Torcida do Grêmio: Um caso de estudo

0 Postado por - 16 de dezembro de 2012 - Artigos

DATA

É um fenômeno da natureza que não encontra explicação, assim como muitos fatos da história gremista. Quebrando todos os paradigmas da relação entre conquista de títulos e atração de público, a torcida do Grêmio não para de crescer.

É isso que mostra a prévia da nova pesquisa do Datafolha divulgada ontem. Há 11 anos sem a conquista de um titulo de expressão a torcida do Grêmio passou de 3% para 4% da preferência dos brasileiros. É o único clube entre os que tiveram crescimento no número de torcedores que não levantou nenhum caneco nos neste período.

Mais do que isso: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, que são os times a frente do Grêmio, conquistaram pelo menos um título nacional ou internacional em período bem recente. Destes, só o Flamengo perdeu fãs, nem personagem principal em novela das oito salvou.

Pesaria como mais um obstáculo para esta acessão da torcida tricolor os recentes títulos do rival, ou seu surgimento para o mundo do futebol. Nem o mais otimista de nós deixaria de concordar que isto faria que o rival avançasse gradativamente. Mas essa modinha acabou nunca pegando. Outro mistério.

O Grêmio precisa estudar esse fenômeno e conhecer melhor o seu público. Fica evidente que uma torcida tão crescentemente fiel tem padrões de pensamento e comportamento muito peculiares. Passa por aí um sucesso maior do trabalho do quadro social. E a resposta que o Grêmio tem que dar para uma torcida literalmente fenomenal como a sua, com certeza não é a elitização do clube.

UPDATE: Encontrei dados mais completos da pesquisa, o que só aumenta as peculiaridades da torcida gremista e derruba um mito muito propagado pelo marketing rival: o do CLUBE DO POVO. Outras curiosidades: Nenhum outro clube domina tanto uma região do Brasil como o Grêmio no sul. E é o PT o partido com mais simpatia na torcida gremista. Vale a pena a análise mais completa, AQUI.

Comparilhe isso:

10 + comentários

  • Antonio Martinez 16 de dezembro de 2012 - 20:52 Responder

    Execelente!

  • Miguel 16 de dezembro de 2012 - 21:08 Responder

    Acho que deveria ser estabelecido como meta interna o aumento de colocação pro 4º lugar nos próximos 10 anos. Mediante expansão da marca(parar com essa passividade atual) e conquista de títulos. Afinal, mesmo sem títulos, tivemos aumento. Imaginem o potencial de crescimento em uma década vitoriosa(e devidamente explorada comercialmente).

  • Antonio Martinez 16 de dezembro de 2012 - 21:09 Responder

    Excelente diagnóstico!

    Que esse aumento de torcida reflita-se em aumento de sócios para mantermos nossa nova casa sempre um caldeirão!

    da-lhe Grêmio

  • rama 17 de dezembro de 2012 - 10:38 Responder

    Depois da entrevista estupida e burra que o ex-idolo gremista Koff, deu para os jornais, fica comprovado que o mesmo não tem mais condições mentais para presidir o grêmio, simplesmente ele acabou com qualquer esperança de titulos, uma pena, esperava que com ele seriamos campeões, mas vejo que só voltou por birra com burro do odone, na maioria das vezes se não se tem nada de bom pra falar é melhor ficar quieto, pois foi isso que o koff perdeu uma boa oportunidade de ficar quieto!!!
    É uma vergonha que o presidente de um clube queira acabar com o clube, pois é isso que o gaga do Koff esta fazendo, é no minimo falta de respeito para com o torcedor, quem é que vai querer ser sócio de um clube onde o presidente só faz reclamar e dizer que só tem problemas, que absurdo, mentiu durante a campanha pra se eleger, agora não tem investidores nem nome no cofre, só amarguras é o que ele tem dado ao torcedor, deveria é dar um entrevista pedindo desculpas ao torcedor isso sim, isso não se faz, o que ele esta fazendo é acabar com a esperança do torcedor, uma das poucas coisas que ainda nos resta, pois titulos faz tempo que não vejo, e com essas declarações burras e revanchistas, não tem como acreditar que iremos ganhar alguma coisa, que gaste seu tempo atras de reforços, e não ajudando aqueles que tanto nos odeiam, a imprensa, sim ela nos odeia e muito, somente os muito burros é que ainda não notaram, pois nos anos 80 e 90, nós massacramos e agora eles querem nos destruir, pois só tem ódio contra o grêmio, e ai o velho vai la é da essa entrevista, sinceramente pra mim fica só a indignação com a falta de respeito para com o torcedor e para com o sócio, vergonha é isso que tenho para koff hoje!!!

