Fazer a Coisa Certa e do Jeito Certo

0 Postado por - 10 de janeiro de 2013 - Artigos

Certa vez (no tempo que este belo site era hospedado no blogspot) escrevi sobre lesões no joelho. Disse que elas faziam(fazem) parte do infortúnio do esporte. Que são lesões totalmente imprevisíveis. O acaso, além de fazer parte do jogo, faz parte do corpo de cada atleta. Não importa o quão preparado tu estejas para determinado esporte. Se tiveres o azar de torcer o joelho, não tem musculatura que segure algo mais sério.

Fábio Aurélio é o nome da vez. Leio aqui e ali que NUNCA VESTIRÁ A CAMISA DO GRÊMIO. Quanta bobagem! Pode ser que realmente nunca a vista, mas não será por causa do joelho. Com Sorondo aconteceu isso, mas li hoje que pensa em voltar ao futebol.

Fábio Aurélio se cagando pra treinar

 

O problema de tudo é a expectativa e a falta de noção que todos nós, seres humanos (em especial os imediatistas), temos. O cara rompe uma estrutura LIGAMENTAR do joelho, que é considerado grave. Aí os médicos falam que “serão seis meses de recuperação”. Okay! Seis meses para ele PODER VOLTAR A FAZER ATIVIDADES FÍSICAS COMO ANTES. Ora, como que o cara vai estar PRONTO PARA JOGAR em meio ano se ele precisa desse tempo para voltar a correr e a fazer musculação AFÚ? Lembrem-se que Fábio está num clube de ponta, onde as exigências físicas são grandes. William Magrão e Mithyuê tiveram de operar mais de uma vez o mesmo joelho apenas para LIMPAR a região sendo tratada. Souza, não o atual, resolveu colocar um enxerto sintético(pois diziam que a recuperação era mais rápida) ao invés de um de seu próprio corpo, e teve a lesão novamente.

Não existe milagre! Quem já sofreu uma lesão dessas, ou conhece alguém que teve isso, sabe que são por volta de 2 meses pro cara voltar a andar SEM MANCAR. O psicológico do cara fica abatido. O profissional sente medo, meus velhos! E aí o bonitão começa, AO NATURAL, a forçar o corpo para o lado que ele não operou. “Ah, mas ele é profissional. A comissão médica não pode deixar que isso aconteca.” Ele é profissional, mas ele ainda é um ser humano. Ele é igual a ti ae, que fica sentado numa cadeira de escritório o dia todo. O ato de colocar o peso para o “lado bom” é instintivo. E foi exatamente isso que foi informado para a imprensa.

Depois de meio ano sem poder exercer qualquer tipo de atividade normalmente e em sua totalidade, os músculos da perna ficam muito fracos. Mesmo! Tu te lesiona DORMINDO. DOR-MIN-DO! Principalmente o posterior da coxa, pois é de lá que é retirado o novo ligamento para fazer o enxerto no joelho lesionado.

Portanto, senhores, acalmem-se. O Fábio Aurélio só precisa fazer a coisa certa e do jeito certo. Apressar sua recuperação de nada vai adiantar.

Dále!

Foto é da zerohora.com

Comparilhe isso:

7 + comentários

  • Vini 10 de janeiro de 2013 - 14:58 Responder

    É bem por ai. Só que nossa torcida ta muito amarga ta parecendo os do aterro, deixa os cara trabalhar e depois sim, se não der os resultados que esperamos vamos analisar o que podia ser diferente e protestar!!!!
    QUEREMOS A COOOOPAAA!!!!!

  • Cícero - CWB 10 de janeiro de 2013 - 15:54 Responder

    Fala Menezes, concordo contigo.
    Oq tem que ser levado em consideração é o histórico do F. Aurélio ele vive lesionado, esse é o problema.

    abs!

  • Beto 10 de janeiro de 2013 - 16:07 Responder

    Libertadores,

    Uma pergunta: Considerando-se o mesmo periodo de tempo, o que é mais facil: um profissional que dispõe de todos os recursos de tratamento possiveis voltar a jogar em alto nível ou um peladeiro (cidadão normal, trabalhador) voltar a bater sua pelada no mesmo nível de quando “estourou” o joelho?

    Minha resposta: fico com a primeira opção!

    O que acontece é que o DM do Gremio para joelho é uma merda (aqui não vai critica amarga e sim uma constatação). Trago a vocês exemplos: Magrão (acabou a carreira do bom volante); Mithyue (levou cerca de 9 meses para voltar a jogar) e mais recentemente Julio Cesar (que tinha recuperação prevista para 3 meses e só voltou a jogar em 6).

    Não adianta o clube deveria “terceirizar” algo que não é sua especialidade, simples assim. E nem estou falando de Fabio Aurelio e Sorondo que já tinham o histórico, to falando do geral.

    Estourei o joelho jogando bola, era um peladeiro que jogava os campeonatos da várzea de Porto Alegre e sem ter 10% dos recursos dos atletas do Gremio em exatos 6 meses fiz minha primeira partida, no setimo mes já tinha um bom ritmo e depois disso nunca mais estourei o joelho mesmo jogando em tudo o que é tipo de piso (areia, sintetico, grama natural) isso faz 7 anos já…

    Acredito que Fabio Aurélio va voltar a jogar normalmente, assim como sei que as dores musculares são comuns bem como o receio de saltar, dividir e bater na bola.

    Agora… que nosso DM nesse tipo de recuperação é uma porcaria… isso é!

    Avante Gremio!!

    Abraços a todos!

  • almerindo hennig 10 de janeiro de 2013 - 21:59 Responder

    Cada coisa a seu tempo. Vamos dar mais um tempo para a recuperação das condições físicas e atléticas do Fabio Aurélio.
    Não vamos fazer críticas precipitadas e tumultuas o ambiente. Demos tempo ao tempo que tudo se resolverá e o Fábio com certeza vai recuperar o alto nível futebolístico qued por tantas vezes demonstrou! Vamos lá gremistas!

  • Renato Lins 11 de janeiro de 2013 - 09:48 Responder

    Isso ae. Por isso sou fa desse blog!
    Feito por torcedores, mas sempre com uma posição mto equilibrada, serena e inteligente sobre os fatos que circundam o cotidiano do nosso Grêmio!!!
    “Torcida é coracão”, mas eu completaria dizendo “sem esquecer da razão”… 😉
    Belo texto Menezes.
    Abss

  • Eduardo Schwede 11 de janeiro de 2013 - 13:05 Responder

    é… o texto até traz um equilíbrio que devemos ter, não vou tirar a razão do texto porque não há nenhuma linha para se contestar…. Agora, QUAL ERA O PARÂMETRO DOS SRs ODONE E PELAIPE EM TRAZER UM KARA QUE PRATICAMENTE NÃO JOGOU POR CAUSA DE LESÕES DURANTE TODO SEU CONTRATO NO SEU TIME ANTERIOR??? e convenhamos, ele se tratava num time de ponta da inglaterra, e não numa terceira divisão de moçambique.
    Cavalo dado (jogador vindo sem custo) não se olha os dentes??? acho que pro futebol não é bem assim não…

  • Israel 11 de janeiro de 2013 - 14:39 Responder

    Milagre só na religião, quando se trata de saúde o negócio é ciência. Operei o ombro por causa de um problema nos ligamentos que faziam com que ele saísse do lugar com muita facilidade. Passei um mês de tipóia e quando finalmente retirei NÃO MOVIA MAIS O BRAÇO. Simples assim, foram meses de fisioterapia só pra poder fazer sinal pro ônibus, coçar as costas então… por negligência minha tem um movimento de pôr o braço nas costas que não consigo mais fazer direito. E fui operado no mesmo hospital que normalmente vão os jogadores e o assistente da cirurgia era o Márcio Bolzoni. Não existe mágica nesses casos, só trabalho e paciência.

  • Deixe uma resposta