Emulando Espinosa e Bielsa

0 Postado por - 21 de março de 2012 - Sem categoria

Vanderlei Lucssenburg, a velha raposa matreira, que de bobo só tem a cara, tenta, hoje a noite, imprimir o que há de mais moderno em mecânica de jogo atualmente no planeta BOLA (e é preciso bolas pra implementar novos esquemas no Brasil).

Hoje, veremos o que considero o ideal pro Grêmio, e porque não, até um resgate do MODUS OPERANDI campeão do mundo em 1983. Tá, mas aí todos irão perguntar: – Snel, seu cachaceiro desmiolado, tu tá maluco? Primeiro tu diz que o Grêmio vai jogar num esquema moderno e depois diz que o Luxa vai resgatar o padrão de jogo do time do Espinosa? Explicar-me-ei, calma.

Voltemos à 1983 e aquele esquadrão mágico (que infelizmente, não vi jogar porque era muito CHIQUITO). Mazaroppi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Casemiro; China, Tita e Osvaldo; Caio (César), Renato e Tarciso. 4-3-3. Com Caio fechando o meio num 4-4-2 quando o time era atacado. No Mundial, foram trocadas as seguintes peças: P.C. Magalhães no lugar de Casemiro, Paulo César Cajú no lugar de Caio e Mário “Vesgueta” Sérgio no lugar de Tita (que teve a péssima ideia de voltar pro Flamingo, pra ser reserva da galinha de Quintino). Ambos os times do Espinosa, o da Libertadores e do Mundial jogavam num 4-3-3, que TRAVESTIA-SE de 4-4-2 em função defensiva, reitero.

Hoje, na Europa, ainda que os ingleses sigam nas suas famosas linhas de 4 (4 defensores, e 4 meio campistas) as equipes mais ARROJADAS (adoro essa palavra) já jogam nesse “novo” sistema, que tem dado frequêntes bailes nas equipes que jogam com o tradicional 4-4-2, inclusive no 4-4-2 padrão brasileiro, com um 10 de referência. Viram o BAILE, a SARANDA, o CHOCOLATE, que o Athletic Bilbao do Loco Bielsa deu no CALEJADO Manchester do Alex Ferguson pela Liga Uefa? Aquilo é uma AULA de futebol. Um 4-3-3, com um meia avançado que faz as vezes de atacante e de, digamos assim, volante em formato defensivo. Outra equipe que joga assim, é o Barcelona, que o Caio Jr. queria emular de todo jeito aqui no começo do ano e falhou miseravelmente.

Bom, agora traçemos o paralelo, pois frequentemente a história se repete: o grupo de jogadores do Grêmio tem as características certas pra se utilizar o 4-3-3; ainda mais tendo como agente FLUTUADOR e fechador do meio campo, Facundo Bertoglio, assim como o time de 1983 tinha o Caio. Obviamente, guardadas as devidas magnitudes dos times. O Grêmio que vai a campo hoje com: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Pablo e Pará (Júlio César); Fernando, Souza e Marco Antônio; Facundo, Kléber e Marcelo Moreno busca esse padrão de jogo e testa a formação pela primeira vez no ano num começo de jogo.

E o 4-3-3, que aparentemente andava esquecido, volta a cena. E pelo visto, o pioneiro neste esquema no Brasil, novamente será o Grêmio. Um resgate histórico, e a implementação do que há em VOGA (também adoro essa palavra) no mundo da bola atualmente.

Espero, sinceramente, que dê certo e que seja uma alternativa pra jogar sem três volantes, encaixando de vez o Bertoglio no time, como tem que ser.

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • Vitor 21 de março de 2012 - 09:31 Responder

    Excelente post, Snel.

  • RB 21 de março de 2012 - 10:25 Responder

    “que de bobo só tem a cara…..e o jeito de andar”

    auhauuhauauhuahuahuhau

    genial como sempre!!

  • Ricardo Marini 21 de março de 2012 - 10:39 Responder

    Muito bom o texto e tenho quase certeza que vai dar certo, só nos falta uma zaga segura, um meia no lugar do marcantonio que apesar de estar melhorando ( e ser melhor que o DouglasLordose) para mim seria melhor ele sentado no banco e reservas para segundo atacante.
    Rumo ao PENTA.

  • Nivo 21 de março de 2012 - 11:58 Responder

    Perfeito, apenas um adendo: Kleber também costuma voltar para marcar e buscar o jogo, o que facilita ainda mais a recomposição, e a retomada da bola no campo de ataque. Minha única dúvida é se o marco antônio vai incorporar o dinamismo e entrega necessários para essa terceira função do meio. Mas vamos torcer pra que dê certo, e hoje o Grêmio faça uma grande partida.

  • Vini Redin 21 de março de 2012 - 12:48 Responder

    Concordo plenamente com tudo que foi dito, e espero MUITO que dê certo!!

    Na tua escalação o pablo ta no time, ACHO que vai ser o werley. Gostaria de ver ele(pablo) começar no jogo, se der tudo errado acho que ele ainda fica no nivel do werley.

    DALHE!

  • Daniel 21 de março de 2012 - 13:38 Responder

    Com exceção dos desfalques por lesão (Julio Cesar mais recentemente e também o Mário), é o time que considero ideal pelas peças que temos. Se o Bertoglio conseguir repetir as boas atuações de meio-tempo em uma partida inteira, teremos três atacantes que sabem infernizar a defesa adversária, facilitando muito o trabalho da defesa.

    Mas pra não dizer que concordo com tudo no texto, tu gosta de umas palavrinhas bem boiolas hehehe

    • Snel 21 de março de 2012 - 13:44 Responder

      “Mas pra não dizer que concordo com tudo no texto, tu gosta de umas palavrinhas bem boiolas hehehe”

      Tá me estranhando, bofe?

  • Fagner 21 de março de 2012 - 14:07 Responder

    Snel, só faria um adendo: não acredito nesse esquema se não for com três volantes. Três volantes “mudernos”, não três volantes dinhogoiano. Eu tirava o marcantônio desse time, ele não mostrou que sabe marcar, e corremos o risco de perder o meio de campo.

    Saludos,
    Fagner

    • Snel 21 de março de 2012 - 14:08 Responder

      Eu também acho que é o que pode acontecer… mas dado a “fragilidade” do adversário, acho que é um bom teste, um jogo fácil.

  • Robert 21 de março de 2012 - 14:26 Responder

    Só tenho medo dos contra ataques… Nossa zaga não é das melhores e vamos entrar em campo com um time bem ofensivo…

    Mas vamos ver o que vai dar.
    Pena essa chuva p incomodar… Mesmo assim acredito que o Olímpico vai bombar!!!!
    Até rimou.. hehe Pra cima deles Grêmio!!

  • heraldo 21 de março de 2012 - 17:12 Responder

    Explicar-lo-ei, com o caio jr, e 2 volantes, os adversarios vinham, 1 ou 2 x perto de nossa area, agora com 3 volantes, os adversarios estão mais a vontade, apesar deste imbroglio estamos fazendo mais gols.Va entender.

  • Deixe uma resposta