  • Tomaz 17 de dezembro de 2012 - 11:07 Responder

    Acho que a intenção dele foi frear um pouco nossas expectativas: não é porque agora temos a Arena, nem porque em suas gestões anteriores levantamos canecos que vamos sair ganhando tudo em 2013. Eu gosto de gestores realistas, que preferem aparecer pouco. O que a nova direção tem que fazer a curto prazo já sabe: reforços e ganhar essa pré pra nos pôr na libertadores de fato. Deixemos que trabalhem. valeu Odone, tu tambem fez coisas boas, mas era hora de oxigenar. valeu!

  • Gustavo 17 de dezembro de 2012 - 11:41 Responder

    pode ate ter sido a intenção, mas oq ele vai conseguir é desmotivar o torcedor! o povo todo animado com a arena, tendo esperança de uma nova era.. e o cara que é pra fomentar tudo isso, pra incentivar e botar fogo na torcida, simplemente da uma declaração dessas, que so serve pra destruir todo esse clima e dar motivo de flauta pra colorido… isso ja estragou a minha semana e possivelmente acabou o 2013 antes de começar…

  • heraldo 17 de dezembro de 2012 - 12:08 Responder

    170 milhoes de brasileiros, 3% de GREMISTAS=5.100.000
    178 milhões de brasileiros=7.120.000.
    crescer sem midia, sem markteing, e sem titulos.
    Não gosto do koff, mas precisavamos de oxigenação, não gosto da bipolradidade eleitoral tambem, mas acho que é melhor não ficar nas expectativas de negociação de um messi, e vir um amoroso, do que não esperar nada e vir um conca.

  • Daniel Souza 17 de dezembro de 2012 - 12:39 Responder

    Eu entendi a intenção do Koff, acho que ele deveria ter feito de maneira diferente.

    Ele tem muita razão no que disse a respeito do entrar $$$ pro futebol do Grêmio pela Arena. Ele entende que vai entrar grana mesmo depois de 7, 8 anos.

    Concordo bastante no que ele disse a respeito do que a OAS vai ganhar com o Grêmio e o que o Grêmio vai ganhar com a OAS. É muito desproporcional a favor da OAS. E tudo isso só é possivel porque tem a marca Grêmio envolvida. Deveríamos ter negociado melhor.

    Acho que um pouco é em resposta a uma entrevista que dizem que saiu na Placar com o Odone dizendo que agora que a Arena ta pronta ta barbada de conquistar taças.

    Taí o Corinthians sem estádio campeão do mundo, LA, Brasileiro e Copa do Brasil. Fluminense bi campeão Brasileiro nos últimos 3 anos. Santos joganda na Vila/Pacaembú campeão da Copa do Brasil, Libertados e Recopa.

    Com o time desse ano não ganharíamos títulos na Arena, com do ano passado também não. Aliás, não ganhar nem Gauchão a desculpa não pode ser porque jogávamos no Olímpico.

    ==================

    Quanto ao assunto da coluna eu entendo que por passarmos por uma fase muito vitoriosa num período de 8 anos combinado com um jejum de títulos inacreditável do nosso rival a nossa torcida aumentou muito nesse período. Toda uma nova geração de gremistas surgiu. Assim como acho que vai refletir mais pra frente o aumento da torcida do Inter pela fase boa que tiveram recente.

  • Tarsis Salvatore 18 de dezembro de 2012 - 19:00 Responder

    Isso não me surpreende. O mistério reside no PORQUÊ o Grêmio recebe menos patrocínio do que muito time e o mesmo patrocínio do segundo time citadino, se tem mais torcida? Alguém, por favor, me explique de forma bem embasada.

  • Lucas 12 de janeiro de 2013 - 04:09 Responder

    Não viajem, sou Colorado… respeito a matéria feita pelo dono…. mas parem de pensar que a torcida do gremio tá crescendo agora…. o q acontece é q os novo torcedores gremistas q entraram na pesquisa e reforçaram o o time de vcs nas pesquisas.. são aquelas crianças tricolores da era ronaldinho, marcelinho paraiba, centenario do gremio e pra ajuda o Inter em má fase sem ganhar nada na época…. a criançada do gremio cresceu e entrou pras pesquisas de maneira mais forte e manteve o time da azenha com a mesma posiçao de torcida…. Outra coisa, os titulos do Inter vai fazer diferença sim para o recrescimento da torcida colorada… só q são crianças crescendo e entrando nas pesquisas…. e esse resultdo vai aparecer daqui uns 5 anos !

  • Deixe uma resposta