A Libertadores mudou

0 Postado por - 3 de outubro de 2016 - Artigos

Confirmadas as 7 vagas para brasileiros na Libertadores de 2017, começam as contas para ver o que o Grêmio precisa fazer para estar lá. É claro que o que todos querem é ganhar a Copa do Brasil. Eu estou nesse grupo. Mas também podemos tentar a vaga pelo Brasileirão e acho que não devemos desistir desse campeonato até passarmos pelo Palmeiras, de vez, na outra competição.

O novo formato da Libertadores tem o campeonato começando no final de janeiro ou início de fevereiro e terminando no final de novembro ou início de dezembro. Os Clubes deverão planejar o ano de forma diferente e as equipes terão que investir em seus ELENCOS. Serão muitas competições com possibilidade de participação dos clubes. A Sul-Americana também mudou e irá acontecer de julho à dezembro e receberá 10 times eliminados da Libertadores, além dos que iniciaram o campeonato.

Fonte: globoesporte.com

Fonte: globoesporte.com

Ainda sobre a Libertadores, Argentina, Chile e Colômbia também ganharam mais uma vaga cada na competição. A Copa que antes tinha duração de 27 semanas, agora terá 44 semanas. Ou seja, será uma longa caminhada até a Final. Um planejamento excelente deve ser feito na parte da preparação física, pois se tem gente achando o calendário atual desumano, imagina em 2017, né?! Vai ser puxado e o time tem que estar preparado.

Atualmente, o Grêmio se encontra no meio da tabela, na 9ª colocação com 40 pontos. O sexto lugar, o Atlético-PR, está com 42 pontos, 2 pontos de distância, apenas. Porém, o campeonato está bem embalado e temos acima da gente Corinthians e Botafogo com 41 pontos e abaixo Ponte Preta e Chapecoense com 39 e 38 pontos, respectivamente. Nas últimas 10 edições do Brasileirão o sexto colocado ficou com pontuação entre 54 e 61 pontos, sendo que em metade das vezes o 6º colocado terminou o Campeonato com 59 pontos.

tabela-6colocado10anos2-01

Faltando 10 rodadas para o término do Brasileirão, o Grêmio precisaria de, no mínimo, 5 vitórias para ter chance de chegar a esses 59. Em 2013, na 28ª rodada, o Vitória tinha os mesmos 40 pontos do Grêmio na sexta colocação e terminou o campeonato com 59 pontos, no 5º lugar. Então, é possível, mas o Grêmio tem que querer. Não dá pra jogar de visitante só pra cumprir tabela.

Essa mudança é a motivação que faltava pro Grêmio não largar o Campeonato Brasileiro de mão.

Outra mudança na Libertadores é que ela deverá ter a final em campo neutro. Eu não curti essa mudança. Não me imagino assistindo uma final de Libertadores entre Grêmio x Boca, por exemplo, no Equador. Não faz sentido pra mim. Dizem que essa ideia é pra levar a final da competição pros Estados Unidos em um futuro próximo. Continuo achando ruim. A América do Sul é conhecida pelo jeito apaixonado de torcer e impor dificuldades às torcidas pra conquistar “novos territórios” é falta de respeito, na minha opinião. Não precisa ser tudo igual à Champions League!

Enfim, a Libertadores e a Sul Americana mudaram e 2017 vai ser um ano de teste. E aí o que acharam?

Comparilhe isso:

3 + comentários

  • Mano 3 de outubro de 2016 - 21:38 Responder

    Mas olhando a pontuação dos últimos 10 anos, na boa, não acho que o Grêmio chega nos 54 pontos do jeito que está jogando.

  • Félix Nuñez 3 de outubro de 2016 - 21:51 Responder

    Pra não ter qualquer risco quero mesmo chegar nos 46. Depois o que vier é lucro. Com a vontade que o Grêmio joga fora é difícil chegar nos 59. E quando temos 3 desfalques o time vira um arremedo. Tbem acho que não devemos desistir (ainda) do brasileiro.

    Mas com essa postura fora de casa é chegar nos 46 logo, ganhar o grenal e jogar a vida na copa do Brasil.

    Achei que não tivessem aprovado a final única da liberta. Se foi mesmo será um grande erro em minha opinião.

    • Julia 4 de outubro de 2016 - 09:57 Responder

      Félix, ainda não está confirmada a final em campo neutro, mas em todas as notícias diz que a final “deverá” ser em campo neutro. Estou no aguardo de uma posição oficial. 🙂

    Deixe uma resposta