Meros figurantes

1 Postado por - 9 de maio de 2015 - Artigos

Se buscarem o meu histórico de postagens vão ver que sempre estive otimista no início dos Brasileirões. Sempre achei um jeito de desmerecer os adversários e de buscar argumentos para dizer que daria para sonhar com o título. Pois é, esse ano não vai rolar meu otimismo. Não tem jeito. Não me assusto com fantasma de rebaixamento, mas não consigo vislumbrar nada melhor do que uma posição intermediária, alternando posições entre a primeira e a segunda página da tabela.  Seremos coadjuvantes, uma espécie de Lotus, Toro Roso ou Sauber. Aquela atriz global que todo mundo conhece mas que só faz papel de empregada doméstica, ou aquele ator que alterna entre papéis de porteiro e ladrão.

É isto, e não existe a possibilidade do “ao menos que”.  Estamos entrando num campeonato de regularidade com adversários organizados, com equipes montadas. Teremos talvez um dos melhores campeonatos da era dos pontos corridos, e seremos meros espectadores. O “ao menos que”, se viesse, e viesse muito bem nos colocaria, no máximo, na condição de acharmos que estamos brigando por uma vaga na Libertadores. Nada mais do que isto.

Nos tornamos medíocres, semelhantes àquelas equipes de Fórmula 1 que comemoram conquista de pontos, comemoram terminar a corrida. Há 5 anos somos saco de pancada do nosso rival. Goleamos eles no ano passado? Sim, na verdade devolvemos uma goleada. E foi a nossa maior glória de 2014, talvez a desta década.

Enfim, muitas mudanças são necessárias, mudanças profundas, que não se realizam em um ou dois anos.

Oremos.

Comparilhe isso:

9 + comentários

  • Mano 9 de maio de 2015 - 17:37 Responder

    Eu iria além. começamos como coadjuvantes, mas temos que ter muito, mas muito cuidado para não nos tornarmos antagonistas. Da pra contar fácil 8 times que são notoriamente superiores ao grêmio.
    Nossa briga vai ser com aquele grupo que passa o campeonato inteiro embolado até o 18º lugar.
    se não acreditam no fantasma do rebaixamento, é bom começar a tirar as almas penadas que fardam a tricolor.

  • Sergio Amarildo 9 de maio de 2015 - 23:03 Responder

    É muito difícil projetar desempenhos futuros no futebol. Apesar disso, arrisco fazer algumas conjecturas sobre o Grêmio no brasileirão 2015. Concordo que a tendência maior é o Grêmio ser coadjuvante. Lutar contra o rebaixamento não é uma situação distante. Felipão, seu grupo, a direção, devem ficar atentos para qualquer risco que surja já no começo do campeonato. Brigar pela Libertadores é um cenário que não ficaria longe se fossem contratados um lateral e um atacante goleador, pelo menos. Não tem como ser otimista considerando o momento que o Clube passa. Os jogadores jovens da base poderão render bem junto com os mais experientes. Esse potencial dos jovens da base pode ser um diferencial favorável ao Grêmio. Wallace, Linconl, Mamute, Junior, Araújo, Everton, Luan e outros poderão crescer muito em um campeonato longo, somado a contratações pontuais, poderão surtir bons resultados. Torceremos por isso.

  • celso 10 de maio de 2015 - 09:58 Responder

    Podemos contratar um time inteiro, e se der certo, vai adquirir entrosamento lá pela 15@ rodada, tarde demais para qualquer possibilidade de título ou vaga para a LA. É a imprevidência que ano após ano, nos torna uma equipe mediana, apenas isso. E aí, por não ganharmos nada mais uma vez, no início de 2016,” apaga-se a pedra” e começa tudo de novo.

  • Eduardo Schwede 10 de maio de 2015 - 15:21 Responder

    Só acho que o objetivo principal desse ano dever ser conseguir segurar os jogadores com potencial futuro (de futebol e mercado). Temos que segurar nossas principais peças como Wallace, Grohe, Linconl, Luan (a maioria quer sua cabeça, eu não), pois em épocas de crise como vivemos não se aproveita devidamente a base e se vende a preço de banana, sem falar na possível quebra do entrosamento já construído.

    Sobre o que será o Brasileirão: SERÁ LONGO, MUUUUITO LONGO!!!

    Repito e ratifico: Nesse momento, mais importante que trazer, é não deixar sair!

  • Sergio Amarildo 10 de maio de 2015 - 15:39 Responder

    Depois do empate com a Ponte Preta mudo de ideia, lutaremos para nao cair. Nada mais!

  • Sergio Amarildo 10 de maio de 2015 - 15:44 Responder

    Depois do jogo de hoje com a Ponte Preta mudo de opinião, lutaremos para não cair. Nada mais!

  • Vinícius 10 de maio de 2015 - 18:00 Responder

    Há anos que muitas mudanças são necessárias, mudanças profundas, que não se realizam em um ou dois anos. Sinceramente, não vejo um grande futuro para o Grêmio.

  • Matheus Lucchese Mendes 11 de maio de 2015 - 04:06 Responder

    Finalmente vamos ser campeões então.

    • Ota 11 de maio de 2015 - 07:45 Responder

      Só resta pensar isso pra ter algum otimismo…

    Deixe uma resposta