Um campeonato possível

4 Postado por - 21 de maio de 2016 - Artigos

Uma vitória contra o Flamengo, amanhã na Arena, é extremamente necessária para o Grêmio começar a se reconciliar com a torcida. Precisamos perceber que o time está afim de recomeçar 2016.

Acredito que o Roger ainda é um treinador para campeonatos de pontos corridos. Que com mais experiência, apesar da calma do nosso treinador – que tanto ajuda em algumas situações -, o cara vai desenvolver um senso de urgência que ainda está faltando para reagir a problemas que precisam ser resolvidos no curto prazo.

A nossa sorte é que o Brasileirão é feito com essa fórmula. E o Grêmio têm entendido ela cada vez melhor nos últimos 10 anos. Ficamos 6 vezes entre os 4 melhores, amargurando 2 vices, um deles que me dói até hoje (Roth mandou lembranças). Isso nos dá um título? Não. Mas têm nos dado experiência de como as coisas funcionam. Roger fez um bom campeonato no ano passado e acredito que vá repetir isso nesse ano.

Precisamos de reforços? Muito. Não concordo com a contratação do Edilson, mas já aconteceu. O cara já chegou e especula-se que vá estrear amanhã. A direção procura mais dois zagueiros pra compor o grupo e, na minha opinião, precisamos urgentemente de um lateral esquerdo e mais um volante seguro.

Estou no modo “Deixa o homem trabalhar” em relação ao Alberto Guerra e estou no aguardo de novas contratações.

12esp50_2105-1498101

Edilson treinando sexta-feira. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Para amanhã, temos a volta do Geromel, a despedida do Bolaños (que se ausenta para disputar a Copa América) e a possível estreia do Edilson. Sheik está fora do jogo, pelo lado do Flamengo.

A provável escalação do Grêmio é: Grohe; Edílson (Ramiro), Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Luan e Bolaños; Bobô.

O jogo é amanhã, às 16h, na Arena. Tem promoção. Vejo vocês lá!

Pra cima deles, Tricolor!

 

 

Comparilhe isso:

9 + comentários

  • Rodrigo 21 de maio de 2016 - 17:05 Responder

    Em 2008, mesmo com uma equipe limitada, conseguimos fazer uma baita campanha, e só não conquistamos o título porque o São Paulo deu uma arrancada absurda no segundo turno (sim, talvez alguns ainda não tenham se dado conta, mas há sempre adversários qualificados nas competições que o Grêmio disputa). Mesmo assim, fomos até a última rodada brigando pelo caneco. Então, eu pergunto: Qual a necessidade de culpar o Roth pela perda do título? Insistir nesse tipo de mistificação não nos ajuda em nada. Já se tornou intolerável essa mania de eleger dois ou três culpados a cada derrota ou eliminação. Os problemas do Grêmio, todo mundo sabe, são estruturais. Aquele time de 2008, apesar de todas as limitações, honrou a camisa como poucos nos últimos anos. E, se chegou aonde chegou, foi também graças ao bom trabalho do Roth.

    • Ezio 21 de maio de 2016 - 17:12 Responder

      Rodrigo na boa. Se o treinador daquele time fosse o Muricy o GREMIO teria levado com sobras aquele campeonato. Mto daquela perda passou pela mão do Roth. Ex.: A insistência dele em querer enfiar o Souza no meio-campo sendo que só tinha lugar pra ele na lateral (“colocar o Souza na lateral é um desperdicio” lembro até hj de suas palavras). O meio daquele time funcionava como um relógio não tinha que mexer. Outra pérola dele foi inventar o Orteman de volante sendo que ele é meia atacante. COmo não era da função invariavelmente os adversários faziam a festa em cima dele. O time de 2008 não era tão limitado assim. Os fracos eram as laterais (tal qual hj).

      • Rodrigo 21 de maio de 2016 - 23:36 Responder

        Ezio, o que eu sei é que naquele campeonato o Grêmio fez uma pontuação espetacular no primeiro turno (a melhor da era dos pontos coridos até aquele momento), e no segundo turno o São Paulo conseguiu algo impensável: fez uma campanha ainda melhor do que do Grêmio no primeiro. É claro que o Roth cometeu erros, como todos os técnicos cometem, mas dizer que perdemos o título por culpa dele me parece exagero. Com o Muricy teríamos sido campeões? Provavelmente, afinal, o cara era simplesmente o melhor técnico do Brasil naquele momento. Não tenho grande admiração pelo trabalho do Roth, mas acho injusto crucificá-lo dessa forma. A campanha do Grêmio no segundo turno foi razoável, em condições normais seria suficiente pra garantir o título (tanto que o Grêmio se manteve à frente de todos que estavam na cola dele no primeiro turno), mas infelizmente o São Paulo disparou de forma arrasadora. Se construiu, em torno desse Brasileiro de 2008, uma narrativa trágica que a meu ver não corresponde à realidade.

        • Ezio 22 de maio de 2016 - 08:46 Responder

          Concordo que não foi somente o Roth o culpado, um outro fator que pegou e mto (por sinal se alguém aqui tem algum cargo no clube sugiro que martele isso no ouvido de alguem lá dentro) foram ter sido feitas eleições em OUTUBRO com o campeonato AINDA EM ANDAMENTO. Todos sabem que eleição pode significar mudança de diretoria e fica aquela intranquilidade sobre quem fica e quem sai. Pq não se faz como em qq clube (e no GREMIO tb era assim) de se marcar eleição pra depois que os campeonatos acabarem ? Creditar o titulo de 2008 a somente a “arrancada do SPFW” me parece mto simplista, o GRÊMIO perdeu aquele campeonato pra ele próprio.

    • Julia 23 de maio de 2016 - 15:51 Responder

      Rodrigo, eu gosto bastante do Roth. Como técnico, acho que ele é um dos melhores pra início de ano, arrumar um time desestruturado e coisas do tipo. Mas acho que ele não tem paciência e, por isso, normalmente os times dele caem de rendimento depois de uns 5 meses jogando junto. Ele fez um grande trabalho em 2008, mas acho que se perdeu na reta final, sim. Concordo com o Ezio que as eleições atrapalharam muito também.

      Outro detalhe que comentei ontem na Arena com amigos: o Roth tinha uma defesa muito boa (os laterais eram horríveis, mas era uito difícil a gente levar gol) com dois volantes que jogaram o fino da bola naquele ano e o meio funcionava. O nosso ataque era de chorar (Marcel, Perea, Soares, Morales, Reinaldo…), mas com a tranquilidade de que a gente não levaria gol, eles garantiam um 1×0 com gol de nuca e era isso.

      Atualmente, temos bons atacantes e um monstro na zaga que não pode ser culpado pelos gols que levamos, mas a real é que a nossa defesa não tá funcionando. Acho que tem que começar a arrumar tudo por aí.

  • Ezio 21 de maio de 2016 - 17:06 Responder

    Edilson é anos luz longe do lateral dos nossos sonhos mas fica a pergunta. Tem melhor ? Até tem, as informações é que o Zeballos é excelente mas deixamos o cavalo passar encilhado porque “não dava pra inscrever na Libertadores”. Paciência vamos com o Edilson mesmo foi o que sobrou. Esperamos que agora que o Roger vai começar o campeonato do zero que dê pra ganhar o titulo. Pra pts corridos o fator motivação não tem tanto peso. É só seguir a receitinha de ganhar o máximo possivel em casa e perder o mínimo possivel. A chinelagem de Itaquera ganhou em 2015 perdendo somente 5 partidas de 38.

  • joao luiz feijo 21 de maio de 2016 - 22:31 Responder

    perdemos o campeonato mais ganho da historia tinhamos o amarelao do vitor que no jogo contra o goais no olimpico tomou dois gols inacreditaveis e tomamos a virada ali foi o divisor de aguas

  • Teresinha de Vargas 22 de maio de 2016 - 01:51 Responder

    Na minha humilde opinião, acho que quando trabalhamos em equipe os resultados devem ser atribuídos a todos os que compõem está equipe . Por isso é uma equipe e temos que trabalhar unidos e comprometidos, se queremos ter resultados positivos. Em um time de futebol nem sempre os resultados dentro de campo tem a ver com quem esta jogando e sim com quem está fora dele. Por isso em um time engloba todo o departamento de futebol nesta equipe. Infelizmente quem critica, não procura saber para analisa correto os fatos e sempre sobra para o treinador e os jogadores.

    • Julia 23 de maio de 2016 - 15:54 Responder

      Teresinha, vou repetir o que respondi para o Rodrigo ali em cima..

      Eu gosto bastante do Roth. Como técnico, acho que ele é um dos melhores pra início de ano, arrumar um time desestruturado e coisas do tipo. Mas acho que ele não tem paciência e, por isso, normalmente os times dele caem de rendimento depois de uns 5 meses jogando junto. Ele fez um grande trabalho em 2008, mas acho que se perdeu na reta final, sim. Concordo com o Ezio que as eleições atrapalharam muito também.

    Deixe uma resposta