Grêmio Libertador

De virada: Grêmio 3×1 Ponte Preta

Hoje foi o dia da virada. Algo que fazia tempo que não víamos. Nesse ano, em casa, nessa competição, ainda não tinha acontecido. E foi como deveria ser: radical, forte e dramática. Mais ou menos como a virada do tempo. Ontem todos estavam de mangas curtas em um dia agradável de primavera com seus 20 e tantos graus e limpo. Hoje cerca de 20 mil encasacados gremistas estiveram na Arena para ver o tricolor voltar a vencer.

Depois de duas derrotas consecutivas em casa nada melhor que uma virada naquela vibe. Se o Corinthians soube nos controlar e pouco criamos, o caso não se repetiu contra o Avaí. Mas o resultado negativo, sim. Era provável que a Ponte fosse um adversário intermediário. Marcando igual, mas sem a qualidade do Corinthians e sem a sorte do Avaí. E a coisa parecia mesmo que seria assim. Com a escalação ideal pressionamos e obrigamos o Aranha – vestido igual a um marca texto, provavelmente ação de marketing do patrocínio da manga – a fazer duas boas defesas ainda antes dos 30.

Porém, logo em seguida, o jogo deu uma virada. Num lance despretensioso na linha de fundo, Lucca cruzou e o Thyere, mais uma vez, acabou desviando a bola para o gol. 0x1 em casa, já vimos esse filme. Mesmo jogando melhor, já vimos esse filme. Contra um adversário que só queria defender, já vimos esse filme. E o primeiro tempo terminou assim. Com o time sem quebrar as linhas do adversário e só tendo opção de chutar de fora, já vimos esse filme. E sem chutar, porque tava tudo obstruído, já… bem, vocês entenderam.

Na volta para o segundo tempo o Renato, que já tinha visto aquele filme tanto quanto a gente, resolveu pular logo para a parte da ação. Entrou o Fernandinho no lugar do Arthur. Eu queria que o Grêmio tivesse um Lincoln em campo para quebrar aquelas linhas com passes. E eis que quem fez isso foi o Ramiro. A virada nas ações veio justamente da sua mudança de posição. Hora correndo com a bola ao invés de passar curto, hora fazendo a bola correr com belos passes longos igual ao Maicon, o camisa 17 bagunçou toda a defesa do adversário.

As linhas abriram. A de zagueiros ficou mais perto do gol pela possibilidade de bolas em velocidade no 1×1 de Luan, Barrios, Pedro Rocha e Fernandinho. A de volantes tentou se adiantar para pegar o insistente Ramiro. Aí, junto com marcação alta, viramos o jogo. Primeiro com uma jogada de GÊNIO do Pedro Rocha, que deu um balãozinho de calcanhar no seu marcador e tocou para o Barrios que jogou pras redes. Mas, efetivamente, a virada veio de um pênalti meio mandrake no Fernandinho. Nada de muito grave, já que o juiz sonegou um claro numa tentativa de cruzamento do Edílson, que claramente bateu na mão do zagueiro. Barrios fez aquilo que eu queria ver nos outros dois que perdemos: bateu forte, alto e acabou acertando no ângulo.

Aí o que virou foi a atitude da Ponte. Atrás do placar, desfez a retranca e tentou ir pra cima. Ninguém mais tinha dores, ninguém mais tinha motivos pra reclamar. Ninguém rolava pedindo atendimento. E ninguém mais assustou o Grêmio desde que o Lucca acertou um belo chute de fora da área pra boa defesa do Grohe. E aí foi a vez do Grêmio se concentrar em contra-atacar. Aos 42 veio o tiro de misericórdia. Em uma grande troca de passes que veio da direita, Luan recebeu no meio do campo. Viu a entrada em profundidade do Ramiro que escorou para o Everton fuzilar de cabeça e fechar o placar. Um golaço.

No meio desse monte de viradas, a única coisa que ainda não virou foi o disco. Ainda tem quem diga que tem raiva do Aranha desde 2014. Como se a culpa fosse dele. Preconceituoso é o gremista que entra em campo preparado para vaiar alguém que não deu motivo algum para isso. Não quem foi magoado pela ofensa. Ele pode dizer o que quiser da torcida do Grêmio enquanto seguirem dando razão pra ele. E foi o caso hoje. Outra vez. Ele não é obrigado a perdoar ninguém. Ainda mais se aquele grupo segue machucando ele de graça.

Quando vamos virar uma torcida que não é racista DE VERDADE?

PS: se tu acha o teu “direito de vaiar” um adversário maior que isso acho que tu não te deu conta do que está envolvido. E isso é racista sim. Se não no ato, no dar justificativa pros racistas. Não seja um desses.

Comparilhe isso: