Luan já foi Valdivia

3 Postado por - 7 de maio de 2015 - Artigos

Luan

Jogadas agudas, passes certeiros, assistências precisas e gols. Poderia estar elogiando o craque do Gauchão 2015, mas estou lembrando que essas eram qualidades do atual camisa 7 tricolor em 2014.

O que mudou? Tudo!

Luan está burocrático, lento, fazendo passes óbvios e sem intenção de gol. E antes que alguém pense que resolvi pega-lo para cristo, vou explicando. Não acho que a culpa seja dele.

Os culpados somos nós e nossa implacável necessidade de críticas, falta de tato e carinho com o talento. E nossa necessidade de vitória. A culpa é da cobrança que se sobrepõe à evidencia de que fomos superados na bola e na qualidade por um time melhor.

Luan não ficou ruim do dia para noite. Ele foi murchando aos poucos. Dava pra ver seus cacoetes de reprovação aumentando a cada jogada errada. A cada vaia.

Ouve um tempo em que o erro era aplaudido na nossa torcida, pois sabíamos que aquele era o ensaio para gol. Onde foi para o torcedor gremista?

A estrela de Valdivia parece brilhar mais porque o ambiente é mais favorável. O jogador pode ficar a vontade para experimentar e tentar, errar e acertar. Nessa média se solidifica a qualidade. No apoio da torcida se firma a confiança.

Não vou excluir aqui o ambiente interno do Grêmio. A pressão dos técnicos e da diretoria. A necessidade de ser a solução ao invés da nova alternativa. Não vou deixar de lembrar dos sucessivos anos de más administrações e gestões feitas para alavancar carreiras. Nem vou excluir a falta de qualidade que temos em algumas posições.

Mas acima de tudo isso está nosso erro de torcedor. De virarmos amargos pela falta de vitória.

Domingos começamos o BR15 e pode ser uma chance de apoiarmos de fato o tricolor na busca por um campeonato. Mas pode ser só o dia que reaprendemos a torcer.

Bora patrolar!

Comparilhe isso:

11 + comentários

  • jorge 7 de maio de 2015 - 14:18 Responder

    Na adversidade que se forja o ferro!

  • Impzone 7 de maio de 2015 - 16:31 Responder

    O problema do Grêmio há anos tem sido jogador com cadeira cativa no time titular. Luan é um menino de futuro, mas como tantos outros não pode ficar acomodado com sua posição. Que se premie o merecimento e ele passe um tempo no banco, pra amadurecer.

  • Jorge 7 de maio de 2015 - 18:51 Responder

    Nunca foi nada e dificilmente será… parece ser mais um peladeiro que o tricolor insiste em dizer que é craque!!! Já faz muito tempo que assisto futebol, bem mais que esse blogueiros daqui e nunca vi um craque… sequer um projeto de craque que jogasse 90 min com a cabeça fincada no chão!!!

    • Bareta 8 de maio de 2015 - 17:02 Responder

      Concordo. Esse papo de dar carinho pro coitadinho que erra todas é bobagem pra vender livros. Há tempos o futebol passou a ser puramente capitalista, consumista, se alguem oferecer mais o Luan, o Valdivia ou seja la quem for, vai ensacar a viola e vai sair de seu atual time. Se na empresa o funcionario nao cumpre corretamente seu papel, ele erá advertido. Cobramos tanto profissionalismo no futebol…. dai o cara faz uma bundamolice e tem que dar carinho??? Às favas!! Tem é que mandar treinar o dobro do que treina e ficar uns jogos no banco vendo como se faz pra aprender e melhorar. Isso é acima de tudo aprendizado. Abraço.

  • Rosauro 7 de maio de 2015 - 19:22 Responder

    Para cara,
    Valdívia enfrenta banco, criticas…
    Deixa de ser idiota.

  • Rosauro 7 de maio de 2015 - 19:25 Responder

    O Grêmio, comparado com esses blogueiros, vai ser campeão do mundo. Meu deus que pobreza.

  • Rafael 7 de maio de 2015 - 20:35 Responder

    Erro de torcedor é o caralho cara! Falta é cabeça pra esses guri da base!
    Só te digo uma frase e tu vai entender melhor o que eu quero dizer: BATE PALMA QUE EU SOU FODA CARALHO!

  • Sergio Amarildo 7 de maio de 2015 - 22:09 Responder

    O Luan é um bom jogador. Nada mais do que isso. A torcida exige dele porque tem tido várias oportunidades como titular. E porque não tem outro melhor no momento. Ele oscila momentos muito bons com outros de baixa qualidade. A torcida deve apoia-lo, mas o Grêmio precisa de um jogador titular nessa função mais agudo e que conclua melhor.

  • Paulo Manetti 7 de maio de 2015 - 22:11 Responder

    Não é culpa do Luan, e sim de quem o escala como titular absoluto. Luis Felipe Scolari.

  • Jonatha Zimmer 8 de maio de 2015 - 07:39 Responder

    Alguns equívocos neste texto.

    O Valdívia começou no banco no primeiro Gre-nal, por exemplo e nem por isso ele estava desmotivado ou se sentia triste por isso. Entrou e fez o que tinha que fazer. Em inúmeros outros jogos, Valdívia foi banco ou nem relacionado no co-irmão e nem por isso entrou como mosca-morta no jogo.

    A torcida começou a pear no pé do Luan por ELE morcegar no jogo. Se enrolar, parecer desatento, dar chutes e passes sem vontade. A torcida cobrou, pois ele se mostrou sem vontade e não o contrário.

    O Luan vem sendo titular absoluto desde o começo do Gauchão praticamente, que outra motivação ele precisa?

    Ele só precisa acordar e demonstrar vontade.

  • Polenta 8 de maio de 2015 - 21:26 Responder

    Nunca achei correto ter emprestado nem uma nem duas vezes o Maxi Rodrigues, querendo ou não era uma sombra pro Luan e o Luan pro Maxi, acredito que os dois no clube, de titular não sei pq é com o Felipão, mas no clube seria ótimo.

  • Deixe uma resposta