Ainda dá tempo de ser pior. O que vamos querer?

0 Postado por - 12 de novembro de 2013 - Artigos

Sim. O cavalo passou encilhado de novo. Em mais um capítulo da nossa espiral da abnegação nos restou a busca da vaga à Libertadores.

Sim. Temos cada vez menos saco para isso e a cabeça inchada, cansada, começa até aceitar que seria melhor estar de férias, sem vaga nenhuma a alcançar mas com um título regional no bolso.

Sim. O trabalho do Renato pode ser questionado como qualquer outro destes últimos 13 anos.

Não. O momento não é este, a não ser que tu estejas tão cansado de comemorar vaga a ponto de querer abrir mão dela desta vez para focar no Gauchão 2014 e na Pré-Copa do Brasil no próximo semestre.

Faltam cinco jogos. O Técnico não vai abrir mão do seu esquema a partir de agora se não abriu antes (se é que tenha que mudar, veremos depois). Zé Roberto não vai voltar a ser titular absoluto e incontestável novamente (se é que tem que voltar, e/ou como, veremos depois). Qualquer coisa que possamos achar errada (se é que está errada, veremos depois) não vai mudar a partir de agora.

A única coisa possível de mudar é o fator anímico da torcida e dos jogadores após uma eliminação na semifinal da Copa do Brasil e um 3×0 do campeão brasileiro. Acho que é unânime que esforço não tem faltado ao time. Sorte e/ou competência pode ser, mas não sangue nos olhos. Esse time merece apoio para buscar o que resta nos cinco jogos restantes. Podemos fazer o ambiente ser favorável ou desfavorável, principalmente nestes dois próximos jogos seguidos na Arena.

Estamos na verdade decidindo a partir de agora, se vamos questionar o técnico, ou suas escolhas para o quê no ano que vem: Gauchão ou Libertadores. Faça sua opção e escolha um lado: Tem quem queira o clube sempre jogando a Libertadores, independentemente da situação, jogadores ou técnico e tem quem quer o Grêmio com o seu calendário dedicado exclusivamente ao Charmosão.

Comparilhe isso:

17 + comentários

  • Felix Nunez 12 de novembro de 2013 - 12:04 Responder

    Perfeito! O ano já tá uma merda, não precisamos deixá-lo pior. Temos totais condições de participar de uma libertadores ano que vem.
    Depois do término discutimos posicionamento do técnico, elenco…
    Prefiro a manutenção do Renato para o ano que vem, mas alguns direcionamentos precisam ser dados e estarem claros para ele.
    A cabeça inchada não pode nos cegar, senão voltaremos ao pensamento mágico e a espiral já dita pelo Bonatto.

  • leandro 12 de novembro de 2013 - 12:45 Responder

    bla bla bla..ouvi a dias atras que a torcida iria salver o gremio… e cade?… nao brinquem mais comigo torcedor. se vou torcer óbvio que sim, mas q eu nao chingue, nao me faça ser ouvido …A VAO TER Q ME ENGOLIR…. digo isso pq nao vai depender da torcida SE O GERMIO VAI OU NAO CHEGAR NA LA…VAI SIM DEPENDER DE TROCA DE ESTILO DE JOGO E MUDANÇAS NO TIME..se vc ja disse q isso nao vai acontecer entao…NAO SEJAMOS BOBOS…ferias ja.

  • Fausto 12 de novembro de 2013 - 14:03 Responder

    Não se trata de estar cansado de comemorar vaga ou não.

    Aliás, essa história de “comemorar vaga” é corneta de colorado, respaldada pela imprensa local.

    Pra tu ganhar uma competição tu precisa estar nela e portanto conseguir vaga pra qualquer que seja a competição, em tese, sempre é válido. Assim como é válido ter a classificação para determinada competição como um dos seus objetivos. E, uma vez o objetivo alcançado, é natural que se fique feliz, o que não quer dizer que tu ficou satisfeito só com aquilo.

    Também não se trata de querer focar no Gauchão, Charmosão ou qualquer outra porra que o valha, achando que esse título vale alguma coisa. Ou de ser tão pessimista com relação a conquista de títulos maiores a ponto de se contentar com título de gauchão.

    A questão aqui é a seguinte: quando tu te classifica pra uma competição, o teu objetivo é ganhá-la. Disputar por disputar não satisfaz. Principalmente no nosso caso, da fila de 12, 13 anos sem títulos de expressão.

    Aí que vem a pergunta: temos condições de copar a Libertadores ano que vem?

    Eu espero que sim. Que com a manutenção da base e do Renato, mais a vinda de reforços pontuais a gente possa entrar com chances na Libertadores 2014. Essa é a minha torcida, mas eu confesso que não acredito nisto.

    E é só fazer uma análise dos últimos anos pra ver:

    – O Cruzeiro, que será campeão brasileiro em breve, não disputou a Libertadores este ano. Marcelo Oliveira, que é um baita treinador teve tempo pra montar e treinar a mecânica de jogo desse time. Ao contrário dos que acham que o Renato não gosta de treinar e que o Marcelo Oliveira sim é que treina um time, basta ver as jogadas eu considero que o fator tempo foi o diferencial. Estava desde o começo do ano lá, montou o time desde a pré-temporada, fazendo os ajustes ao longo do campeonato mineiro. Um campeonato tão merda quanto o gauchão, ou ainda mais merda já que Grêmio + Inter > Cruzeiro + Galo. Diga-se de passagem, perdendo a final do mineiro para o Galo. Ali ele construiu esse time, ali ele formou a mecânica e depois só encaixou peças novas que já vieram “sob-medida”;

    – o Corinthians, que foi campeão brasileiro, da libertadores e do mundial na sequência, no ano que conquistou o brasileirão caiu fora na pré-libertadores. Teve sua pré-temporada abreviada para disputa-la, mas logo em seguida ganhou tempo para Tite arrumar a casa e pavimentar o caminho que levaria aos maiores títulos da história do clube;

    – o Atlético-MG, também não disputou a Libertadores em 2012, quando começou a montar o time que bateria na trave no brasileirão e venceria a Libertadores deste ano;

    Libertadores é bom e todo mundo gosta de disputar, mas nas útlimas participações temos passado aos trancos e barrancos por Cúcutas, Huachipatos, Caracas e outras “Portuguesas da Libertadores” pra cair no mata-mata pra alguma Universidade da PQP ou pra este Santa Fé que caímos este ano! Muito diferente de 2007 que só caímos na final praquele timaço do Boca! Não temos conseguido nem chegar perto de chegar perto! Não adianta muita coisa! É como conseguir colocar o teu nome na lista da casa noturna da moda, mas depois de entrar lá descobrir que tá sem $ até pra comprar um cuba de martini (e mesmo que tivesse a $ nem vende martini lá) e tá tão desarrumado e xexelento que nem a tia da limpeza tu vai conseguir pegar. Aí tu vai estar lá e vai te lembrar do bailão do vanerão que tu ia uns tempos atrás e pegava umas louca lá. Aquele que fica lá numa rua de barro e que é a negada se espreme e não tem ar condicionado e nem ventilador. O budum é tão grande que nem adianta tomar banho porque assim que tu entra na porta ele já vai te impregnar. Mas mesmo assim tu ia e te divertia!

    É mais ou menos por aí. O gauchão é esta bosta aí que é. Só serve pra machucar jogador. Por mim, depois que a gente sair da fila de títulos de expressão o Grêmio pode se retirar do gauchão e nunca mais disputar esta merda!

    Mas hoje, o fato é que ele é disputado por nós (com reservas ou titulares) e pelo Inter e eles tem ganho esta bagaça nos últimos anos! Precisamos botar ordem na casa e ganhar um, só um pra mostrar quem manda. Pra dizer, “olha aqui ó, acabou a palhaçada, eu vou mostrar que se eu quiser eu ganho esta merda todo o ano”. Depois nunca mais joga. Mas precisamos deste cala a boca. Renato precisa ganhar um ruralito em cima deles.

    E, ao mesmo tempo, ganhar tempo pra fazer o que o pessoal diz que ele não gosta, treinar.

    Além de ter o time mais treinado, começa o brasileirão e a copa do brasil com o pé no acelerador. E não tendo que dividir atenções com a competição que é prioridade, já que Libertadores é sempre prioridade. E ainda, sem o peso de uma eliminação no primeiro semestre.

    Posso estar errado, mas acho que não custa tentar. Se a gente tá numa espiral temos que tentar fazer algo diferente pra sair e mudar…

  • Agenda Negativa 12 de novembro de 2013 - 14:03 Responder

    Complicado Bonatto.

    Pode parecer mesmo que eu esteja torcendo contra, mas cansei de ver o Grêmio com esse orgulho excessivo. Se mata por uma vaga e termina pagando um vale.
    Vejo na cara da torcida pela rua, todos humilhados. Esses jogadores de merda não veem isso.

    Não temos cacife para disputar uma LA, só a torcida merece, pois hoje o time e o clube certamente não.

    O ciclo é sempre o mesmo: consegue a vaga, ganha algum dinheiro, gasta esse mesmo dinheiro x2 ou x3 em porcarias e termina devendo grana e sem chances.

    Acho que está na hora de reordenar esses sonhos, deixando os maiores pra depois. Não cria expectativas e o plus a mais sempre será lucro.

    E de quebra contratar no máximo um ou 2 medalhões, o resto tem que ser cria da casa e do Sul, de preferência.

  • Mano 12 de novembro de 2013 - 14:25 Responder

    Vou apoiar o Grêmio ficando em casa nesta quarta.
    Sim, porque uma vaia a menos também é apoio e ao mesmo tempo protesto contra essa postura MEDIOCRE disfarçada de entrega que o REInato inventou.

  • Paulo Manetti 12 de novembro de 2013 - 16:04 Responder

    Pode ficar pior sim, é só deixar escapar o Vargas para o Santos e não renovar empréstimo do Rodolpho junto ao São Paulo, fixando o Bressan de titular absoluto.

  • maurício cardoso 12 de novembro de 2013 - 16:27 Responder

    Sim, claro. Eu sou responsável pela falta de motivação dos jogadores. Claro. Eu, por não achar que devo ir na Arena, é que não estou querendo ir para a Libertadores.
    Abre o olho, carinha. Os jogadores são pagos pra isso. Dizer que a torcida não tem animo em um momento como este é dizer que 2 mais 2 são quatro. O Grêmio tem que ganhar com estádio vaziou ou cheio. Sempre. Apoio o time sempre terá dos torcedores. Agora cabe a eles vencer pra que todos possamos ir ao estádio mais vezes no ano. Ir na Arena não ganha jogo. Muito menos campeonato.

  • Mano 12 de novembro de 2013 - 17:15 Responder

    Ah, nem quero entrar na discussão do alento incondicional, da mercantilização do futebol, etc.
    Só não quero é que, se não rolar libertadores, o pessoal fique dizendo que porque cornetearam o mestre do futvolei, imparSCiais, galeria dos ladrões, etc, nos tiraram da LA.
    Por favor

  • Flávio 12 de novembro de 2013 - 18:10 Responder

    Recado aos jogadores.
    Dida- Slow motion. Parece que está em câmera lenta.
    Pará- Porra loca . Se mata em campo mas sem objetividade.
    Rodolfo- Mestre da ligação direta
    Bressan- Apavorado. Chega a estar com os olhos arregalados. Calma garoto
    Alex Telles- Enrolão. Não sei quem disse que é jogador de futebol
    Souza-Toca pra trás. Está com medo de jogar para a frente e errar.
    Riveros- água morna
    Ramiros- Perdido
    Vargas- Não se acha em campo. Joga quando quer.
    Kleber- Parece que joga com salto Luis XV, na ponta dos pés, por isso perde o equilíbrio e cai tanto
    Barcos- Síndrome de marcador. Seja teimoso uma vez na vida e jogue dentro da área como um verdadeiro centroavante. O máximo que vai acontecer é o que já está premeditado, um banco. Então tenta…
    Renato. Amigo véio, não te fresqueia mais e não inventa. É tua última chance. Corda bamba.Posso estar errado, parcialmente certo, ou totalmente errado ou totalmente certo mas o certo é que é isto que penso. #cansei

  • Gilmar 12 de novembro de 2013 - 19:57 Responder

    Na boa, tem que esquecer que só existe a rivalidade Grenada e mandar o Gauchão a PQP. Não serve pra nada, só da lesão e ilusão.

    Fazem 12 anos que o Grêmio trava em jogos chave, inclusive dentro dos pontos corridos, em partidas aonde podemos “encostar no líder”, “tomar a liderança”, “abrir vantagem”, não consigo entender isso…faz tempo que não vejo mais gana de vencer (não estou falando de dar carrinho bronquear o jogo inteiro, dar pancada e perder com o calção cheio de barro, isso não tem nada a ver com gana).

    Faz tempo que não tem um capitão em campo, nem nos bastidores…

  • Guilherme P 12 de novembro de 2013 - 21:48 Responder

    Independente de ficar 12, 20, ou até 30 anos sem títulos. Por mim nós nunca deviamos disputar o Gauchão com o time titular. Deixa o Sub 19 jogar e faz uma boa pré-temporada.

    Me preocupa que o Vargas vá para o Santos. Quero muito que ele fique, mas pela nossa realidade financeira desse ano é quase certo que ele vá embora, o foda é aguentar ele em outro time daqui do Brasil.

  • Gionei 13 de novembro de 2013 - 09:07 Responder

    Concordo totalmente com o Fausto. Ficamos arrotando cebola azeda com essas merdas de vaga, depois perdemos a LA pra um timinho qualquer, demite-se o treinador e recomeça tudo em meio ao brasileirão.

    Sejamos sinceros, não temos a menor chance na COPA em 2014. Nem a porcaria do GREnada nós ganhamos mais. Estamos andando de CG e queremos saltar direto pra uma Ferrari.

    Para o ano que vem as prioridades devem ser:
    -Ganhar todos os GREnadas disputados.
    -Ganhar o ruralito.
    -Conseguido isso estaremos com o espírito mais leve, e podemos entrar matando no brasileirão.
    -Ganhar o brasileirão ou a Copa do Brasil.
    -Disputar a LA 2015 com reais condições de vencer.

    Também gostaria de outro técnico para 2014. Renato irrita nas suas entrevistas, não consegue montar um time equilibrado. As vezes alguma invencionice dá certo, como Souza de primeiro volante ou Lucio na meia esquerda, mas ele tenta tanta papagaiada que alguma coisa vai dar certo.É como os cruzamentos do Alex Telles.

    Além do que, se é pra iniciar 2014 com um projeto novo, não pode ser com um técnico já desgastado, que na primeira derrota já cai o mundo. Sugiro Cristovão Borges.

  • Beto 13 de novembro de 2013 - 12:05 Responder

    Libertadores,

    Acho absurdo o fato de ter gente querendo jogar o Gauchão a valer a ter a chance de jogar a Libertadores…

    Todos falam que vamos jogar e ganhar o Gauchão e a partir daí ganharemos a Copa do Brasil ou o Brasileiro pq teremos mais tempo para preparação. Que tempo?!!? o Gauchão começa ANTES da Libertadores!

    O Gauchão é o maior engana trouxa que existe, ou esquecemos o cú-irmão que ganhou o Gauchão e chegou ao Brasileiro como favorito?

    Sem falar no fato que serem assaltados em qualquer GREnada pq o campeonato é feito para o time do “dono” ganhar.

    TEMOS QUE JOGAR A LIBERTADORES! é necessário pensar grande!

    Vamos pro pau na Libertadores, mandem um dedo para o Noveletto, como fez o presidente do Patetico no Parana!!!

    Renato não é idiota e gosta de ter um time mais equilibrado mas na falta de zagueiros mínimamente preparados e meias bons e um elenco sem confiança ele fez o que qualquer um teria que fazer, proteger os zagueiros ruins e tentar ser mais incisivo quando tiver a bola. Não se esqueçam que quando o time pegou um pouco mais de confiança ele tirou um zagueiro e colocou um atacante, o Vargas, como muitos torcedores pediam, com ele vindo de trás com a bola dominada.

    Dê ao Renato uma pré temporada e um time equilibrado e acho que temos chance de Copar a Libertadores.

    Sem mais!

    Abraços!

  • Adriano 1903 13 de novembro de 2013 - 12:12 Responder

    Amigo Bonatto, infelizmente, na falta de uma conquista, A VAGA é o que nos resta, mais uma vez… Torço muito pra que ela venha, principalmente prá dar uma amenizada na situação financeira do clube, terrível, após essa MALDITA parceria… Mas acho que o nosso ARREMEDO de treinador poderia dar uma força, deixando a sua tradicional arrogância de lado, TRABALHANDO MAIS e falando menos, TREINANDO o time, finalizações, faltas, escanteios, jogadas ensaiadas, repensando o esquema e os jogadores utilizados, etc… só carinho e “psicologia” não vão fazer o Grêmio ao menos JOGAR FUTEBOL. Até se consegue resultados JOGANDO feio, mas nesse esquema COVARDE, sem jogar NADA, fracassaremos até na disputa pela vaga na LA-2014. A torcida tem que apoiar, pelo menos destes 3 jogos em casa, depois, temos que rever conceitos, avaliar o plantel e arrumar a casa pro próximo ano. Na minha opinião muitos destes jogadores devem sair e o RENATO também, classificado ou não para a COPA. Ele não vai conseguir acrescentar NADA ao que está fazendo, se acha maior que o clube, pensa que, como maior ídolo (não o meu) e com o Koff de presidente, não precisa mostrar trabalho, não tem nada a provar e não deve ser contestado…

  • Fausto 13 de novembro de 2013 - 13:42 Responder

    Ah e sobre o fato de Libertadores trazer premiação em $ e aliviar o Caixa, é uma questão de fazer as contas:

    – A libertadores esse ano pagou 1,2 milhões para os times que participaram da fase de grupos e mais 800 mil pros times que avançaram as oitavas, logo, nosso tricolor embolsou aproximadamente 2 milhões.

    – Só a contratação do Vargas e do Barcos, feitas por conta da Libertadores, já torraram muito mais do que essa $, sendo que o Vargas veio por empréstimo. Isso sem contar salários e demais jogadores contratados.

    Então, traz dinheiro mas também leva. Geralmente mais do que traz.

  • Cícero - CWB 13 de novembro de 2013 - 14:45 Responder

    Sério, alguém acha mesmo que é melhor jogar o Gauchão do que a Libertadores?
    Prefiro 1 milhão de vezes jogar a LA e sequer passar da fase de grupos, do que Ganhar 50 Gauchões seguidos.
    Na minha opinião quem prefere jogar as ganha/ganhar Gauchão é quem tem pensamento muito pequeno.
    Campeonato estadual só serve para: Lesionar jogador, enganar a torcida e derrubar treinador.

  • Eduardo Ribeiro 13 de novembro de 2013 - 15:48 Responder

    Buenas, muito bom o texto Bonnato !!! Sem sombra de dúvidas SOU MUITO MAIS JOGAR A COPA, como já disseram anteriormente o Gauchão é muito pouco para o Grêmio, aos que dizem que preferem jogar o Gauchão então lá vai a pergunta; então quer dizer que se o Grêmio conquistar o Gauchão ano que vem (Só o Gaúcho) e terminar em 6° terá sido melhor do que ter jogado a Copa e parado nas Oitavas ? Outro motivo que me faz querer a Copa é o fato de há quanto tempo nós não jogamos duas copas seguidas ? Alguém ai consegue lembrar qual foi a última sequência do Grêmio na Copa ? Em 2006 (por motivos óbvios) não disputamos, daí em 2007 disputamos e fomos até a final, daí em 2008 não disputamos, em 2009 disputamos e fomos até a semi, 2010 nada, 2011 oitavas, 2012 nada, 2013 oitavas. É por isso que eu QUERO que o Grêmio se classifique (de preferência direto) pois o nosso Grêmio merece sempre estar disputando a COPA, afinal ela tem a NOSSA CARA !

    Hasta !!!

  • Deixe uma resposta