por mais de 35 anos gostaria de continuar vendo os jogos?

Indo um pouco mais além, será que para o time isso é bom? Hoje naturalmente a torcida vai se espalhando e tomando espaço por todo campo. Assim criamos a sensação de caldeirão, assim damos o bafo na nuca dos caras. Assim se fez a mítica do Velho Casarão.

Tenho certeza que logo a coisa toda se flexibilizará. Por ainda estar muito incipiente vai causar alguns danos. Mas gostaria de ver o Progresso vindo sempre após a Ordem, principalmente a ordem de prioridades.

Comparilhe isso: