Arrogante é sempre o outro

8 Postado por - 13 de agosto de 2015 - Artigos

Se tem uma frase que você, gremista, deve ter ouvido de montão desde domingo é TINHA QUE SER GREMISTA ARROGANTE. Obviamente, vindo de um colorado. Olha, eu tenho 35 anos e desde que me conheço por gente escuto isso. Tá certo, eu passei por momentos incríveis do Grêmio, como os saudosos anos 90, mas, como eles mesmo dizem, passei os últimos 14 anos “sem comemorar um título” (nacional de primeira divisão, né, se não toda aquela chacota de Fabinho não faz sentido algum). Nos anos 90, acho que até posso ter me excedido. Mas hoje? Que motivo teria eu pra ser arrogante? O que eu faria para esnobar na cara do rival que se auto-intitulou, no topo da sua modéstia, Campeão de Tudo?

Volta a fita. Anos 70. Até o período 2006-2010 (porque não cabe em uma década, tá em duas e não é duas, evidentemente) a época dourada dos vermelhos. Há apenas um título de importância (ainda que reduzida já na época, porque o Campeonato Brasileiro já havia sido instituído) para os gremistas: o Ruralito de 1977. Conheço um gremistão, o Mosq, do Blog do Mosqueteiro, que viveu essa década na pele. Tu deve conhecer um também. Pergunta pra ele quem era arrogante. Quem não podia dizer “campeão” apenas, tinha que colocar o “invicto” no final? Os torcedores do mesmo time que ganhou três campeonatos nacionais em sequência e, modestamente, acharam “exagerada e arrogante” a cambalhota mal sucedida do André Catimba.

Embora os colorados insistam, arrogância é uma característica de qualquer ser humano. Temos gremistas arrogantes (né Pelaipe?). Mas o “marketing” colorado tem dessas temáticas baixas e sujas: querer colar adjetivos que não são verdadeiros não apenas em si (“clube do povo”) como nos outros (“gremista racista”, “gremista arrogante”). Do alto da sua modéstia, claro, precisam dizer FIFA no final do epíteto “Campeão do Mundo”,  já que isso não significa querer dizer que o seu título é “melhor”. Da mesma forma como respondiam com “Taça Toyota” toda a vez que um gremista arrogante dizia que o Grêmio era Campeão do Mundo. Que COMEMOROU TÍTULO DE FUTSAL (conquistado pelo time da ULBRA incorporado) e, depois disso, se dizia o único campeão mundial “de verdade”.

Porque arrogante é sempre o outro.

Porque arrogante é sempre o outro (Foto do Vinícius Costa/Getty Images)

Pois os colorados modestos escolheram Vitório Píffero. Tem como ídolo Andrés D’alessandro. Duas figuras modestamente modestas demais para aceitarem o prêmio de Campeões de Modéstia do Mundo (ONU). Apenas gremistas são arrogantes. É uma característica. É genético. É como racismo. E é uma mentira que está sendo contada 900 vezes (rumo ao mil).

Comparilhe isso:

6 + comentários

  • Pois é... 13 de agosto de 2015 - 11:18 Responder

    E o cinco a zero só piorou.

  • Jones 13 de agosto de 2015 - 13:24 Responder

    O tempo se encarrega dos arrogantes.
    Eles que se explodam.

  • Paulo_PoA 13 de agosto de 2015 - 14:38 Responder

    Esse negócio de “Campeão do Mundo FIFA” já não tá mais bem assim.
    A “humildade” deles fez eles se desassociarem desses falcatrua.
    Prefiro o nosso “Campeão do Mundo Toyota” rsrsrs ….

    Abr.,
    Paulo

  • Lena Maria Schneider 13 de agosto de 2015 - 15:47 Responder

    Gostei da foto em que o Alan Ruiz “peitou” o D’Alessandro ) o mais arrogante…..)

  • Gilmar 13 de agosto de 2015 - 18:07 Responder

    Prefiro a Toyota, que não fez esquemão.

    E não duvido que 2006 não estava no pacotão de rolos que fizeram.

  • mano 14 de agosto de 2015 - 11:34 Responder

    Essas coisas são cíclicas, não adianta. Quem já fez camiseta do Ajax hoje diz que vivemos de secação. Tentam desqualificar nossos títulos, mas esquecem que ganharam jogo por WO em 79. Espero muito que essa balança vire em nosso favor num futuro próximo, a torcida gremista está precisando disso. E a torcida colorada, precisando de um pouco de humildade.

  • Deixe uma resposta