Grêmio Libertador

Um Grenal por 2 campeonatos

Há pouco mais de um mês, no dia 1º de julho, fiz uma projeção sobre as 7 partidas que faltavam pra encerrar o 1º turno. Nela disse que, vencendo os 4 jogos em casa e 1 fora, poderíamos terminar a primeira metade do campeonato com 38 pontos. O problema é que, faltando 3 rodadas, essa pontuação já está fora do nosso alcance. Depois de bater o respeitoso Vasco na Arena, fizemos apenas um ponto em nove disputados. Duas derrotas no Rio, onde não perdíamos há séculos, e um empate em casa com o Sport com goleiro em noite iluminada nos afastaram dos ponteiros.

A sequência de jogos quartas e domingos escancarou a falta de elenco, sem falar que tivemos que parir uma bigorna para passar do Criciúma na Copa do Brasil, o que colaborou ainda mais com o desgaste dos jogadores. Se temos titulares contestados, o que tem vindo do banco também não são unanimidades. Pro Grenal, se projeta o retorno de Grohe, Marcelo Oliveira e Giuliano. Por outro lado, a expulsão no sábado tirou Wallace clássico e tudo indica que Roger vai optar pelo EDIMO.

Com um time organizado e elenco limitado, o que pode nos dar um novo gás é o fator anímico. Vimos como o time cresceu nos primeiros jogos com o Roger pela confiança que ele passou pros jogadores, especialmente os mais jovens. Por isso, precisamos voltar a vencer o quanto antes e a retomada tem que vir no Grenal. Uma vitória no clássico representa bastante pro nosso 2015, mesmo que a gente saiba que o caneco nesse Brasileirão não passa de uma utopia. Vencer o Grenal arruma a casa e dá confiança, tanto pra torcida quanto pros jogadores. Faz também a torcida fechar com o time, o que é decisivo pra conquistar a Copa do Brasil, que deve ser nosso foco (por falar nisso, amanhã, dia 4, tem o sorteio das oitavas de final).

Uma vitória no Grenal, além de nos ajudar, tem tudo pra tumultuar as coisas pro lado de lá. Aumenta a pressão sobre o técnico e a direção que deu all-in na Libertadores. Se entrarem em turbulência, pode ser que tenhamos um adversário a menos na CdB.

Enfim, o clássico do próximo domingo é pelo Brasileirão mas vale bem mais porque respinga na Copa do Brasil.

Comparilhe isso: