Grêmio Libertador

Torcida do Grêmio: Um caso de estudo

É um fenômeno da natureza que não encontra explicação, assim como muitos fatos da história gremista. Quebrando todos os paradigmas da relação entre conquista de títulos e atração de público, a torcida do Grêmio não para de crescer.

É isso que mostra a prévia da nova pesquisa do Datafolha divulgada ontem. Há 11 anos sem a conquista de um titulo de expressão a torcida do Grêmio passou de 3% para 4% da preferência dos brasileiros. É o único clube entre os que tiveram crescimento no número de torcedores que não levantou nenhum caneco nos neste período.

Mais do que isso: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, que são os times a frente do Grêmio, conquistaram pelo menos um título nacional ou internacional em período bem recente. Destes, só o Flamengo perdeu fãs, nem personagem principal em novela das oito salvou.

Pesaria como mais um obstáculo para esta acessão da torcida tricolor os recentes títulos do rival, ou seu surgimento para o mundo do futebol. Nem o mais otimista de nós deixaria de concordar que isto faria que o rival avançasse gradativamente. Mas essa modinha acabou nunca pegando. Outro mistério.

O Grêmio precisa estudar esse fenômeno e conhecer melhor o seu público. Fica evidente que uma torcida tão crescentemente fiel tem padrões de pensamento e comportamento muito peculiares. Passa por aí um sucesso maior do trabalho do quadro social. E a resposta que o Grêmio tem que dar para uma torcida literalmente fenomenal como a sua, com certeza não é a elitização do clube.

UPDATE: Encontrei dados mais completos da pesquisa, o que só aumenta as peculiaridades da torcida gremista e derruba um mito muito propagado pelo marketing rival: o do CLUBE DO POVO. Outras curiosidades: Nenhum outro clube domina tanto uma região do Brasil como o Grêmio no sul. E é o PT o partido com mais simpatia na torcida gremista. Vale a pena a análise mais completa, AQUI.

Comparilhe isso: