Brasil, Colômbia e Grêmio.

4 Postado por - 5 de julho de 2014 - Artigos

Não tem como não fazer um post hoje sobre os acontecimentos do jogo entre Brasil x Colômbia ontem, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Vou começar a falar da importância de uma zaga sólida em campo. DOIS capitães ditando o ritmo de jogo de um Brasil que até pouco, pouco criava.

David Luiz e Thiago Silva são monstros na marcação e na organização do time. Falam o tempo todo, tentam sair com a bola sempre redondinha da zaga pro time ter boas chances no ataque e, quando dá, fazem os seus gols. E não é só gol de zagueiro como o de Thiago Silva ontem, mas a falta cobrada pelo David Luiz mostra o quão diferenciado é um jogador que não se limita a fazer apenas o que lhe é mandado, mas sim, o que acha ser importante pro seu crescimento. No final da partida, o jogador falou que treinou o ano todo no Chelsea esse tipo de cobrança de falta. Uma hora ele ia acertar.

David Luiz fazendo golaço de falta. Foto: Jamie McDonald/Getty Images.

David Luiz fazendo golaço de falta. Foto: Jamie McDonald/Getty Images.

Me pergunto se o Pará fica depois do treino treinando cruzamentos até o corpo pedir “chega”, pra alcançar um nível aceitável um dia. Aliás, me pergunto quantos jogadores do atual elenco do Grêmio fazem isso.

Ouvi em uma entrevista certa vez o Muricy comentando isso sobre o Neymar. Ele já era considerado um baita jogador em 2010 -tanto que boa parte dos brasileiros se revoltou com a não ida dele à Copa naquele ano – e, mesmo assim, ele sempre era o primeiro a chegar no treino e o último a sair. Isso demonstra a ambição de um jogador. Mostra onde ele quer estar.

Digo isso porque a página do Grêmio no Facebook postou hoje um vídeo com o treino de finalização dos atletas que me deixou bastante assustada. Não que seja novidade que o time do Grêmio tem finalizado mal, mas pensei que fosse no calor do jogo que esse tipo de erro acontecia. O que vi no vídeo foram muitos chutes que não iam no gol e os que iam eram defendidos pelos goleiros, alguns com bastante facilidade. Vi alguns gols no vídeo também.

Me pergunto: onde está a vontade de melhorar dessa gurizada? Sei que tem cara esforçado ali, mas quando teu esforço não tá dando resultado, tu te puxa um pouquinho mais até chegar no teu objetivo, não é?

Outra pergunta: David Luiz ou Thiago Silva se recusariam a jogar por um lado que não gostam ou não estão acostumados? Abririam mão de estar no time por isso?

Ninguém tem como saber o que realmente aconteceu pro Werley ter saído do time, mas se for verdade que o Enderson pediu pra que ele jogasse pela esquerda e ele se recusou, dizendo que preferia disputar posição pela vaga da direita, o técnico tá mais que certo em tirá-lo do time. Acho que foi uma das poucas atitudes firmes que vi o Enderson tomar até agora. Vejo isso como um bom sinal.

A segunda parte a ser comentada sobre o jogo de ontem é James Rodríguez. Que jogador! Pra mim, até agora, certamente o melhor da Copa. Que talento tem esse guri! É de encher os olhos ver o que ele faz com a bola nos pés. Queria que esse Brasil x Colômbia tivesse acontecido na final pra ter mais tempo de ver esse cara jogando bola. Vou fazer uma comparação exagerada, mas como esse blog é sobre o Grêmio, acho que é válida: me lembrou a categoria de Mário Sérgio jogando a final do Mundial em 83, como se estivesse em uma praça qualquer com piso de concreto no sábado de tarde.

James Rodríguez, o melhor jogador da Copa até agora. Foto: http://www.goal.com/

James Rodríguez, o melhor jogador da Copa até agora. Foto: http://www.goal.com/

Essas são as minhas observações sobre o jogo de ontem. Poderia comentar a lesão do Neymar, mas acho que isso já tá sendo comentado em todos os blogs, sites, redes sociais e botecos de todos os lugares do mundo. Triste para o Brasil, mas se o Felipão ainda é o mesmo dos tempos de Grêmio vai saber usar isso pra motivar o grupo e é bem possível que o Brasil seja campeão.

Amanhã tem amistoso do Grêmio contra o Londrina às 15h e será transmitido pela Grêmio Rádio. Finalmente mais notícias sobre o time para debatermos!

Pra cima deles, Grêmio!

 

Comparilhe isso:

Sem comentários

Deixe uma resposta