Grêmio Libertador

Vitória magra, vantagem gorda

O retorno para a parte final da temporada do Grêmio foi ótimo pela atuação do primeiro tempo e pelo resultado. Foi um show de movimentação e boas oportunidades do tricolor durante toda a etapa inicial. O que não condiz com a vitória magra, já que conseguimos fazer apenas um gol.

A coisa seria outra se o Giuliano estivesse com o pé na forma. A primeira chance foi do Luan, bem defendida pelo goleiro deles. Mas, logo em seguida, grande subida do Marcelo Oliveira, cruzando pra trás e o nosso oito perdeu um gol sem explicação. Aí duas chances deles (incluso uma bola na trave) e voltamos a comandar a partida, à partir dos quinze. Mais posse de bola, mais chegada, mas muitas bolas espirradas, muito escanteio. Tanto que Bobô também conseguiu perder um gol onde cabeceou sozinho (e reclamou puxão).

E foi noutro deles que saiu o gol. O Grêmio adiantou a marcação em cima do Werley, que mandou pra escanteio, provavelmente mirando a lateral (e falou, né, como sempre). Cobrança do Douglas, outra falha da marcação (David Braz reclamando de ser empurrado ao invés de assumir a falha foi vergonhoso) e gol do Bressan, sem pular, sem dar chance para o goleiro deles.

Bressan fez o gol. Foto do Lucas Uebel/Grêmio Oficial (via Flickr)

Na volta para o segundo tempo, poucas mudanças no panorama do jogo. Até se iniciarem as alterações do Santos. Colocaram um centroavante de área e passaram o Gabriel pro nosso lado fraco (as costas do Oliveira). O jogo, que já era Grêmio x Lucas Lima ficou ainda mais assim. Toda a vez que ele recebia ficava sem opção, avançava, e qualquer toque nele era falta. Aí acabaram crescendo. Entrou, então, o Pedro Rocha, pra tentar ajudar ali, já que o Luan não conseguia.

E foi o nosso sopro de algo na segunda etapa. Primeiro em uma enfiada primorosa do monstro Wallace para que o 32 chutasse em cima do goleiro. Depois, em uma bola enfiada do Douglas, o guri limpou bem o lance e arrematou pra fora. Ainda antes da saída do nosso meia, outra boa chance perdida: enfiada no Douglas, o zagueiro conseguiu chegar antes. Mesmo com a vantagem para o nosso 10, Giuliano tentou arrematar de primeira e atirou a bola longe mais uma vez.

Aí foi a hora de ir pro abafa. O Grêmio recuou, não conseguia marcar e muitas bolas acabaram indo para a nossa linha de fundo desviadas em escanteio. Entraram o Maxi e o Moisés pra tentar ter mais posse, mas os ataques que fizemos foram pelas pontas, sem ninguém no meio. Faltou um pouco de inteligência para levar a bola pra linha de fundo, pra cavar escanteios ou simplesmente enrolar na bandeirinha de escanteio.

De negativo, a movimentação do Maicon, muito abaixo. Tomara que seja apenas falta de ritmo de jogo. A pontaria do ataque também podia ser melhor. E o time cansou claramente no final do jogo. Giuliano estava estafado, Douglas babou na gravata, Luan também. Mas o resultado está lá, na tabela. Agora a distância é a mesma pro Corinthians, líder, do quarto colocado, o próprio Santos. Logo, se é impossível ser campeão, também é impossível sair do G-4. Né?

Comparilhe isso: