Empate, mas podia ser vitória

4 Postado por - 15 de maio de 2016 - Artigos

O empate só foi um bom resultado porque o que temos como referência é 2015. Um Corinthians anos luz distante do time do ano passado, porém com um grande treinador e em casa. Mesmo assim, jogamos bem e tivemos as melhores chances, ambas com o Bobô. Ainda com o problema de bola aérea e a falta de concentração no final do jogo, mas tudo isso é pela pressão psicológica. A tendência é um crescimento de produção e, com reforços defensivos, brigar mais uma vez na parte de cima da tabela.

Se tinha gente enchendo o saco do Roger por ele “ser burro”, bem, acabou de queimar a língua mais uma vez. O Grêmio amarrou o Corinthians exatamente como o Rosário fez com a gente. Defendendo em um 4-3-3 com as duas linhas da frente bem avançadas, os primeiros 20 minutos de jogo só nós jogamos. Se tivéssemos um Marco Ruben com o cu pra lua, como vem sendo nessa temporada, fatalmente teríamos encerrado o primeiro tempo com vitória.

Bobô, na melhor chance do jogo. Faltou capricho. Frame da transmissão Globo/Premiere

Bobô, na melhor chance do jogo. Faltou capricho. Frame da transmissão Globo/Premiere

Como o Tite não é burro, conseguiu sair da marcação com bolas alçadas e transição rápida. E muito chute de fora, coisa que insistimos em não fazer até agora. Aí, entre os 20 e 35 minutos foi a vez do Corinthians e jogar melhor, embora sem assustar. Depois disso, passamos a defender em 4-1-4-1 e conseguimos impedir a transição. No final do primeiro tempo havíamos retomado a posse de bola e vínhamos melhor.

Entrou no segundo tempo e o Corinthians foi pro abafa no início. Deu aquela cara de que iam pressionar mas, mais uma vez, a TERCEIRA seguida de Tite x Roger, não conseguiram assustar o Grêmio com jogadas construídas. Roger tem o Tite no bolso e provou mais uma vez. Fagner fez uma partida estupenda e, com isso, Giuliano foi muito abaixo. Mas o Marcelo Oliveira fez sua melhor partida do ano NO SEGUNDO TEMPO (no primeiro foi o mesmo de sempre).

Prestem atenção na função que o 8 desempenhou: ele era praticamente um terceiro volante, cobrindo a lateral. Walace fez a direita e Maicon o meio. O problema foi apenas técnico: errou muitos passes, mas fez uma boa partida taticamente. Miller movimentando no lugar do Douglas foi bem e se a gente tivesse uma boa opção de velocidade na esquerda (pra mim, ainda seria o Alan Ruiz – pena que foi por Sporting) e o Luan na centroavancia, estaríamos muito fortes. Com a bola atacamos novamente no 4-2-3-1 (saudades do nosso bom e velho 4-2-4).

Mas faltou acreditar que a vitória era possível. Se ao invés do Edinho tivesse entrado o Douglas, por exemplo, a velocidade de Henrique Almeida  e Everton (que entrou muito bem) teriam sido mais eficientes. Roger optou por fazer um ponto. Enfim, faltam 37 rodadas e muita gente vai perder pontos pro Corinthians. Ele não vai até o final do ano com Rodriguinho titular. Os reforços deles chegarão e eles vão brigar pelo título. Nós também temos condições. Ninguém desaprende e não teremos finais pra disputar. É um jogo depois do outro.

Comparilhe isso:

18 + comentários

  • Mano 15 de maio de 2016 - 19:46 Responder

    Grêmio jogou pra não perder e, pela primeira vez no ano, conseguiu adotando essa postura.
    Mas é uma partida muito enganadora. De certa forma devolve a confiança e dá aquela sensação de que “não tá tudo errado, ninguém desaprende”, mas o time tá muito abaixo do que precisa pra almejar título.
    Fred é algo simplesmente ridículo, zagueiro pro Glória de vacaria e olha lá. Não tira uma bola sem fazer falta, e faz o mesmo em jogadas de ataque, sempre pula sobre o adversário e empurra.
    Maicon errando muitos passes, como foi nas últimas partidas, ou seja, ou ele tá com problemas ou tá sendo mal dirigido.
    Bobô mostrando aquilo que todo mundo já sabe, que só faz gol quando o time empilha 348 chances claras de gol.
    Giuliano muito ruim hoje, muitos passes errados e ineficiência total no ataque.
    Luan então, péssimo hoje.
    Bolanos taticamente bem, foi o Luan de outros jogos.
    Falta jogador decisivo nesse time.
    Time é incrivelmente mediano.
    Precisa de lateral, zagueiro, meia e atacante.

    • Fagner 15 de maio de 2016 - 20:05 Responder

      Meu, enganador é achar que o Roger é ruim e que o elenco é muito pior que o do ano passado. Vamos fazer outro ótimo brasileiro. Com os reforços certos, seremos campeões. (SPOILER: o Edilson não é reforço certo).

      Saludos,
      Fagner

      • Mano 15 de maio de 2016 - 20:14 Responder

        Fagner, acho bem improvável sermos campeões, mas não acho impossível.
        Minhas considerações são sobre a partida de hoje, não acho que Giuliano, Maicon, Luan e Bolanos sejam maus jogadores.
        Mas Fred acho sim, novo Werlei.
        E Edilson é uma piada de mau gosto, reforço tipo “não tem tu vai tu mesmo”, até porque o titular é um volante reserva hoje.
        Só acho foda estarmos em maio falando de “com os reforços certos seremos campeões”.

        abraço

        • Fagner 15 de maio de 2016 - 21:03 Responder

          Com a mais absoluta certeza. Foi por isso que eu só conseguia pedir a cabeça do Rui Costa quando formos eliminados pelo Rosário. Perdemos um lateral direito e um zagueiro, o esquerdo já era ruim e aí não contratamos nenhum pra substituir função alguma.

          Saludos,
          Fagner

  • Félix Nuñez 15 de maio de 2016 - 20:14 Responder

    Fiquei puto com a substituição de Edinho. Mas, entendi o Roger. Talvez no lugar dele faria o mesmo. Esta pressionado por boa parte da torcida, que inacreditavelmente exige a troca de técnico, da imprensa xarope gaúcha e do fogo amigo de dentro do clube.

    Uma eventual derrota colocaria ainda mais pressão nele e no time.

    Poderíamos até ter ganho o jogo. Mas as finalizações de Bobô são fracas. Muito lento. Gostaria de uma continuidade para H. Almeida até para ver se tem condição de disputar titularidade, apesar de ser burro pra cacete, nunca vi como toma amarelo ridículos.

    • Fagner 15 de maio de 2016 - 21:01 Responder

      Pra mim: Henrique Almeida is the new Kleber Gladiador (digo isso desde os jogos dele na seleção sub-20). Acho que precisaríamos de outro cara na ponta esquerda pra tirar o Luan pra ficar na frente. Ele rende absurdamente mais ali. E revesando com o Miller, vai dar uma coisa ótima.

      Saludos,
      Fagner

  • Fábio Viana 16 de maio de 2016 - 09:17 Responder

    Primeiramente gostaria de ter a mesma tv que o Fagner. Só coisas boas.

    Segundamente. Pra quem prega a continuidade do Roger, como eu, o resultado foi excelente para aliviar a pressão. Em termos de campeonato, foi ruim, pois deixamos de ganhar na casa de um dos favoritos, em um momento propício para isso.

    Terceiramente. Não gostei do posicionamento defensivo do meio de campo. Na criação, acho até que foi bem para 1º partida com essa formação. Defensivamente, não gostei. Maicon e Wallace jogaram muito recuados, ajudados por uma 1ª linha defensiva muito baixa, mesmo quando o Grêmio ia ao ataque ou fazia pressão com Luan, Bobô e Miller na saída do Curintia, as outra duas linhas estavam longe. Quando eles conseguiam sair da marcação do ataque gremista, esse espaço deixado permitia que eles trabalhassem a bola até o ataque.
    Por vezes essa troca de passes, faziam Maicon e Walace parecerem bobinhos na frente da área, correndo de um lado pro outro, chegando quase sempre atrasados.

    Individualmente. Maicon, muito lento e errando passe a esmo. Já M.Oliveira, deveria ser orientado a nunca sair para o ataque ficar só na defesa. Quando vai ao ataque é uma tragédia.

    Pra mim, treinador não é o problema. Nosso problema é qualidade.
    Só quero uma coisa do Roger com esse time, evolução. Mesmo com a falta de qualidade, esse grupo pode jogar mais organizado do que está jogando e isso é meio caminho para a vitória.

    Enfim, foi mais do que esperava e menos do que gostaria.

    Abs.

    • Artur Wolff 16 de maio de 2016 - 10:06 Responder

      Concordo integralmente.
      Na frente da área em diversos lances se via um clarão, atacantes do Corinthians no taco a taco com nossos zagueiros. E eu na TV procurando os nossos volantes…..
      Aos 11 min o lance clássico em que temos levado gol; Felipe sobe SOZINHO e (por sorte!) cabeceia na mão do Grohe. A zaga e mesmo Geromel tem muito a melhorar por cima.
      O que mais me chamou atenção (de novo) os erros de passes; alguns absurdos para jogadores prosissionais. Por isso o rendimento na frente é muito fraco; não conseguem montar uma jogada ensaiada.
      Grohe (de novo!) aos 30 min do 2º tempo já começou com a cera. Isto é coisa de time pequeno. Como almejar título com esta postura? O resultado é o de sempre: traz o adversário “prá dentro” e quase perdendo o jogo.
      Fico me perguntando; se isso vem do vestiário? O treinador está por trás deste comportamento? Se sim ou se não…é lamentável dos dois modos. Parece que estão esquecendo a camisa que estão vestindo.
      O resultado por óbvio, pelas circunstãncias foi bom, a atuação não entusiasma.

      • Fagner 16 de maio de 2016 - 11:08 Responder

        Reparem que isso aconteceu quando começamos a defender no 4-1-4-1, no segundo tempo. Foi o que fizemos contra o Juventude: coloca dois na linha do 1 da volância. Foi por isso que o Roger botou o Edinho (aí virou 4-2-3-1 defendendo).

        Bola aérea segue sendo problema, porém, o Corinthians quase não explorou. E erros de passe também tem a ver com a marcação. Corinthians errou mais passes que o Grêmio o jogo inteiro.

        Sobre a cera: como não fazer cera com tanto xilique por “resultado”? Um ponto em jogo difícil – tinha torcedor fechando por isso antes da partida começar, apostando em goleada do Corinthians. Meça as suas críticas, parça.

        Saludos,
        Fagner

  • Beckistuta 16 de maio de 2016 - 09:40 Responder

    Peraí, meu! Maicon fez uma partida boa TATICAMENTE? O cara estava sempre mal posicionado, chegando atrasado na marcação e deixando um BURACO na intermediária.

    ALÉM DISSO, errou passes demais, alguns ridículos de 2 metros de distância. Esse cara é um câncer pro time, pois vai nos matando aos poucos partida após partida. Não pode fardar, jamais! (Menos ainda com braçadeira de capitão, o qual sequer tem perfil)

    • Fagner 16 de maio de 2016 - 11:12 Responder

      GIULIANO. Ele é que é o camisa 8 do Grêmio. Maicon é o 19 desde sempre.

      Saludos,
      Fagner

      • marcos lena 16 de maio de 2016 - 11:38 Responder

        Giuliano não tem fome de gol, todas as arrancadas ele freiou a passada e voltou a bola pra tráz. Naquela derrapada do Fagner ele tinha que entrar área dentro e tentar o Gol.

        Jogador sem fome de gol não faz gol, pergunta pro Gabriel Jesus…

  • Ezio 16 de maio de 2016 - 12:12 Responder

    Fagner embora em termos de resultado e mesmo de campeonato esse empate tenha sido até satisfatório, foi um jogo altamente depressivo. Foi triste vermos em campo dos times pedindo pra perder a partida e ambos foram incompetentes até para isso. Maicon como capitão do GRÊMIO é como colocar a hiena Hardy do desenho do Lippy Leão da Hanna Barbera como animador de festas (pra gurizada mais nova esse personagem era uma hiena depressiva que passava todo desenha falando “ó vida, ó dor”). O segundo tempo foi um show de horrores com os dois times não acertando dois passes. Bobô fez o favor de errar dois goles que vão fazer falta lá adiante no campeonato (discordo de ti, a melhor chance dele foi no segundo tempo em que ele recebeu livre sem marcação e ainda com angulo pra bater. Na imagem que tu manda até dá pra dar um desconto pq o angulo não era dos melhores). Por sorte a chinelagem de itaquera fez a gentileza de errar outro tb no final do jogo. A bola aérea é um pavor, pra nossa sorte o Grohe finalmente caiu a ficha que não dá pra contar com a zaga e resolveu sair do gol e direito. Aos que tão enchendo o saco do Edilson sendo que ele ainda nem estreou, no ano passado ele era titular do Corinthians e o time foi campeão. Ruim ele não deve ser, não dá pra ir atrás da passagem dele no GRÊMIO em 2010. Por essa ótica o Fábio Santos tb saiu defenestrado do GRÊMIO e foi ser campeão no Corinthians em 2012. Quem sabe o Roger ache um jeito de ele render no GRÊMIO. Não vamos esquecer que nosso lateral titular é um volante improvisado (e se o Maicon continuar a mãe que anda sendo acho que seria bom por o Ramiro no lugar dele junto com o Walace) e o Wallace do Flamengo tão só dizendo que ele é ferida. Numa boa pior do que o que temos hj não deve ser. Apesar de tudo sempre com o GRÊMIO.

  • Rafael 16 de maio de 2016 - 12:49 Responder

    Boa análise. Ainda não gosto da saída do Bobô do meio para a esquerda, acho pouco criativo ele fora da área. Tbm acho que era jogo pro Grisalho camisa 10 no segundo tempo. Com certeza ele iria achar alguém entrando por dentro da defesa do Corinthians.

  • JULIO NOBRE 16 de maio de 2016 - 16:13 Responder

    Nos apegamos a jogadores ruins a muito tempo. Defendi o Marcelo Oliveira ano passado, mas ontem foi demais. Um primeiro tempo onde não acertou nada e um segundo tempo onde não passou do meio campo (tudo bem ,daí errou menos). Maicon é um capitão sem sangue. Ficou evidente que o Douglas não pode sair do time, e ele nem é unanimidade entre a torcida. O esquema com Bobô trava o ataque, que ano passado era rápido. Da pra fazer um bom campeonato com este time sim, ainda mais que não vejo ninguém muito superior. O problema é que estamos sempre nesta, de fazer um campeonato bom. Talvez (tomara) eu me engane e lutaremos pelo título, mas a lerdeza de ontem projeta um grupo que vai se contentar com pouco.

  • Ezio 16 de maio de 2016 - 21:43 Responder

    Já que esqueci em meu comentário anterior vai agora… Os amendoins que tanto enchem o saco do Douglas o que acharam do time sem ele ? Legal que a armação das jogadas fique com o Walace e com o Maicon em péssima fase né ?

    • Fábio Viana 17 de maio de 2016 - 09:02 Responder

      Para 1º jogo com esse formação, foi suficiente.
      Se derem sequência e treinamento, acredito no bom desempenho desse meio campo. Se aprimorar a mecânica na movimentação dos jogadores, teremos um meio muito interessante.

      Acho que o único que destoou nesse meio, foi o Maicon. Continua muito mal.

      Se der certo, Douglas continuará sendo o bom reserva que é e não mais do que isso.

      • Ezio 17 de maio de 2016 - 12:43 Responder

        Já se tentou colocar volante pra armar jogada e o resultado foi o pior possivel. Walace é jogador pra segurar o meio no máximo subir pra tentar pegar rebotes e meter em gol. Walace não pode ser incubido de armar as jogadas do time. Maicon além de não ser do ramo ainda está em péssima fase. Se repetir isso vai ser mais um campeonato que vamos perder por não termos ataque.

    Deixe uma resposta