Devagar com o andor que o santo é de barro

0 Postado por - 1 de setembro de 2013 - Artigos

Notícia boa: vencemos mais uma. Cinco seguidas, um recorde muito melhor do que empilhar empates heróicos “jogando bonito”. Notícia ruim: acho que a gente tem que observar alguns defeitos pra não cair na asneira de que, jogando assim até o final do campeonato, dá pra ganhar.

Contra a Ponte, fechadíssima em casa, o esquema do Santo não teve forças pra superar o bloqueio. Como em todo esquema com 5 no meio, o time que bloqueia o avanço dos laterias leva vantagem. Soma-se a isso o pior primeiro tempo do Ramiro e do Riveros. Nos sobrou as bolas aéreas – e ai entra outro problema. Tanto Alex Telles quanto Pará não sabem cruzar.

O único cruzamento correto do Pará contra o Santos, por exemplo, não por acaso foi a jogada que gerou nosso segundo e libertador gol.

Se o Santo não colocar o pé do pessoal na forma, a tendência vai ser essa até o final do campeonato: os times vão vir mais fechados, Ramiro vai receber atenção dos marcadores e a nossa bola aérea vai, cada vez mais, fazer a diferença.

Na defesa, apesar de o Dida quase não ter trabalhado contra a Ponte, me parece claro que o Bressan não pode ser titular. A saída de bola dele é temerária, e eu fico com cabelo em pé toda vez que ele sai pro combate no mano a mano.

Menos mal que tudo isso que eu to escrevendo aqui tem solução – e garanto que o Santo sabe e treina pra isso.

Terminou mais uma rodada do Brasileirão e estamos lutando na frente. E é nessa briga que a gente tem que chegar até o final.

Foto do Ducker

Foto do Ducker

NOTA: A foto do Ducker mostra os atributos da bandeirinha. Se a gente gsanhou em campo, Renatão empatou ali fora – achei que ele ia descolar no mínimo o número do celular… Ou não.

Comparilhe isso:

14 + comentários

  • Hermes Tessaro 1 de setembro de 2013 - 18:58 Responder

    Só discordo em relação ao Alex Telles não saber cruzar. Mas o Pará é inacreditável, de que adianta lateral que não vai à linha de fundo?
    E, mesmo que não tenhamos jogado bem, pelo menos não levamos perigo. Não lembro de o Dida ter feito uma defesa.

  • TSalvatore 1 de setembro de 2013 - 18:59 Responder

    Eu ia fazer um comentário mas ai vi a foto da bandeirinha Katiuscia Mendonça, grande profissional e notei que ela está muito mais “técnica” esse ano em relação aos outros anos.
    Ah, sim, sobre o texto..
    Vamos ver se a volta do Zé não resolve. E ainda temos o Vargas pra botar correria e dar a opção de contra-ataque.

  • Minwer 1 de setembro de 2013 - 19:56 Responder

    Ia dizer o mesmo do Hermes. Alex Telles cruza muito bem. Basta lembrar que tivemos QUATRO conclusões com perigo em cobrança de escanteio. Não lembro de um jogo em que tivemos tantas chances assim.

  • Guilherme P 1 de setembro de 2013 - 21:16 Responder

    Alex Telles cruza bem sim, aliás, não vejo nenhum lateral esquerdo melhor que ele no campeonato.

  • Felix Nuñez 1 de setembro de 2013 - 21:24 Responder

    Concordo com quase tudo Tiago. O ponto da discordância é o mesmo da rapaziada: acho Telles um bom cruzador. E reforço o que já falei aqui umas 3 vezes: Bressan ainda nao está pronto para titularidade. Com ritmo de jogo queria ver Saimon ali.
    Abraços

  • Fagner 1 de setembro de 2013 - 22:18 Responder

    Concordo com o Tiago. O Alex Telles simplesmente chuta pra área. Acerta com mais frequência que os últimos laterais esquerdos, mas isso não é o que considero “saber cruzar”. Ele se livra muito bem da marcação mas deveria acertar mais a cabeça dos atacantes.

    Já bola parada, aí são outros quinhentos. É tão eficiente quanto o Elano.

    Saludos,
    Fagner

  • @tiagorussell 1 de setembro de 2013 - 23:37 Responder

    Perfeito, Borbulhas. Alex Telles cruza bem COM A BOLA PARADA. O resto é balão, às vezes acerta. Mas às vezes ainda é pouco pra quem quer ser campeão este ano.

  • Fabricio 2 de setembro de 2013 - 00:29 Responder

    Esqueceu do Kleber que por ter feito o gol, “se salvou”, mas tá uma tiriça. Os cruzamentos, quando foram certos, encontraram cabeças completamente descalibradas. Acho que foi o recorde de cabeçadas para fora, em uma mesma partida. O Bressan errou uma no primeiro tempo, que era mais difícil errar, do que acertar. E por falar em Bressan, bem, deixa pra lá. Não quero perder o sono. amanhã é dia de trabalho.

  • Mano 2 de setembro de 2013 - 09:41 Responder

    Minwer, o Alex Telles sabe cruzar, apenas cruza mal.
    Observa que ele não sabe dar o chamado “efeito procurante”, ele só sabe chuveirar pra dentro da área e a grande maioria das vezes o goleiro sai e intercepta barbadinha. Cobrança de falta então, nem se fala.
    Desafio a pegar o VTs das partidas e ver se não é verdade isso.
    Agora, só porque o cara cruza 200 bolas na área e 1 da certo, não da pra dizer que cruza bem.
    Ele é ótimo jogador, mas precisa aprender a cruzar bem urgente. Aí vai matar a pau.

  • Renato Lins 2 de setembro de 2013 - 14:12 Responder

    Sim Mano. Aí concordo com vc.
    No entanto eu acho equivocado afirmar que o Alex Telles não sabe cruzar.
    Acho que o mais correto seria afirmar que ele ainda pode melhorar (e MTO) esse fundamento.
    Tem condições pra isso pois se mostrou um jogador diferenciado. Pra mim uma das revelações do campeonato!
    Parabéns ao Koff e aos envolvidos na negociação do pacotão do juventude.
    Quanto ao Bressan, acho que o rapaz ainda é mto novo pra ser queimado desse jeito. Se o Cris tivesse dado a resposta esperada por todos, o Bressan seria um reserva com tempo e potencial para evoluir.
    Gostei do Post do Tiago pedido mta calma. Devagar com a empolgação. Há 7 rodadas o time era um lixo. Agora é o melhor dos últimos anos.
    Além disso eu JAMAIS vou esquecer o exemplo de 2008, que perdemos o brasileirão no final, com uma derrota pra Portuguesa – q viria a ser rebaixada.

  • Pedro Baldi 2 de setembro de 2013 - 15:08 Responder

    Concordo com todo o post. Só queria dizer que essa bandeirinha é bem sequestrável.

  • Paulo 2 de setembro de 2013 - 17:24 Responder

    Alex Telles cruza bem sim. Fazia anos que não tínhamos um lateral esquerdo como ele. Nesse último jogo que ele meteu umas bolas rasteiras que não teve fundamento.

  • Mr. White 2 de setembro de 2013 - 17:27 Responder

    Metade dos cruzamentos do Alex Telles são pro Pará.

    E o Barcos? Quando vai acertar uma cabeçada??? Nesse quesito até o Tuta melhor.

    Rodolpho entrou muito bem nesse time, ontem deu uma rateada mas no geral é um jogador que passe muita segurança.

    A galera tá pegando no pé do Bressan, mas a maioria não fala nada dos gols perdido da dupla de ataque e dos 500 passes errados por jogo.

  • Ygor 3 de setembro de 2013 - 10:08 Responder

    Vamos fazer um exercício simples: Destas 5 partidas vencidas sem a presença de Elano e Zé Roberto, quantos gols fizemos em cobranças de falta ou escanteio cobrados pelo Alex Telles? Se eu for generoso com o menino, podemos creditar aquele gol do Werley contra o Cruzeiro na conta dele. Ou seja, um mísero gol. Ele precisa treinar (e muito) cobrança de falta e escanteio para chegar próximo ao aproveitamento de Zé Roberto e Elano. Por incrível que pareça ele acerta mais cruzamentos com a bola rolando do que parada. Continuo não confiando nesse sistema. Em 2008 tínhamos mais vitórias convincentes do que estamos tendo hoje. Se continuarmos no 3-5-2, a tendência é que voltemos para a zona do limbo na tabela.

  • Deixe uma resposta