Grêmio Libertador

Tesão de menos, tesão demais

 

Confesso que esperava mais do Atlético MG (não somente hoje, mas ao longo do ano) e menos do Grêmio (hoje).
No início da temporada o Atlético era saudado como sério candidato ao título do Brasileirão. Um somatório de fatores gerava esta alta expectativa. Eles tinham Roger Machado na casamata. Tinham Fred e Lucas Prato e Robinho e Rafael Carioca e Victor e toda uma constelação de estrelas, seja jogando ou no banco. E ao longo do ano as negociações, se trouxeram perdas, também trouxeram boas reposições.
E foi este bom elenco que desembarcou na Arena para enfrentar o Grêmio. Não bastasse isso, o rol de atletas dos mineiros inclui diversos jogadores bem conhecidos aqui pelo estado. Essa lei do ex com frequência confirma sua lenda, e isso me causava um certo receio para hoje. Como tudo é contexto, e o do Atlético MG, tendo de reverter um placar adverso no jogo de volta da Libertadores semana que vem, não é dos melhores, o time que se viu em campo passou longe de ser titular.
Como tudo é contexto, e o nosso no momento é dos melhores, eu esperava menos do Grêmio hoje. Ao receber a escalação, bastante modificada, na notificação do aplicativo antes da partida, chamou-me a atenção os ocupantes da defesa, toda reserva, do goleiro ao lateral esquerdo. Por isso, eu esperava mais de um, e menos de outro.
No entanto, o que se viu com o apitar do árbitro foi um adversário que veio disposto a jogar como quem faz sexo sem tesão, por obrigação, sem tirar sequer as meias dos pés.
Curiosamente o primeiro ataque de perigo foi do Atlético. Valdívida, aquele mesmo, bateu uma falta de forma muito perigosa, obrigando o goleiro estreante Paulo Victor a mostrar porque o Grêmio foi buscá-lo e mandar a pelota para escanteio. A cobrança deste escanteio gerou um rebote, e o defensor atleticano furou de forma bisonha, deixando Luan à mercê de puxar um contra ataque-aula, que passou por Everton até o cruzamento da cabeça de Pedro Rocha. Eram 5 minutos de jogo e a falta de tesão dos mineiro virava broxada.
Dali em diante o que se viu foi um tricolor desfilando em campo, independentemente da escalação, e um Atlético que estava ali mas não estava, marcando do meio para trás, mas ainda deixando espaços, de forma meio preguiçosa e frouxa. O Grêmio que não tem nada com isso e joga da mesma forma com titulares, reservas, em casa, fora ou na lua, ampliou o placar ainda no primeiro tempo. Leo Moura recebeu belo passe de Luan na ponta direita e foi muito inteligente ao cruzar para trás, onde havia espaço, e não dentro da área onde a marcação era mais acirrada. O próprio Luan entrou de cabeça obrigando Victor a se esticar todo para buscar a bola no chão. A defesa, embora bonita e difícil, não foi suficiente, gerando como rebote uma bola mansa dentro da pequena área, bem aproveitada por Fernandinho, de bela atuação na partida. Terminávamos o primeiro tempo com 2 x 0 e a sensação que cabia mais.
No segundo tempo o Atlético esboçou uma reação mediante modificações do treinador. Robinho veio a campo substituindo Elder Santana, o atacante até então e de pouca participação. Por ser mais jogador, Robinho causou maior preocupação entre os zagueiros tricolores, tendo alguns lampejos do atacante da seleção que foi. Curiosamente isso ocorria com a bola em andamento, pois com a bola parada o próprio Robinho teve a chance de bater um pênalti ao final do jogo. O chute saiu no meio, alto, e nosso goleiro mais uma vez distribuiu cartões de visita. Esperando a cobrança sem escolher canto, teve o trabalho de apenas pular e mandar a bola para escanteio.

Resultado, 2 x 0, vitória tranquila, time com estima em alta, 3 pontos na conta, e seguimos a 8 do líder Corinthians, campeão do primeiro turno e ainda invicto. Acho difícil, mas isso já é material para outro texto.

 

GRÊMIO: Paulo Victor; Leo Moura, Bressan, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Arthur, Maicon (Jailson), Fernandinho, Luan e Pedro Rocha (Lincoln), Everton (Patrick).

ATLÉTICO MG: Victor; Alex Silva, Bremer, Matheus Mancini e Leonan; Roger, Romulo Otero, Adilson (Marlone), Yago e Valdívia (Pablo); Elder Santana (Robinho)

Fonte: Flickr Grêmio oficial

Comparilhe isso: