Grêmio Libertador

Tem Alma

Feliz 2014, Grêmio. Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Então tá, está rerererererereinaugurado o estádio deles. Nesses anos todos dezenas de tentativas de colocar o Beira Rua acima da Arena foram inventadas. E conforme o tempo foi passando, uma a uma foi derrubada. O Beira Rua seria maior que a Arena, seria mais bonito, seria mais moderno, não seria “alugado”, seria mais confortável, seria isso, seria aquilo.

O tempo foi passando, eles foram caindo na realidade e aos poucos percebendo que sim eles teriam um excelente estádio, muito mais confortável, muito mais moderno e muito mais bonito. Mas todos esses “muito mais” em relação ao antigo estádio, sem querer comparar com a Arena.

Aí, numa atitude de desespero extremo, como era de se esperar, veio o tal de TEM ALMA. “Ah porque aqui tem a nossa história, porque a Arena é fria, é impessoal, não tem a cara da torcida tricolor.”

Em parte discordo disso, acho que nesse quase ano e meio de Arena a gente foi se ambientando, encontrando o nosso lugar, nos adaptando a essa nova realidade. Por outro lado, ainda que a passos curtos e lentos a OAS também foi se adaptando à torcida tricolor. Hoje me sinto mais a vontade na Arena, e percebo isso em muitas outras pessoas que também a frequentam com frequência. Ainda me emociono quando me deparo com um gremista pisando pela primeira vez na Arena. É bonito olhar os olhos desse torcedor percorrendo cada pedaço da Arena, se sentindo minúsculo dentro de toda a imponência que a Arena apresenta a cada um que pisa lá dentro.

Mas ainda faltam algumas coisas para que a torcida tricolor e a Arena se adaptem mutuamente e passem a ser um só. Falta por parte da OAS que ainda olha para os torcedores como clientes ou simplesmente público. Falta por parte de direção tricolor mais atitude junto a OAS e Brigada no que diz respeito a respeitar e preservar o jeito tricolor de torcer, liberando barras, papel picado por exemplo. Falta o time nos dar um título, de preferência decidido dentro da Arena para que a mesma comece a ter uma história pra contar. E falta ainda por parte do torcedor acreditar que a Arena vai ter uma história tão ou mais gloriosa que o Olímpico e lutar por isso.

Aí, meus caros, daremos fim a qualquer tipo de comparação que alguém queira estabelecer em relação a tudo que diz respeito a maior torcida do RS.

Comparilhe isso: