Fica, Luxemburgo

0 Postado por - 20 de maio de 2013 - Artigos

Já tive muitas convicções na vida, talvez a única que eu ainda mantenha é ter virado gremista. Sim, “virado” gremista, porque meus pais não são muito chegados em futebol e eu tinha um irmão torcendo pra cada time da dupla Grenal. E não ganhei nenhum tip-top do time ou uma plaquinha “ufa, nasci gremista/colorado” pra colocar na porta da maternidade. Ou seja, virei gremista no início dos anos 80, uma grande época pra se vestir azul, preto e branco.

Até o ano passado, eu tinha certeza de que o Luxemburgo nunca poderia ser treinador do Grêmio. Argumentos eu tinha de sobra, mas vamos focar em dois: ele não tinha a cara do Grêmio e não vinha fazendo bons trabalhos. Então ele veio e fracassou no Ruralito, com direito a PITÍ com bandeirinha e caiu na Copa do Brasil pro rebaixável Palmeiras. Depois, veio o Brasileiro e nele o time mostrou organização tática e fazia uma boa campanha, a ponto de eu rever minha convicção inicial e achar que o Luxemburgo poderia dar certo no Olímpico, e futuramente na Arena (mas não ao ponto de gritar “fica, Luxemburgo” ao final daquele 2-1 sobre o São Paulo). Afinal, o time jogava bola e receberia reforços nas posições carentes pra jogar a Libertadores, não havendo necessidade de trocar o comando da equipe. Tanto que Koff tinha convicção em Luxemburgo.

luxa

Veio 2013 e a gente tá vendo se repetir um fenômeno de 2 anos atrás. Que repetiu um fenômeno de mais 2 anos atrás. Apesar da troca de diretoria, o treinador que foi bem no campeonato de pontos corridos é mantido, mas desanda no início da temporada seguinte, seja na Libertadores ou Copa do Brasil, campeonatos com características bem diferentes do Brasileirão. E o que aconteceu? Demissão do treinador, lógico. E como foi o desempenho na sequência? Em 2011, terminamos como 12º colocados e em 2009, em 8º. Ou seja, com treinador(es) novo(s), o desempenho foi inferior ao ano anterior.

Futebol é momento? Concordo muito. Só que cair fora do Gauchão (que só jogamos um turno) e da Libertadores não pode ser o motivo pra se desfazer de um projeto e a convicção nele. Por isso, eu não vejo como melhor alternativa demitir o Luxemburgo. Não agora.

Ainda mais se levarmos em conta que no domingo começa o FELICIANÃO, com 5 rodadas em 2 semanas. Melhor dar esses 4 jogos (o com o time do Pilantra ficou pra junho) pro Luxemburgo mostrar serviço. Se a coisa tiver com cara de que vai degringolar de vez, manda ele passear dia 8/6, aí se tem um mês inteiro pra treinar o time até o próximo jogo.

Comparilhe isso:

30 + comentários

  • Pedro 20 de maio de 2013 - 18:04 Responder

    Concordo! Acho que a doretoria ja devia ter assim se manifestado

  • Antonio Floripa 20 de maio de 2013 - 18:10 Responder

    Simples, achei vergonhosa a nossa atuação nos últimos jogos, acho que meio time ta “jogando a não fazer” e também acredito que não seremos campeões de nada esse ano, MAS, concordo que AGORA, neste MOMENTO, é melhor mandar embora, e no final do ano, aconteça o que acontecer, manda embora. Simples…

  • Antonio Floripa 20 de maio de 2013 - 18:11 Responder

    Opa, melhor NÃO mandar embora NESTE momento… No calor da emoção me enrolei aqui.

  • Jéssica 20 de maio de 2013 - 18:21 Responder

    Deixando a revolta de lado, a permanência dele com teste nessas primeiras rodadas, parece ser a atitude mais sensata a ser tomada pela direção, desde que o grupo esteja unido ao técnico também.

  • Fagner 20 de maio de 2013 - 18:23 Responder

    Foi exatamente o que aconteceu com o Renato. Esperaram sete rodadas (empate com o Avaí no Olímpico) até estarmos na zona de rebaixamento e o Renato “colocar o cargo à disposição”. Já o caso do Rolando Lero, foi outra história, entrou em 19 de maio, pra jogar a terceira rodada do Brasileirão, mesmo estando contratado umm mês antes. Só foi parecido o processo de entrar goela abaixo. Agora, a “solução” para o problema foi muito diferente nos dois casos. E em 2011 tivemos mais o Julinho Camargo, que nos atrasou mais quatro rodadas. Com um campeonato inteiro pela frente, discordo muito da hora de trocar de comando.

    Saludos,
    Fagner

  • Marcelo Dávila 20 de maio de 2013 - 18:35 Responder

    Concordo 100%. Outro dado interessante: de 2005 pra cá, Luxa é o treinador com melhor aproveitamento (fora os que ficaram menos de 10 jogos, amostra insuficiente)

  • Flávio 20 de maio de 2013 - 18:43 Responder

    Esperar para ver o que que dá, aí sim demite o cara…Se já tens esta intenção, para que então esperar afundar mais? Manda embora logo. E só falam em multa pela quebra de contrato, 7 milhões. E ninguém fala nos milhões q

  • Marcio Dedomenico 20 de maio de 2013 - 18:45 Responder

    Alguém pode avisar o koff que acabou as ferias dele…? E já aproveita e avisa ele que ele é o único culpado dessa situacão… #forakoff

  • Flávio 20 de maio de 2013 - 18:46 Responder

    Esperar para ver o que que dá, aí sim demite o cara…Se já tens esta intenção, para que então esperar afundar mais? Manda embora logo. E só falam em multa pela quebra de contrato, 7 milhões. E ninguém fala nos milhões que vamos deixar de ganhar nas competições que o sr. luxemburro não classificou. Quem vai pagar este prejuizo? Por que não cobram dele este prejuizo? Desconta na quebra de contrato ou cobra dele na justiça por perdas e danos…Fora Luxemburgo. Seja bem vindo novamente Renato!

  • Matheus 20 de maio de 2013 - 18:51 Responder

    Ah pois é, apesar de ter lógica o que tu diz, a lógica também trabalha contra. Não da pra avaliar o trabalho do profexô como sendo 4 meses,são 17 meses. E nenhuma final.
    Aliás, várias eliminações vergonhosas e recheadas de covardia, desde gauchão, sulamiranda, e no brasileirão, no único jogo que teve caráter de decisão que foi o grenal definidor da vaga direta, arregamos com o mesmo comportamento.

    Eu estou convencido de que o Luxa precisa cair, que seja então daqui 4-5 jogos.
    Por que?

    Porque com ele nunca mais teremos aquela esperança de virar um jogo, mesmo levando um gol aos 40 do segundo.
    Com Luxemburro, minha esperança imortal morre assim que a bola entra na nossa rede, quero voltar a acreditar!

  • eddy 20 de maio de 2013 - 18:58 Responder

    O luxemburgo não sabe jogar com vantagem, por isso bem com pontos corridos e se ferra em mata—mata.
    Acho que tem que deixar até fim do ano se não fizer merda e ver no que da

  • Matheus 20 de maio de 2013 - 19:02 Responder

    E tem mais, caso a gente se classifique com o Lixemburgo pra Libertadores do ano que vem, ficamos sem técnico por 4 partidas ainda, quase a primeira fase inteira.

  • Rafael 20 de maio de 2013 - 19:23 Responder

    ATÉ AGORA FOI O ÚNICO COMENTÁRIO LÚCIDO PUBLICADO EM TODA A REDE! QUE BOM QUE ALGUÉM TEM MEMÓRIA E CONSEGUE TER UM POUCO DE BOM SENSO NESTA HORA. PARABÉNS!

  • Guilherme 20 de maio de 2013 - 19:27 Responder

    Não concordo quando dizes que “Só que cair fora do Gauchão (que só jogamos um turno) e da Libertadores não pode ser o motivo pra se desfazer de um projeto e a convicção nele. ” O projeto, até onde eu sei, começou no ano passado. Em 2012 ele mandou desembarcar em Porto Alegre: Pará, Werley, Elano, Zé Roberto e outros reservas. Nesse ano, mandou desembarcar mais uma cambada de bruxo dele. Assim, creio que o desenho do time começou a ser feito no ano passado e terminado no início desse ano. Mas até agora não vimos um time em campo. Apenas 11 marmanjos com a camisa do Grêmio. Pense em outros jogos, além dos sempre citados Fluminense (RJ) e Caracas (Arena), que o Grêmio tenha jogado bem… Será que ele vai conseguir, em menos de um mês, fazer o que ele não fez até agora?
    Eu, sinceramente, não acredito.
    Mas, assim como tu, eu acredito que futebol se faz com planejamento e essa coisa horrível dos presidentes eleitos ficarem “na obriga” de renovar com o técnico que tá indo bem no brasileirão é foda.
    Aí, isso parte muito da torcida, também, do seu apoio e da sua vaia. Há 6 meses todo mundo pedia que o cara ficasse, ele renovou, perdeu para o Milionários, não conseguiu ganhar o último Gre-Nal do Olímpico, mas saiu bradando que tinha cumprido a meta de colocar o time da Libertadores.
    Queria saber qual será o discurso agora: vamos colocar o Grêmio na LA de 2014? Não dá mais isso, né?
    Eu acho que o pior de tudo isso é que não temos nem mais para onde correr: o clube não tem grana, o Luxa não faz mais nada com esse time, e cada um tem uma ideia na qual acha que pode estar a solução para o Grêmio… E não temos mais para onde correr porque enquanto o Grêmio for tratado como o Congresso Nacional, no qual mais de 80% dos caras se elegem para o Conselho apenas para dizer que são conselheiros e para fazer politicagem, não conseguiremos sair desse ciclo vicioso…
    Pensem em uma coisa: qual foi o último dirigente decente do Grêmio que não era figura repetida na política do clube ou parente de gente que já tinha sido grande no clube?

  • urbano tomassoni 20 de maio de 2013 - 19:54 Responder

    ESPERAR O QUE,,,P/ ENTERRA O TIME TAMBEM NO BRASILEIRÃO\FORA\FORA JA MOSTRO QUE P/ JOGA C/ ELE TEM QUE SE MOLSINHO,,,,NÃO TEM COMANDO P/ TIME DE RAÇA
    TEM QUE TREINA TIMINHO DE COLEGIO OU DE PADRES

  • Fabio M.Paltiano 20 de maio de 2013 - 20:20 Responder

    Para mim, está faltando pulso e controle acima do treinador.
    Publiquei isto hj à tarde no grupo “Só Gremistas – Grupo Secreto”:
    Enquanto não tiver um diretor que chute a porta, que cobre do treinador, mas muito tb dos jogadores que ganham 100, 200, 500mil…pode trazer o Pepe que a coisa continuará igual. Direção de futebol totalmente passiva, alheia às cobranças.

    Queria um Pelaipe, um Kalil, um Sanchez…caras às vezes sem escrúpulos, mas que mandam, que vejam seus times como maiores do mundo e que queiram botar faixa no peito e não montar um time bonito.
    Precisamos urgente de um dirigente que mande no vestiário. E só!

  • alvaro walker - paraná 20 de maio de 2013 - 21:00 Responder

    CONCORDO QUE NÃO É MOMENTO DE DEMISSÃO. DEVEMOS SER UM POUCO MAIS PRUDENTES. SE NA VIDA MUDÁSSEMOS TUDO QUANDO ALGO NÃO VEM BEM, COMO A CRISE NO CASAMENTO, CERTAMENTE TUDO PIORA. SABEMOS QUE ESSE É PROBLEMA DOS CLUBES BRASILEIROS, QUE A CADA DÉCADA TROCA DE TÉCNICO MAIS DE 10 VEZES, EM MÉDIA. NÃO HÁ COMO AVANÇAR COMO UMA CULTURA DESSE TIPO. QUANDO CONTRATADO, O FOI POR CONVICÇÃO E PELO QUE FEZ NO PASSADO, NÃO SENDO EM 15 MESES QUE TUDO NÃO PRESTOU E NAO SERVE MAIS. BRASILEIRO 2012, COM TIME MÉDIO, FOMOS MUITO BEM, PORTANTO, CALMA AÍ QUE DAQUI MAIS UM ANO TODOS VÃO CONCORDAR QUE FOI BOM MANTE-LO

  • flavio b. 20 de maio de 2013 - 21:08 Responder

    Insistir no Luxemburgo é acreditar que um time com um comportamento “bipolar” em campo, possa, de uma hora pra outra, encontrar um equilíbrio, uma estabilidade… sem novas oscilações, e agradar imensamente seus torcedores.

  • Ronaldo 20 de maio de 2013 - 21:29 Responder

    Acho que a direção não demitiu o Luxa agora por que tem um tiro curto (5 partidas) no início de um brasileiro com jogos quarta e domingo e depois uma parada de quase um mês. Além da questão financeira (a multa do Luxa e o alto valor que qualquer técnico de ponta irá pedir), deve existir a avaliação que um novo técnico pouco conseguiria trabalhar nesse período. Então tem sentido a decisão de manter o Luxa “prestigiado” agora. Se o desempenho nas 5 primeiras rodadas for insatisfatório, aí sim cabe demiti-lo e contratar um treinador que irá ter tempo para trabalhar, inclusive com trocas no elenco (haverá tempo para dispensas e contratações). Será como um novo começo de ano.

  • Luiz Martini 20 de maio de 2013 - 23:01 Responder

    Quanto mais esperar, maior o prejuízo potencial. Se ao demitir em junho fica um mês para reorganizar tudo, se demitir AGORA tem mais 20 dias para reorganizar tudo.
    Da multa não há que ter medo.
    Demite e não paga!
    Deixa vir reclamar o pagamento na Justiça.
    Aí, dá em penhora parte dos direitos do Moreno, que ele achincalhou e avacalhou, e ele que se vire para reabilitar o nome do jogador.
    Ou então dá os direitos do Marco Antonio e do Tony em pagamento.

  • Guto 20 de maio de 2013 - 23:24 Responder

    Nao tem cara do gremio nunca teve e nunca vai. Fora ja . O q muda agora – o que tem agora q nao tinha antes …. por favor.

  • diogo 20 de maio de 2013 - 23:37 Responder

    SE TROCAR DE TREINADOR RESOLVESSE ALGUMA COISA TERÍAMOS PILHAS DE TÍTULOS.SE NÃO É PARA VIR TITE OU MANO DEIXA O LUXA MESMO, MELHOR QUE JUAREZ E RENATO ESTE É ÍDOLO MAS NÃO TREINADOR.

  • Jair 21 de maio de 2013 - 00:04 Responder

    FICA, IMPOSTOR! Fica Roth com grife! Nós merecemos, nós somos burros mesmo, não precisamos vencer mais nada, nosso orgulho nos basta! (Orgulho besta, porque a DIGNIDADE Gremista, que ainda restava apesar da década perdida, este IMPOSTOR está tratando de exterminar). E viva o conformismo com a derrota! E viva o Celso Roth com grife!

  • Adriano Gremista 21 de maio de 2013 - 08:58 Responder

    Bah velho, tu ainda acredita que esse enganador vai conseguir alguma coisa ?? Em 17 meses não levou o Grêmio nem a final de turno do gauchão. Suas convicções erradas foram diretamente responsáveis por, no mínimo, 3 dos nossos fracassos, na Copa do Brasil 2012, Sulamerica 2012 e Libertadores. Tá na cara que ele esperou ter a confiança do clube prá colocar em ação o seu “pojeto”, seus trambiques e interesses secundários, como agenciamento de jogadores, e só ver que do time dito titular, 7 jogadores foram “indicados” por ele. Faz o que quer no clube e ninguém contesta. Só não faz o time jogar… Sempre tive NOJO desse cara, arrogante, prepotente, quero só ver o repertório de desculpas que ainda ouviremos até o final do ano. Esse Grêmio de hoje é uma vergonha, em outros tempos, qualquer treinador que tivesse feito metade das cagadas que esse merda fez, já teria sido chutado do clube há muito tempo. O mais incrível é ver parte da torcida ainda “deslumbrada” por estes 2 cânceres que vão enterrar mais ainda o Grêmio, LIXOemburgo e a arena da OAS.

  • Felix Nuñez 21 de maio de 2013 - 09:21 Responder

    Luxemburgo é e sempre foi um engodo. Não quero ele fora do Gremio “só” porque perdeu tudo que disputou em 15 meses, quero ele fora porque não tem absolutamente nada a ver com o GREMIO. Porque perder tempo com um cara que não possui ABSOLUTAMENTE nada a ver com a gente???? Já perdemos 11 anos com planejamentos errados, com técnicos errados, com diretoria incompentente…Prefiro perder esse ano com um técnico promissor ( Roger ) que tem a cara do Gremio, conhece o Gremio como poucos e com salário dentro de uma normalidade do que insistir em continuar com um SUJEITO ARROGANTE, PREPOTENTE e SAFADO!
    Meu medo mesmo é que provavelmente ganharemos uns 3 jogos antes da Copa das Confederações e provavelmente engoliremos esse mau caráter até o fim do ano.
    Ao contrário do SNEL, acho que esse Gremio representa todos nós gremistas, afinal, estão vestido nosso manto, o que não me representa é esse sujeito intragável, travestido de técnico que se acha maior que o GREMIO! Esse cara sim NAO PODE NOS REPRESENTAR!

    Abraços

  • Tietze 21 de maio de 2013 - 10:04 Responder

    Luxemburgo teria de ser mandado embora sim, se houvesse outro treinador de porte para treinar o Grêmio. Como não há, ele não vai e não deve ser demitido, pronto.

    Algumas questões em relação à isto:
    1 – O Renato Gaúcho não é treinador para o Grêmio. Luxemburgo e o Renato são completamente distintos e inversos quando falamos de estabilidade e motivação.
    Resumindo, Renato é tiro curto e Luxa é pontos corridos (sem nenhnum tipo de decisão a ser disputada…).

    2 – Treinador com estrutura pra treinar o Grêmio, tem muito poucos no mercado. Mano Menezes, Murici (sim, eu sei…), ou uma apósta lunática da direção que possa dar certo.

    Fora isso, olhando um pouco pro lado pessoal, me deixa muito espantado e as vezes até entristecido com o fato de um cara velho e “experiente” como o Luxemburgo perder tanto o tato, a razão e o poder de convencimento e indignação de seus comandados. Isso é caso pra estudo psicológico e coisas do tipo.
    Frouxidão.

  • Fausto 21 de maio de 2013 - 10:08 Responder

    Creio que é uma decisão baseada na questão economica.

    Se não tivesse multa, já tinha ido, mas como tem e é grande, vão mante-lo, confiando que o desempenho dele em pontos corridos é melhor do que em mata-mata e que ela possa, com o bom elenco que temos, nos conduzir novamente a Libertadores.

    O objetivo esse ano teria que ser o titulo, mas ainda acho que em algum momento vai entrar o discurso que o primeiro objetivo é o G4 e só depois o título.

    De qualquer forma, se o Gremio fizer uma boa campanha no brasileirao, economiza alguns milhoes e espera o final do contrato. Aí traz um novo treinador com uma pré-temporada pela frente …

    O grande problema será mandar o Luxa embora caso ele faça mesmo uma boa campanha no brasileirao!

  • Gremio_Foz 21 de maio de 2013 - 10:47 Responder

    O Koff deve ter dado um tempo nestas primeiras cinco rodadas do campeonato Brasileiro…e se o WL nao convencer vem o Mano Manezes…Olhem a entrevista que ele deu no site globo.com :` – Quais são os seus planos para o futuro?
    Eu vou voltar a trabalhar depois do meu aniversário (dia 11 de junho). Vou estar com 51 e certamente está na hora de voltar a trabalhar.` . E tenho dito…

  • Marcos Tricolor 21 de maio de 2013 - 10:52 Responder

    Koff esteve ocupado descascando o abacaxi Arena. Parece que conseguiu equacionar o problema. E ainda tem gente que pede #forakoff..Devem ter saudades do Obino, Guerreiro ou Odone…

  • Gérson Matter 21 de maio de 2013 - 16:19 Responder

    2008 – Quase campeões.
    2009 – Troca a diretoria, troca o treinador, queda na libertadores e mal no Brasileirão.
    2010 – Troca o Treinador e vamos bem no Brasileirão (mais uns 3-4 jogos e eramos campeões).
    2011 – Troca diretoria, fiasco na libertadores, queda do treinador. Mal no brasileirão.
    2012 – Troca treinador. Bem no brasileiro.
    2013 – Troca diretoria. Novo fiasco na libertadores.

    é…

    é verdade. Porém, tem que lembrar que:

    2006 – Excelente brasileirão.
    2007 – Manteve treinador e quase campeão da libertadores. Manteve treinador e fiasco no brasileirão.

    Talvez o problema seja este periodo curto da direção. Quando ela começa a realizar seu trabalho… tem que passar o bastão.

  • Deixe uma resposta