A palavra é: “acadelar”

0 Postado por - 3 de junho de 2013 - Artigos

Foto: Ricardo Saibun/Agência Estado

Aconteceu contra o Santa Fé na Colômbia.
Chegou perto de acontecer no Grêmio x Náutico em Caxias.
Voltou a acontecer no sábado contra o Santos.

Segundo o dicionário Português/Gauchês, acadelar-se significa “Se mixar, Se desmotivar, perder a coragem.”

Não sei se a culpa é do Luxemburgo, de algumas peças do time, ou o que. Mas que parece que alguém manda o pessoal em campo parar de jogar, isso parece.
Logo após o gol de empate do Santos, o Grêmio teve, no mínimo, 3 chances de passar novamente à frente no placar. O que explica, então, o marasmo das quase nulas chances que o Grêmio teve no tempo que separou os gols das duas equipes?

É simples: o Grêmio fez o gol e se acadelou. Se encolheu. Chamou o adversário pra dentro da sua área. E isso já é da sabedoria popular: quem chama, leva. Pode ter a melhor defesa do mundo. Não adianta.

Adiantar a marcação? Pressionar o adversário na saída de bola? Meter um ataque veloz e aproveitar as oportunidades de contra-ataque? Aproveitar as chances de bola parada?
São várias as possibilidades pra um time que está ganhando ampliar o placar e não correr riscos. O Grêmio, frequentemente, tem escolhido o acadelamento.

E os exemplos das últimas partidas comprovam: essa não é a melhor opção. Acorda Grêmio. Te impõe, tchê.

PRA CIMA DELES, GRÊMIO!

@edewes

Comparilhe isso:

6 + comentários

  • Gus Dreyer 3 de junho de 2013 - 10:02 Responder

    Resumiu, ao meu ponto de vista, perfeitamente a questão. Foi exatamente o que eu vi no sábado.

  • Pedro 3 de junho de 2013 - 11:34 Responder

    O glorioso Bahia mostrou ontem como se faz: fizeram um gol e não se acadelaram. Perderam uma chance, perderam duas até que acharam o segundo gol. Quando foram amassados depois, ainda assim ganharam o jogo. COm a diferença que o Bahia tem um time MUITO INFERIOR ao nosso.. (com exceção do goleiro. Eu gostaria do Marcelo Lomba no Grêmio…)

  • Adriano Gremista 3 de junho de 2013 - 11:59 Responder

    Infelizmente, com esse time e, principalmente treinador, o time CAGÃO não é do aterro, é o nosso…

  • Danilo 3 de junho de 2013 - 12:42 Responder

    E o Maxi Rodrigues, por que nao joga?, chegou a umas duas semanas e ate agora ta encostado com o wangler, temos correr com esse filho da puta do luxemburro e mal carater.

  • Matheus K. 3 de junho de 2013 - 16:55 Responder

    Vcs já jogaram futebol fora de forma?
    Como é que vcs jogam quando estão sem preparo?
    Não é muito parecido com a maneira do Grêmio jogar hoje?!
    O Acadelamento, não vem no segundo tempo, geralmente?!
    A resposta é que falta pernas ao time. Não temos vigor físico e recuamos. Futebol de toque-toque (exceto Barça) é o primeiro sinal de time sem fôlego. Nos anos 70 quando o preparo físico não era tão trabalhado, o futebol era assim…Clássico, bonito plasticamente, com espaços…. Além do mais, nossos jogadores, na maioria dos casos, parecem funcionários públicos, que não fazem mais que a obrigação, a espera de todo dia 5. Parece que não estão nem ai para a causa, infelizmente. Hoje estava pensando sobre se não era melhor ter um time “pior” tecnicamente, mas que ao menos morresse em campo como 2006/2007/2009/2010 (segundo semestre)… Ao menos perdíamos pro adversário e não para nós mesmos.

  • Cícero - CWB 3 de junho de 2013 - 16:55 Responder

    Danilo, o Maxi só vai poder jogar depois do intervalo da copa das confederações, quando abre a janela para inscrição de estrangeiros, por isso não joga.

    O Grêmio é uma incógnita, será que é o trinador que pede para os caras se “acadelarem” e segurar 1×0? Se é isso o erro é do treinador e também dos caras que estão dentro de campo, pq é impossivel jogadores como Zé Roberto, Elano, Barcos, Vargas, Souza, Werlei, não terem a percepção/moral de ver que isso é errado e não mudar a sua postura.
    Ou o treinador, não pede isso e os jogadores entendem/fazem o “acadelamento” dai erro das 2 partes também, dos jogadores por terem essa postura e do treinador de não ter liderança de mobilizar elenco.
    De qualquer forma, é hora (novamente) do Dr. Fabio André Koff, ir no vestiario, botar a PICA p/ fora das calças e bater na mesa! Esse campeonato está caindo de maduro para o Grêmio ganhar, está de barbada, basta jogar, potencial temos, não resta dúvidas.

  • Deixe uma resposta