Grêmio Libertador

Poupar pra 2018: Grêmio eliminado 1×1 Novo Hamburgo

O Grêmio cometeu o disparate de colocar o time reserva para enfrentar o Guaraní na Libertadores. A justificativa era poupar os titulares para um jogo importante. Alguns consideraram respeito ao Novo Hamburgo. O time adversário já havia enfrentado de igual pra igual o Grêmio titular duas vezes. Porém, hoje se viu, era apenas arrogância travestida. Porque, oras, o Grêmio enfrentou o Novo Hamburgo TRÊS VEZES IGUAL. Não tinha como esperar um resultado diferente a não ser que acreditasse unicamente que o seu time era melhor e que isso ia trazer a vitória. E a arrogância custou caro pro “planejamento” gremista. Eliminado porque não quis ver que errou e não quis mudar nada. Tem mais é que levar choque.

Se a ideia era classificar, o Renato deveria ter feito OUTRA COISA nesse jogo. Mais uma vez jogamos como o time de 2016: com a bola, dando dois toques no máximo e tentando abrir a defesa do adversário girando de pé em pé, sem inversão de bola. Se não deu certo duas vezes, por que daria agora? Porque era o time titular? Tenha dó. O treinador chegou a dizer que o Grêmio jogou melhor que o Novo Hamburgo. Jogou sim, se não nos três confrontos, nos últimos dois com certeza. Mas não jogou tão melhor a ponto de dizer que o empate não foi justo em nenhum dos três jogos. E não era o Novo Hamburgo que precisava jogar melhor que o Grêmio. Nem melhor do que jogou os outros dois jogos. Se seguisse tudo como estava já estava ótimo, ia para as penalidades. Pênaltis não interessa folha de pagamento. É momento, é sorte, é determinação. Qualquer jogador que treine muito pode ser um bom batedor de pênaltis, mesmo sendo nada mais que mediano nos 90 minutos. Tem goleiro exímio cobrador de pênalti e que não farda na linha nem em time da segundona gaúcha.

O Grêmio jogou pouquíssimo outra vez porque foi MANJADO. Porque facilitou o trabalho do Beto Campos. Não tirou ele da zona de conforto. Não atrapalhou os dois melhores jogadores do adversário. Não deu preocupação para os defensores. Podia ter feito mais? Se tivesse acertado TODAS as bolas na goleira podia ter feito apenas QUATRO gols. PELA TERCEIRA VEZ. Se era necessário fazer dois gols para obrigar o adversário a correr atrás, tirar da zona de conforto, POR QUE NÃO MUDAR?

A escalação do time titular não deu resultado algum. O gol saiu num lance individual do Pedro Rocha que achou o Barrios que fez de fora. Uma das únicas jogadas de surpresa foi essa finalização de fora (que coincidência que entrou, né?). E o gol de empate saiu em cagada da bola aérea (outra vez). As mudanças foram Lucas Barrios no lugar do Edílson (lesionado), Arthur no lugar do Miller para segurar o resultado (ao invés de matar o jogo primeiro fazendo o segundo e obrigando o adversário a vencer) e, nos descontos, tirar o jogador mais experiente do Plantel, o Léo Moura, pra colocar o mais novo, o Lincoln. Que errou o pênalti, como era de se esperar. Assim como Pedro Rocha e, por último, Walter Kannemann. O Grêmio foi eliminado por uma enxurrada de erros crassos de planejamento, erros do treinador e completa ausência de cobrança de vestiário (que poderia enquadrar o treinador).

Lucas Barrios fez o gol que não serviu pra nada. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

O Grêmio jogou melhor que o Novo Hamburgo. Sim, tecnicamente tivemos 4 chances de gol para nós e eles só 2 (outra vez). MAS QUEM SE IMPORTA COM ISSO? O objetivo era classificar. O Grêmio FALHOU miseravelmente. Está eliminado. O Grêmio foi arrogante porque não viu seus próprios erros. Espero que aprenda algo com isso. Embora eu esteja completamente ciente que não vai aprender merda nenhuma.

(OBS: quem me conhece – tanto pessoalmente quanto aqui pelo Blog – sabe que eu não dou a mínima para o Ruralito. Tô cagando pro inter ser decacampeão dessa merda. Mas não tenho como escrever um texto sem estar irritado. Se a direção realmente queria o título deveria ter sido competente. Botar time reserva na quinta para fazer esse PAPELÃO de jogar EXATAMENTE IGUAL AO MODO QUE NÃO FUNCIONOU DUAS VEZES deveria ser motivo de pedido de demissão do responsável por esse absurdo).

Comparilhe isso: