Maxi tá pronto?

0 Postado por - 18 de novembro de 2013 - Artigos

É muito fácil só assistir aos jogos ou compactos pela TV ou ouvir os 3284212438 de programas esportivos de rádio e sair repetindo por aí que o Maxi deve ser titular. Eu sugiro acreditar na palavra do Renato, que sabe perfeitamente o dia-a-dia do grupo, do que alguns comentaristas que só veem os 90 minutos de jogo.

maxi

Antes de mais nada, eu também gostaria que ele tivesse os 90 minutos pra fazer o que tem feito em 45. Mas, assistindo os jogos na Arena, dá pra ver que ele ainda precisa passar por um processo de ENGORDE. Maxi é refinado, puro REALCE como diria o Snel, mas não tem estrutura muscular pra aguentar o nosso futebol corrido. Reparem no tamanho da panturrilha dele, que exemplifica o que quero dizer. Sem fôlego pra correr mais que 40 minutos, não dá pra ajudar na marcação à saída de bola do adversário, fica complicado de recuperar uma bola perdida. E, no modelo atual de jogo do Grêmio, onde todos ajudam na marcação, isso pesa muito.

Mas não é só a parte física que não dá a titularidade ao Maxi, a tática também. Ontem mesmo, o uruguaio teve baixa participação do jogo sem a bola. Como treinar isso se não tem espaço no calendário? Desde 20 de julho que o Grêmio não tem uma semana pra treinar. São 4 meses sem poder fazer um trabalho técnico e tático mais elaborado. As semanas praticamente se resumiam a jogo->regenerativo->viagem->jogo->viagem->regenerativo->treino leve->jogo.

Da mesma forma que jovens promessas brasileiras precisam de adaptação quando vão para a Europa, o Maxi precisa de tempo pra entrar NOS TRINQUES pro nosso futebol. O bom disso é que o processo está evoluindo a olhos vistos, basta lembrar dos 2 jogos em que ele foi titular, Cruzeiro (14/8) e Criciúma (9/10). No primeiro, lembro perfeitamente que boa parte dos que o pedem de titular hoje quase queimou o guri.

Ou seja, não dá pra pular etapas. Daqui a pouco o Maxi deve ganhar a titulariedade, mas acho que só no decorrer de 2014 que ele vai estar realmente pronto.

Comparilhe isso:

32 + comentários

  • Renato 18 de novembro de 2013 - 12:51 Responder

    Na boa, depois desse post sem fundamento, eu parei de ler esse blog. Tu só pode ser colorado ou não entende absolutamente NADA de futebol. O certo é continuar apostando em Zé Roberto, Elano, Kléber, Barcos, Paulinho e Mamute.

  • Jonas Silveira 18 de novembro de 2013 - 13:22 Responder

    Quantos jogadores o Grêmio precisa ter em campo marcando? Todos? Não pode ter um jogador voltado apenas para fazer jogadas ofensivas? Já não basta ter Barcos e Kléber praticamente só marcando em campo?

    Acho que Maxi deveria ser aproveitado nos noventa minutos, sem que se exija o que ele não pode dar ainda. É melhor pro Grêmio que ele esteja o tempo todo em campo, pois ele pode decidir o jogo de vários modos diferentes.

    Jogamos com um lateral marcador na direita e três volantes, isso quando não entra mais um zagueiro. É o suficiente pra marcar.

    Sobre o jogo sem a bola, por mais imporante que seja, não bate o jogo com a bola. Maxi é o único que finaliza de fora da área, dribla, carrega a bola, dá assistências… O resto do time inteiro não consegue fazer o que el tem feito sozinho.

  • Fabiano 18 de novembro de 2013 - 13:25 Responder

    Se o esquema não acabar com seu promissor futebol Maxi Rodrigues talvez seja um alento e a indicação de uma luz no fim do túnel se é que para o Grêmio ainda existe um túnel.
    Uma ilha de bom futebol em meio ao mar de mediocridade do elenco gremista.

  • Cruyff 18 de novembro de 2013 - 13:32 Responder

    Também concordo que ele não esta totalmente pronto ( pelo menos na parte física), mas não o colocar como o Renato já fez inúmeras vezes coloca-lo aos 30 do segundo tempo é uma burrice sem tamanho!!

    Já é para entrar no segundo tempo com ele em campo!! Tira o Riveros ou o intocável Barcos e relaciona o guri.
    Acho que Vargas e Maxi nunca jogaram juntos, no máximo algumas minutos… acho que teria tudo pra dar certo… pena que agora seja um pouco tarde…

  • Felix Nunez 18 de novembro de 2013 - 13:39 Responder

    Concordo plenamente Minwer. E vou além: qual foi o ultimo meia (seja ele o legítimo meia de origem ou algum forjado) que não foi queimado (seja pela torcida, seja pela imprensa, seja pela Pqp) nos últimos anos no Grêmio? Diego Souza, Tcheco, Carlos Eduardo, Douglas…
    Alías acho Maxi parecido com Douglas no sentido de marcação. Perde a bola e não volta. Douglas foi execrado quando fazia isso e tinha que Renato intervir para protegê-lo. Maxi no início do ano quase foi queimado também…E como nosso time anda extremamente carente nesta função, agora colocam Maxi como o salvador.
    Reitero que o acho um BAITA MEIA, assim como o Wendell um BAITA LATERAL, mas pera lá, vamos com calma. Se MAXI tivesse queimado algumas etapas e jogado várias partidas de titular, aposto que muitos estariam o comparando com Douglas, um morto em campo que não marca e a por aí vai.
    Se continuar assim, ano que vem aposto minhas fichas neste guri e no Wendell!

    Abraços

  • Mano 18 de novembro de 2013 - 14:12 Responder

    Sabe quando MAXi estará pronto? Quando sair do grêmio e for brilhar na Europa, aí quero ler posts de vcs se lamentando.

    Tá pronto o Barcos que marca o campo todo, nosso melhor zagueiro em bolas paradas, que quando ataca não consegue dar 3 passos depois de defender? O esquema do Renato destruiu um cara com vocação pra artilheiro.

    E se continuar pensando assim, vai destruir um talento que ainda nem se confirmou.

    Ridícula essa forma do renato pensar, nivelar por baixo todo o time.

  • Binho Staudt 18 de novembro de 2013 - 14:26 Responder

    O fato dele estar colocando ele como opção já um ponto muito positivo, pois botava o Paulinho e não botava ele. O que passa na cabeça do treinador, eu não sei, mas tem peças no banco que são melhores que alguns titulares e não tem as oportunidades. Jogo inteiro ? talvez, mas 20, 30 ou 40 minutos ele pode dar para o Maxi entre outros….

  • Fernando Brandão 18 de novembro de 2013 - 14:28 Responder

    O problema não está no Maxi. Nem no Barcos. O problema está em que temos dificuldade (torcida e imprensa) em aceitar que o time deve ser diferente dependendo do objetivo. Para ganhar dos reservas do Fla ou dos titulares do Vasco, na Arena, precisamos de um armador e o centro-avante não deveria precisar marcar.
    Para jogar contra o Cruzeiro em Minas, até o Koff tem que ajudar na marcação.
    Quanto ao Maxi, espero que ele consiga ficar “pronto” para jogar em 2014. Para que não inventem o Douglas de volta. E porque ainda não desisti de ver o Grêmio campeão.

  • Cruyff 18 de novembro de 2013 - 14:32 Responder

    Peço licença para citar um ótimo comentário retirado do blog do grêmio no site da globo:

    Tricolor de Porto Alegre:
    18 novembro, 2013 as 13:34

    DOIS PESOS DUAS MEDIDAS…

    E é por essas e outras que não queria ver Renato como treinador do Grêmio novamente. Prefiria o Murici pagariamos 500 mil a mais em salário em relação ao Renato, nossa divida seria de 66 milhoes ao invés de 60 e provavelmente estariamos disputando ainda com o Cruzeiro o título.
    Ele não coloca o Maxi por medo que o guri faça o que fez contra o flamengo, para que ano que vem tragam o Douglas cachaceiro de volta do Corinthians com a desculpa que não tem jogador com a caracteristica no Grêmio. Sendo que temos 2 meias Jean Dereti e Maxi. Ai ano que vem (mais um ano perdido) vamos ter que engolir os “jogadores de confiança” (bruxos) novamente.

    Não quero renovação do Renato. Não suporto a idéia de ter Douglas de novo no Grêmio.
    Julguem por si mesmo (DIREÇÃO):

    ——–PALAVRAS DO RENATO————————————————

    – O Maxi melhorou, mas precisa melhorar muito mais. No momento em que ele perde a bola, parece que está na praia, no shopping. Ele larga. Tem que esquecer o que ele foi no Uruguai. Acima de tudo, aprender a voltar, fechar espaços e ser competitivo.
    ( http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/11/gremio-lembra-berco-de-francescoli-e-diz-que-maxi-fara-historia-no-clube.html )

    “O lance que ele perdeu a bola [segundo gol do São Paulo, sábado, no Morumbi] foi normal. É assim: ou ele deixa o companheiro na cara do gol, ou arma o contra-ataque. Ele não precisa marcar, só cercar o volante adversário. Quem marca é cabeça de área, lateral ou zagueiro. Não adianta colocar um craque para marcar. Se ele se desgastar corrento para trás, eu o perco ali na frente. Ele tentou fazer a coisa certa. O Rochemback tinha visto o Lins, iria lançar e deixar na cara do gol. Mas erramos, demos azar, e tomamos o gol”, explicou Renato Gaúcho.
    ( http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2011/06/14/renato-gaucho-defende-atuacoes-e-conduta-de-douglas-no-gremio.jhtm )

    ————————————————————————–

    Ainda restam Mano Menezes (provavelmente Corinthinas) e o colorado Tite, são melhores que o Renato.
    E ai direção 2014 mais um ano perdido

  • Mano 18 de novembro de 2013 - 14:36 Responder

    PERFEITO cruyff, eu tb tomei a liberdade de uma pesquisinha no histórico do blog. É incrível como a gente acha coisas interessantes, como os colaboradores do blog defendendo coisas que agora não defendem mais. Até mesmo o Fagner criticando a retranca e falta de ousadia do Mano Menezes nos comentários, quando ainda não escrevia pro blog. Bem interessante. Deve ser o amadurecimento, assim como as convicções do Renato que “amadureceram” tb.

    http://www.gremiolibertador.com/douglas-nao-precisa-marcar/

    http://www.gremiolibertador.com/a-comparacao-entre-treinador-e-auxiliar/

  • Snel 18 de novembro de 2013 - 14:44 Responder

    Panturrilha fina não quer dizer nada, é só olhar os LIXEIRO correndo uma maratona por noite e os GAMBITINHO ali, perninha fininha, coxinha colada… Ao estilo ANDREZINHO.

    E obrigado pela MENÇÃ.

    Abralhos

  • Antonio 18 de novembro de 2013 - 14:56 Responder

    Falou tudo

  • Rafael 18 de novembro de 2013 - 15:31 Responder

    Talvez o Maxi não esteja pronto… para a Europa.
    É só isso que eu consigo pensar quando dizem e repetem exaustivamente que ele não está pronto.
    Em relação a ele não marcar, isso pode muito bem ser resolvido com outros jogadores. Eu mesmo gosto muito da tática da falso camisa 9 e o Maxi se encaixaria perfeitamente nela. De quebra tiraria o Barcos (esse sim precisa marcar mais………gols)

  • Adriano 1903 18 de novembro de 2013 - 16:08 Responder

    Sim, pronto estão o Pirata das DUAS pernas-de-pau e o “gladiador” que só sabe levar cartão e esfregar a bunda nos adversários tentando cavar faltas, estes são os outros 2 volantes do Grêmio. Pronto também está o “treinador”, que acha que sabe tudo, que dando carinho aos jogadores tudo vai bem, esse mesmo treinador que não colocava o Maxi prá jogar nem no segundo tempo, dando prioridades a jogadores inferiores como Mamute e Paulinho. Porque o Douglas Cachaceiro não precisar marcar e o Maxi tem essa obrigação.

    • Minwer 18 de novembro de 2013 - 18:12 Responder

      Maxi: 15 jogos no Brasileiro
      Paulinho: 8 jogos no Brasileiro
      Mamute: 6 jogos no Brasileiro

      Acho (olha bem: ACHO) que o Renato não tá priorizando o Paulinho nem o Mamute em detrimento ao Maxi. Mas isso é opinião minha.

  • Tiago 18 de novembro de 2013 - 16:28 Responder

    Falou exatamente o que penso e defendo, Minwer. O Maxi vem de um time que nem ACADEMIA tinha. Tanto a parte tática quanto técnica dele eram NULAS quando chegou aqui. Técnica ele mostrou que tem de sobra, agora não pode lançar um guri sem preparo físico nem conhecimento tático na fogueira que é a meia cancha do Grêmio. Não sei se vocês lembram, mas a última vez que fizemos isso, foi com o Douglas Costa. O guri foi queimado com a torcida e se bandeou pra Europa, quando podia ser nosso 10 hoje tranquilamente. Além disso, nosso calendário é FRENÉTICO. Deem tempo pro piá se adaptar, adquirir ritmo, fazer uma pré-temporada decente em um time profissional (coisa que o clube uruguaio dele não era, convenhamos), e aí sim ele vai destruir.

  • Adriano 1903 18 de novembro de 2013 - 16:44 Responder

    Reclamam que não tinha semana cheia pra treinar… quando tem, o “treinador” dá 2 dias de folga pro elenco, volta ao trabalho so na quarta-feira…

  • Adriano 1903 18 de novembro de 2013 - 16:44 Responder

    Reclamam que não tinha semana cheia pra treinar… quando tem, o “treinador” dá 2 dias de folga pro elenco, volta ao trabalho so na quarta-feira…

  • Mano 18 de novembro de 2013 - 18:42 Responder

    Minwer, só o número de jogos diz pouco.
    Seria interessante fazer uma média de tempo em campo.
    Porque o Maxi deve ter jogado umas 200 partidas só 15 minutos.

    • Minwer 18 de novembro de 2013 - 19:12 Responder

      ok. Essa pesquisa não é tão rápida. Assim que sobrar um tempo, faço o levantamento te respondo aqui.

  • Felix Nuñez 18 de novembro de 2013 - 20:11 Responder

    Talvez seja por isso que Renato quer preparar mais o Maxi. Quando disse na época que o Douglas nao precisava marcar, torcida e imprensa comeram o figado dele, diziam que Tcheco era um pangaré cansado que só sabia bater bem na bola e por aí vai…
    Se Maxi fosse titular e metesse 2 gols por jogo, mas tomássemos 4 estariam agora dizendo que o piá precisa de uma imersão de Gremio para entender que no nosso time tem que ralar a bunda no chão, deixar sangue…o que quero dizer? que quando perdemos é sempre fácil eleger um culpado. Se tivéssemos perdido mesmo com Maxi contra o Atletico estariam dizendo que a formaçao teria de ser com Ze que é mais experiente e vinha jogando mais…Depois da derrota sempre fica mais fácil ver o que estava errado.
    Deem tempo pro Maxi, pro Renato, enfim pra quem tá trabalhando e se dedicando. Mudar tudo nao vai resolver. Tem muito comentarista de resultado.

  • Fabricio 19 de novembro de 2013 - 00:04 Responder

    Concordo que ele ainda não está pronto para ser titular. É sim, um baita meia e tem um futuro muito promissor. Acho que ele tem que entrar no intervalo dos três jogos que ainda restam, sem exceção. Esteja o time ganhando ou perdendo até mesmo, para já ir preparando-o para a titularidade na temporada que vem.

  • Daniel 19 de novembro de 2013 - 08:33 Responder

    Titular ou não, Maxi não vai mudar o ano do Grêmio, estaremos na Libertadores 2014, na vaga direta ou na pré.

    Mas temos fatos irrefutáveis:

    1. Ninguém (NINGUÉM!) exigiu o Maxi de titular contra o Atlético-PR.

    2. Mas ninguém (NINGUÉM!) – com exceção do Renato – imaginaria que o gringo fosse ficar de fora o jogo inteiro para o Mamute e o Coelho nada fazerem na partida.

    3. Assim ninguém (NINGUÉM!) – com exceção do Renato – cogitaria não colocar o Zé Roberto NAQUELE jogo.

    E prefiro o Maxi panturrilha fina do que o Mamute(lli).

  • Snel 19 de novembro de 2013 - 09:53 Responder

    E mais uma, agora pra QUEBRAR a cabeça:

    Porque, DIABOS, o Renatão isentava o Douglas “Seu Boneco” de marcar, dizendo que era CRAQUE e craque com ele não marca, joga e exige do Maxi, que tem mais bola que o pançudo, que marque?

    Esse time do Grêmio só marca e não marca.

  • Fausto 19 de novembro de 2013 - 10:45 Responder

    Não está de todo errado o Minwer e nem o Renato de querer trabalhar o cara para entrar competitivo no time.

    Porém, há que se tomar um cuidado com três coisas:

    1- Entre um cara meio cru com qualidade e um perna-de-pau pronto, as vezes vale a pena escalar o cara que joga bola!

    2- Uma das coisas que faz o jogador amadurecer e ficar pronto é justamente jogar! Ainda mais que, como foi muito bem lembrado pelo Minwer, no nosso calendário não se tem tempo para treinar! Um exemplo é o Douglas Costa, que saiu do Grêmio sem estar pronto, para ir ser titular do time dele jogando a Champions League.

    3- O Maxi não é o único jogador do elenco que não tá pronto. Um exemplo ainda mais crítico de jogador que precisa ser lapidado é o Lucas Coelho. E, na fatídica semi-final diante do CAP houve sim preferência pelo Coelho em detrimento do Maxi.

  • Dimas de Campos Menezes 19 de novembro de 2013 - 11:51 Responder

    Eu respondo com uma pergunta; Yuri, Lucas e Paulinho, estão mais preparados do que o Maxi? Ele pode não aguentar os 90 minutos, mas tem que ser usado sempre que possível, inclusive, poderia ter sido usado no jogo contra o Atlético lá no Paraná!

  • Cruyff 19 de novembro de 2013 - 14:28 Responder

    Só um detalhe, o Maxi só entrou em campo com pressão… todas as vezes em que entrou o placar estava adverso, ou estávamos perdendo fora de casa, ou o placar estava 0 a 0 em casa, com exceção do jogo contra o Naútico fora de casa em que ele entrou e o Grêmio estava ganhando.

    Exemplos:
    – Estávamos perdendo de 1 a 0 pelo campeonato brasileiro, fora de casa, contra o Atlético Paranaense, ele entrou aos 30 e poucos do segundo tempo e deu o passe para o gol do Barcos.

    -0 a 0 em casa contra o Corinthians, entrou novamente no final do jogo e deu outro passe para o Barcos fazer seu gol.

    -0 a 0 contra o Criciuma, entrou novamente no segundo tempo, e fez um golaço

    -último jogo, não preciso falar nada.

    Resumindo:
    O cara só entrou em furada, na pressão total, outro fato interessante, em 2 ou 3 jogos em que ele foi chamado para entrar o Grêmio ia lá e tomava o gol… isso só mostra que o Renato demorava demais pra mexer no time.

    Bom, como eu já disse e volto a repetir o cara só entrou na pressão…. tendo que resolver o jogo, e o pior em 10 , 20 ou 30 minutos, no máximo!!! Penso que a única coisa que pode o impedir de começar jogando seria a parte física, mas pensando melhor… em reta final de campeonato, onde todos jogadores estão cansados, ele não iria sentir tanto….

    Maxi + Vargas JÁ.

    Ahh e detalhe…. eu sou um baita crítico do Barcos… mas quando ele recebe a bola no pé, ele mata…, o problema é que ele não tem um cara como o Maxi no time.

  • Gilmar 19 de novembro de 2013 - 15:51 Responder

    Sou mais Maxi Panturrilha-Fina!

    Não consigo entender porque tem gente que só gosta de jogador bronco trombador, que só sabe jogar a bola na linha de fundo e dar um corridão atrás, seguido de um cruzamento tosco pra ver no que dá. E dá-lhe treinamento físico!

    Ah é, o Maxi não é do Machado ou do veloz…

  • JCBaldi 19 de novembro de 2013 - 18:21 Responder

    O Renato é um tremendo incoerente. O Douglas nunca precisou marcar, o Maxi precisa.
    O Maxi não está pronto, mas ele colocava o Leandro para jogar dizendo que era uma joia rara que estava lapidando (JOGANDO).
    Na verdade, ele tem medo que o Maxi arme o contra ataque e a barca afunde. Mas com os outros 9 marcando esse esquema não funciona? Que esqueminha, então.

    Para 2014, Gilmar Dal Pozzo. Obrigado pela LA, mas, tchau, Renato.
    Não dá para parir uma bigorna em todos os jogos.Cansei.Se o ataque for Kleber e Barcos em 2014 vou sofrer vendo sentado no sofá.

    Mandem embora Barcos, Kleber, Pará, Adriano e Moreno (que vai voltar). Vendam, emprestem ou DEEM.
    Como tem que baixar folha, Elano e Zé também podem ir.

  • Luiz Martini 19 de novembro de 2013 - 20:47 Responder

    Quando leio posts como esse, eu brinco sempre que a sorte do Pelé foi não ter surgido no Grêmio.
    Caso contrário estaria até hoje, aos 70 anos, esperando “estar pronto” no banco.

  • JCBaldi 20 de novembro de 2013 - 08:43 Responder

    Exatamente, Luiz Martini.
    Pelé estaria no banco, entrando aos poucos e sendo fritado pela corneta da torcida, que só gosta de argentinos e vaia os guris da base.

    A propósito, para os defensores do futebol tosco do Barcos: Vargas fez gol ontem, de fora da área. Não é preciso estar dentro da área para marcar, que é a desculpa que mais gostam para defender o argentino.

  • JCBaldi 20 de novembro de 2013 - 08:45 Responder

    Aliás, sobre estar pronto, Barcos e Kléber estão?

  • Deixe uma resposta