Braian, Pikachu e o bom jornalismo

6 Postado por - 28 de agosto de 2015 - Artigos

O gol perdido por Braian Rodríguez contra a Ponte Preta, que poderia ter nos dado os três pontos no último domingo, rendeu uma série de críticas ao camisa 9 Tricolor. Podemos ponderar como o Grêmio contrata um jogador desta qualidade e por que Roger não optou por Bobô – o que foi explicado em entrevista coletiva após a partida -, por exemplo. Porém, para o analista de arbitragem da Rádio Gaúcha o erro rendeu uma postagem um tanto quanto desrespeitosa. Leia aqui e não se preocupe porque você não dará pageview para o autor.

O texto, que foi capa do site de Zero Hora durante boa parte da última segunda-feira, apresenta um título ~ engraçadinho ~, praga do jornalismo esportivo há tempos, inspirado na absurda crônica em que um famoso comentarista juntou Taison e Messi em uma frase.

O analista de arbitragem virou ‘manchete’ ao comentar o gol de Luan frente ao Brasil de Pelotas pelo Gauchão 2014. Na oportunidade, em menos de dois minutos (!!!) ele conseguiu ligar para três ex-árbitros – que por incrível que pareça estavam assistindo ao jogo – para poder se manifestar sobre o lance. No texto sobre Braian, ele compara o centroavante gremista ao lateral direito Yago Pikachu, do Paysandu. Comparação essa que só se justifica a nível de deboche pelo nome do jogador do Papão da Curuzu.

Postagem foi destaque no site de Zero Hora

Postagem foi destaque no site de Zero Hora

Pergunto: é coerente comparar jogadores de diferentes funções? Evidente que não! E o autor afirma isso no último parágrafo. Mas então por que o fez? Se a intenção era diminuir, achincalhar e desrespeitar o centroavante reserva do Grêmio, por que não usar o goleiro Rogério Ceni, por exemplo? Mas não, é preciso usar o Pikachu para a ~ piada ~ ficar melhor. Braian não é craque, mas deveria ser respeitado. É um trabalhador como qualquer outro e ser jogador de futebol não é álibi para que seja alvo de opiniões baixas e que visam apenas o humor (?).

Acredito no jornalismo, e não só porque sou jornalista. Ele tem uma função social imprescindível. Já no esporte, a qualidade está indo pelo ralo. A opção ~ engraçadinha ~ de analisar o futebol é cada vez mais comum e os profissionais que estudam e têm preocupação com a qualidade de suas análises acabam sendo rotulados, enquanto conteúdos que geram cliques são fomentados e caracterizados por uma qualidade pífia.

Não acredito que qualquer jornalista pratique um mau jornalismo por torcer para Grêmio ou Inter. Não debato isso. Cobro qualidade e que o público seja alimentado por uma análise contemporânea. Porém, enquanto os veículos preferirem cliques e não o bom jornalismo, o analista de arbitragem seguirá tendo dias de trending topics.

Comparilhe isso:

16 + comentários

  • Daniela 28 de agosto de 2015 - 10:51 Responder

    Assino embaixo. Parabéns!

  • Jones 28 de agosto de 2015 - 11:34 Responder

    Jornalismo esportivo no Brasil, com raras exceções, é uma lástima.

  • Gabriel 28 de agosto de 2015 - 11:48 Responder

    Aproveitando essa questão mais séria,
    Vocês aí no sul vão aderir ao “fora Dilma” durante os jogos pra obrigar a grande imprensa a mostrar a vontade da maioria esmagadora da população?

    • Fagner 28 de agosto de 2015 - 12:01 Responder

      Tá tão mal assim que tem que vir fazer SPAM em página de gremista, é? Nossa, apelar é pouco.

      Saludos,
      Fagner

      • Gabriel 29 de agosto de 2015 - 08:28 Responder

        Fagner, com todo respeito. não faço spam.
        Este grito desesperado dos brasileiros é uma realidade que está sendo planejada e se não acontecer nessa rodada acontecerá em breve.

        Mas eu bem que imaginava que você é petista mesmo pela qualidade média dos teus textos.

        alguém aqui, como eu, acha que o D’Alessandro é mais torcedor do colorado do que Fagner é torcedor do Grêmio?

        • Jones 29 de agosto de 2015 - 11:44 Responder

          Na boa cara, se o texto falasse do assunto que tu está pronpondo, ok. Mas não é o caso, então “Fora Gabriel”.

          PS.: Não sou petista, antes que a tua mente um pouco deturpada venha me acusar.

    • Wagner 28 de agosto de 2015 - 13:39 Responder

      Vou aderir ao NÃO ao Aecio

      • Ezio 28 de agosto de 2015 - 17:44 Responder

        Pode até não ser o Aécio mas a Dilma e a escória do PT precisa ser corrida do governo e pra ontem.

        • Jones 29 de agosto de 2015 - 11:47 Responder

          Precisa, mas creio que aqui não é lugar pra discutir Dilma e Aécio.
          Pessoal ta indignado, é compreensível, mas por favor, aqui é pra falar do Grêmio, futebol, etc…

    • Jonatha Zimmer 30 de agosto de 2015 - 07:23 Responder

      Temos aqui um bom exemplo de falta de coerência e “caça-cliques”.

      Comparar centro-avante com lateral de nome engraçado e vir cobrar posicionamento político em prol da ~maioria esmagadora da população~ em um texto SOBRE futebol de um blog SOBRE futebol.

      Próximo passo é exigir que comecem os textos do GL com a expressão “apesar da crise”.

  • Jair 28 de agosto de 2015 - 14:29 Responder

    Na boa velho, foi uma bobagem sim. Mas se formos levar a sério o futebol apresentado, ele OFENDEU MUITO foi o Pikachu, que é bom jogador e não merece ser usado numa comparação dessas.

  • mano 28 de agosto de 2015 - 22:12 Responder

    Pode até ter sido desrespeito o comentário do diori. Mas na boa, quando li não dei mais importância do que a piada tem, é apenas uma piada e de mau gosto.
    Torcida tb tem que relevar algumas coisas e levar menoa a sério certas coisas que a imprensa faz.
    Como disse um comentário acima, é maia ofensa ao picachu q ao braian, que todoa sabemos que é péssimo e se não tivesse o passaporte q tem já seria alvo de vaias faz tempo, sabe disso né!

  • Alisson 28 de agosto de 2015 - 23:07 Responder

    A questão de comparar o pikachu com o braian não é válida, mas para ver como braian é ruim, ele é mais velho que pikachu e tem menos gols que ele….

  • LauroRM 29 de agosto de 2015 - 00:41 Responder

    Piadas à parte, esse Braian não pode ter mais chances de jogar nem 15 minutos. Chega!

  • Márcio 29 de agosto de 2015 - 03:46 Responder

    Matéria desrespeitosa, caça-cliques e com a fracassada tentativa de fazer humor, que infelizmente se alastra no jornalismo esportivo como praga.
    É típico do modelo da ZH de hoje: querem que o sujeito gaste com uma assinatura de um jornal onde chove matéria feita pra caçar clique com polêmica e não há moderação alguma nos comentários. Sem contar os analistas de resultado.
    Pra virar um lixo total, falta o Tiago Leifert ganhar uma coluna pra falar como é jogar Playstation com os parça.
    Opa, Playstation? Oh wait…

  • Rodrigo 30 de agosto de 2015 - 09:21 Responder

    Ótima análise! Há muito tempo percebo essa postura desrespeitosa de boa parte da imprensa esportiva gaúcha em relação aos jogadores que não estão tendo um bom desempenho. As transmissões de rádio são um horror nesse sentido. Pra eles não basta criticar, é necessário ridicularizar.

    E tens toda razão ao descartar o debate sobre um suposto alinhamento clubístico por parte dos jornalistas. Tudo o que um Diori da vida quer é ser classificado como gremista ou colorado, pois assim fica muito mais fácil de se defender. O que precisamos fazer é questionar cada vez mais a péssima qualidade do jornalismo praticado por alguns veículos. Esse é o caminho.

  • Deixe uma resposta